(IFBA) Em 1530, o governo português decide iniciar o processo de colonização das terras encontradas pela expedição de Pedro Álvares Cabral 30 anos antes, motivado, entre outras coisas, pela:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.05 Editorial
Texto base: Leia o texto. Editorial: Populismo penal Existem muitas formas de encarar a proposta de reduzir de 18 para 16 anos a maioridade penal no Brasil – e nenhuma delas oferece perspectivas positivas. Mesmo numa abordagem bastante complacente, em que seria vista pelos efeitos que possa ter na segurança pública, a medida não se justifica. Estima-se, por exemplo, que menos de 1% dos homicídios no país sejam cometidos por adolescentes de 16 e 17 anos – cerca de 500 num universo que supera os 55 mil assassinatos anuais. Ou seja, ainda que a nova diretriz reduzisse a zero as taxas de delinquência juvenil, os ganhos seriam mínimos. [...] Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2015/04/1612397-editorial-populismo-penal.shtml>. Acesso em: 05 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
O editorial é um gênero textual presente em veículos de comunicação, como jornais e revistas.
Como se percebe no fragmento, esse texto apresenta como principal característica a
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Mais de 100 mil mortos pelo novo coronavírus no Brasil. Somos o segundo país do mundo com maior número de casos e mortes. Seguimos há mais de 80 dias sem um titular no Ministério da Saúde. O governo federal não demonstra nenhuma sinalização de que está em busca de alguém para ocupar o cargo. Apenas um terço da verba destinada para o combate à pandemia foi utilizado, segundo aponta auditoria do Tribunal de Contas da União.
Qual a mensagem que o Governo de Jair Bolsonaro quer passar com isso? Como nós, brasileiros devemos nos sentir com tamanha falta de cuidado? “Vamos tocar a vida”, declarou o presidente diante do número de mortes.
Nós da Catraca Livre não vamos apenas “tocar a vida” como se esse quadro fosse normal. Nosso compromisso em informar e levar as orientações de cuidado para que você, leitor, possa cumprir com a sua parte de cidadão em meio à pandemia, se reforça a cada dia.
Deixamos aqui nossa solidariedade a cada brasileiro que perdeu um ente querido em meio à pandemia do novo coronavírus.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 22 ago. 2020.
O texto apresenta uma reflexão crítica sobre a situação do Brasil em relação à pandemia. Para evidenciar um posicionamento crítico diante da situação apresentada, o escritor fez uso de
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Para transmitir energia elétrica produzida nas usinas, são utilizadas grandes torres de transmissão como as mostradas na figura.
Admita que um cabo elétrico suspenso entre duas torres de mesma altura h = 0,3 km, situadas à distância d (veja figura), assume a forma de uma parábola de equação
No sistema de coordenadas cartesianas XOY, o eixo OY passa pelo ponto mais baixo do cabo (0,25 km acima do nível normal da água), e o eixo OX passa pelas duas torres, no nível normal da água do rio. Nessas condições, a distância indicada por d, em quilômetros, é
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UDESC) Na figura abaixo, as esferas m2 e m3 estão inicialmente em repouso, enquanto a esfera m1 aproxima-se, pela esquerda, com velocidade constante v1. Após sofrer uma colisão perfeitamente elástica com m2; m1 fica em repouso e m2 segue em movimento em direção a m3. A colisão entre m2 e m3 é perfeitamente inelástica.
Assinale a alternativa que representa a razão entre a velocidade de m3, após esta colisão, e a velocidade inicial de m1.
- Matemática
Em uma atividade com sua turma, um professor utilizou 64 cartões, cada um com dois algarismos x e y iguais ou distintos, pertencentes ao conjunto A imagem abaixo representa um tipo desse cartão.
Um aluno escolheu um único cartão e efetuou as seguintes operações em sequência:
I. multiplicou um dos algarismos do cartão escolhido por 5 ;
II. acrescentou 3 unidades ao produto obtido em I;
III. multiplicou o total obtido em II por 2;
IV. somou o consecutivo do outro algarismo do cartão ao resultado obtido em III.
Ao final dessas operações, obteve-se no sistema decimal o número 73.O cartão que o aluno pegou contém os algarismos cuja soma x+y é: