Conforme dados divulgados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Belo Horizonte tinha, em agosto de 2014, pouco mais de 1,62 milhão de veículos, número que cresceu 120% desde agosto de 2002. Com base nesses dados, se N era o número de carros em Belo Horizonte em agosto de 2002, expresso em milhares de unidades, é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
MATERIAL
- Giz de cera colorido
- Tesoura sem ponta
- Papel branco (ofício ou canson)
- Algodão
- Cotonete
PROCEDIMENTOS
O professor vai falar sobre luz e sombra com as crianças.
A luz e sombra são elementos fundamentais da linguagem visual.
Todo objeto não transparente exposto à luz determina uma sombra.
A luz pode ser natural ou artificial:
- Luz natural: é quando o objeto recebe luz do sol.
- Luz artificial: é quando o objeto recebe luz de maneira artificial (lâmpada, vela, etc)
- Disponível: <http://douglasdim.blogspot.com/2011/09/luz-e-sombra.html>
- Falar com as crianças que existem vários tipos de trabalhar com luz e sombra nos desenhos.
- Disponível: <http://www.lsdores.com.br/portalnied/turma_171_artes_arquivos/apostila_artes_7ano.pdf>
- Nesta atividade as crianças vão trabalhar com a técnica do esfumaço utilizando o giz de cera.
- Formar grupos de 04 crianças
- Forrar as mesas com o jornal
- Instruir as crianças para raspar com a tesoura as pontas dos lápis de giz de cera, deixando o pó bem firme.
- Reservar.
- Pedir as crianças para raspar várias cores de lápis
- Colocar a cor do pó que quer trabalhar na folha.
- Com o cotonete fazer o desenho com as raspas de lápis.
- Esfregar suavemente as raspas dos lápis com algodão nas laterais, dando sombreamento ao desenho.
- Pode-se obter, com esta técnica, desde um colorido leve até um tom mais forte.
Fonte: <http://carrosseldoaprender.blogspot.com/2014/01/desenho-esfumacado.html>
- Ciências - Fundamental | 03.1. Fotossíntese
Analise a imagem a seguir
Disponível em: http://goo.gl/wI2uL1. Acesso em: 15 abr. 2015.Adaptado.
- O que você entende por fotossíntese?
- Quais as substâncias naturais que a planta retira do solo para realizar a fotossíntese?
- A glicose, que é o açúcar produzido pela planta na fotossíntese, é natural ou artificial? Explique.
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
Em relação à parede celular dos vegetais, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) A parede celular vegetal é composta por uma mistura de polissacarídeos, proteínas, compostos fenólicos e sais minerais.
( ) Graças à permanência da parede celular, mesmo após a morte das células vegetais, Robert Hooke pôde observar células nas finas camadas de cortiça que examinou ao microscópio, ainda no século XVII.
( ) Uma das características principais da célula vegetal é a presença de uma resistente parede celular, que se localiza internamente à membrana.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
NO RECREIO DE SUA ESCOLA, CARLOS E SEUS AMIGOS ESTAVAM JOGANDO FUTEBOL. CARLOS FEZ 3 GOLS E RENATO FEZ 5 GOLS A MAIS DO QUE CARLOS. QUANTOS GOLS RENATO FEZ?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
TEXTO I
O aumento de casos suspeitos de febre amarela em Minas pode estar relacionado à tragédia de Mariana, em 2015, segundo a bióloga da Fiocruz Márcia Chame. A hipótese tem como ponto de partida a localização das cidades mineiras que identificaram até o momento casos de pacientes com sintomas da doença. Grande parte está na região próxima do Rio Doce, afetado pelo rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015.
FORMENTI, L. Para bióloga, surto de febre amarela pode ter relação com tragédia de Mariana. O Estado de São Paulo, 14 jan. 2017.
TEXTO II
Por outro lado, Servio Ribeiro considera remota a possibilidade de influência da tragédia de Mariana (MG) neste surto de febre amarela em Minas Gerais. “A febre amarela é uma doença de interior de floresta. O mosquito que a transmite põe ovos em cavidades de árvores e em bromélias. É um mosquito da estrutura da floresta. Ele não se relaciona muito com grandes corpos-d’água e com rios. As cidades afetadas pela doença estão em uma região onde os rejeitos não chegaram com força para derrubar a floresta”, diz o biólogo.
RODRIGUES, L. Especialistas investigam relação entre febre amarela e degradação ambiental. Agência Brasil, 25 jan. 2017.
Sobre a tragédia de Mariana, os textos apresentam divergência quanto ao(à)