O gene da calcitonina codifica tanto o hormônio calcitonina quanto o peptídeo relacionado ao gene calcitonina (CGRP). O CGRP atua como neurotransmissor em tecidos do sistema nervoso, enquanto a calcitonina regula os níveis de cálcio e fosfato sanguíneos por ação sobre os ossos. A partir do processamento do transcrito primário do gene da calcitonina, dois mensageiros maduros que se diferem pela presença de um exon são formados, a partir dos quais serão produzidos a calcitonina e o CGRP.
Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa correta.
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A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente:
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A primeira explosão de uma bomba atômica na história da humanidade aconteceu no dia 6 de agosto de 1945. Ela continha 50kg de urânio 235, com potencial destrutivo equivalente a 15 mil toneladas de TNT e foi lançada sobre o centro da cidade de Hiroshima, às 8h15min da manhã, horário local, causando a morte de mais de 140 mil pessoas. Nagasaki foi atingida três dias depois. Inicialmente, o plano do exército americano era jogar a bomba sobre Kokura. Mas o tempo nublado impediu que o piloto visualizasse a cidade, e decidiu-se pela segunda opção. A bomba, agora de plutônio 239, apresentava um potencial destrutivo equivalente a 22 mil toneladas de TNT. Cerca de 70 mil pessoas morreram.
Pouco depois de a bomba atômica ser lançada sobre o Japão, cientistas inventaram outra arma, ainda mais poderosa: a bomba de hidrogênio. Em 1957, a bomba H explodia no atol de Bikini, no Oceano Pacífico. Tinha um poder de destruição cinco vezes maior do que todas as bombas convencionais detonadas durante a Segunda Guerra Mundial.
Prevendo a corrida armamentista, Albert Einstein declarou em 1945: “O poder incontrolado do átomo mudou tudo, exceto nossa forma de pensar e, por isso, caminhamos para uma catástrofe sem paralelo”.
Disponível em: http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/as-bombas-atomicas-lancadas-sobre-o-japao.html<http://www.nippo.com.br/4.hiroshima/>. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki>. Acesso em: 2 set. 15.
Em relação à temática e às informações apresentadas no texto, assinale a alternativa correta.
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Helena queria muito um certo vestido, entretanto não tinha o dinheiro necessário para comprá-lo. Assim, pediu ao pai a quantia para comprar o vestido. O pai, ao invés de dar o dinheiro, lançou uma proposta. Se Helena acertasse a pergunta, o pai daria a quantia. Caso contrário, Helena ficaria sem o vestido. A pergunta feita pelo pai é a seguinte: “Se pegarmos o número cujo sucessor do dobro é 23, somarmos a ele o número 1 e, multiplicarmos o resultado obtido; qual será o valor final?”. A resposta dada por Helena para que ela consiga comprar o vestido é:
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Leia a reportagem e responda à questão. 08/04/2008 - 13h40
ROBÔS DEVEM FAZER O TRABALHO DE 3,5 MI DE PESSOAS ATÉ 2025 NO JAPÃO
da Reuters, em Tóquio Os robôs podem ocupar os postos de trabalho de 3,5 milhões de pessoas no Japão até 2025, afirmou o grupo de especialistas Machine Industry Memorial Foundation. A taxa atual de fertilidade no Japão está abaixo do nível necessário para manter a população. O governo calcula que, até 2025, cerca de 40% da população terá mais de 65 anos, levantando a questão de como o país fará para tomar conta de seus numerosos idosos. Segundo estimativas do governo, até 2030 o país terá menos pessoas para trabalhar conforme cresce o número de idosos. Isso gera temores sobre a mão de obra num país que não está acostumado nem se mostra disposto a aceitar a imigração em grande escala. Em vez de cada robô substituir uma pessoa, especialistas sugerem que as máquinas podem ajudar as pessoas terem tempo para se focarem em coisas mais importantes. (...) Substituição De acordo com os pesquisadores, pessoas que cuidam de idosos ou crianças poderiam economizar uma hora por dia, caso máquinas ajudassem a olhar os pequenos ou fizessem serviços domésticos. Os robôs poderiam ser utilizados para ler livros em voz alta ou ajudar no banho. "Os robôs são importantes porque podem ajudar de alguma forma a aliviar a falta de mão-de-obra", disse Takao Kobayashi, que trabalhou no estudo. Kobayashi afirma que mudanças terão de ser feitas para que os robôs criem impacto sobre a força de trabalho. "Há os altos preços, as funções dos robôs que ainda precisam melhorar, e há também a mentalidade das pessoas", diz o pesquisador. "As pessoas precisam ter o desejo de usar os robôs", diz ele.
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u390097.shtml> Acesso em 12/11/2008
Os robôs podem substituir o trabalho das pessoas.
a) Que problema japonês pode ser resolvido com o uso dos robôs?
b) Em outros lugares do mundo, os robôs também são usados para substituir o trabalho das pessoas. Cite duas consequências do uso de robôs para o trabalho.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(ESC. NAVAL) Observe a figura a seguir.
A figura acima mostra uma região de vácuo onde uma partícula puntiforme, de carga elétrica positiva q1 e massa m está sendo lançada com velocidade Vo em sentido ao centro de um núcleo atômico fixo de carga q2. Sendo Ko a constante eletrostática no vácuo e sabendo que a partícula q1 está muito longe do núcleo, qual será a distância mínima de aproximação, x entre as cargas?