Na imagem da etiqueta, informa-se o valor a ser pago por 0,256 kg de peito de peru
O valor, em reais, de um quilograma desse produto é igual a:
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UNIOESTE) O ácido hipúrico, cuja fórmula estrutural está representada abaixo, é um bioindicador da exposição do trabalhador ao tolueno - um solvente aromático muito utilizado em tintas e colas. A biossíntese do ácido hipúrico no organismo ocorre pela reação do tolueno com o aminoácido glicina e, no laboratório, ele pode ser obtido pela reação do cloreto de benzoíla com a glicina em meio alcalino.
Na estrutura do ácido hipúrico, além do grupo ácido carboxílico, pode-se identificar a função oxigenada
- Matemática | 8.2 Permutação
Uma menina brinca com dez cartas de baralho. As cartas que ela utiliza são de dois naipes, ouros e paus, havendo quatro pares de cartas de números iguais e de naipes diferentes, além de duas cartas curinga iguais.
A menina decidiu dispor as dez cartas lado a lado, sobre uma mesa, criando uma fileira única de cartas. Sabe-se que estas se distinguem pelo conjunto de símbolos impresso em cada uma delas.
A quantidade de fileiras distintas que a menina pode formar de modo que duas cartas de mesmo número fiquem sempre adjacentes é
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
HTT
- Antes de iniciar o aquecimento com os alunos, prepare-se consultando os links indicados
abaixo para organizar o seu trabalho e saber mais. Comece a sequência com uma conversa
sobre as tecnologias digitais e os recursos que elas proporcionam, quando pensamos em
produção de imagem. Comente sobre as ferramentas, recursos e meios tecnológicos que
fazem parte do cotidiano dos alunos, como fotos e vídeos produzidos por meio de celulares,
imagens veiculadas por meio das redes sociais, etc.
Disponível: Link do livro digitalizado: Máquina e imaginário – O desafio das Poéticas
Tecnológicas, Por Arlindo Machado.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br - definição de Surrealismo
http://obviousmag.org/archives/2010/11/colagens_de_marek_haiduk.html
https://www.flickr.com/photos/12392884@N00/
https://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/
-O professor vai fazer as seguintes perguntas para a turma:
. Na maioria das vezes, porque tiramos fotos com os telefones celulares?
. Fotos tiradas por celular têm a mesma intenção das fotos tirada por uma câmera digital?
. Alguém já editou uma foto no computador?
. É possível pensar em produzir uma foto artística utilizando o celular ou a câmera digital?
. Como?
- Depois dessa conversa, apresente para turma as produções dos artistas Marek Haiduk e
Joseba Elorza.
Disponível: http://www.flickr.com/photos/12392884@N00/ - Marek Haiduck http://bronx1985.wordpress.com/2010/11/09/a-arte-delicada-e-surreal-de-miraruido/ - Joseba Elorza
- Comente o processo de construção das imagens por esses artistas, a partir de fotografias e
gravuras prontas. Por meio de montagem em computador, criam um mundo imaginário,
inventando paisagens, situações e cenários inusitados.
- Reflita com eles sobre as diferenças que poderão existir entre uma fotografia e uma
fotomontagem.
- Perguntas que poderão ser interessantes:
. Essas fotomontagens nos contam alguma história?
. Se compararmos as fotomontagens desses artistas com as fotos que estamos acostumados a
tirar, encontraremos narrativas distintas? Por quê?
- Finalize a conversa apresentando para os alunos os conceitos sobre o mundo imaginário
constituído pelo movimento surrealista.
Disponível: http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_M_TnM8UQNwC&oi=fnd&pg=PA9&dq=novas+tecnologias+na+arte&ots=rydbasCn06&sig=w4i-D3nHUEp4MKLhv_jrKLO98bc#v=onepage&q=novas%20tecnologias%20na%20arte&f=false
- Para ilustrar a sua apresentação, você poderá recorrer às próprias imagens das produções de
Marek Haiduk e Joseba Elorza, assim como aos trabalhos de artistas como Max Ernest, René
Magritte e Man Ray.
- Organize os alunos em pequenos grupos.
- Distribua revistas e jornais para cada grupo e peça para pesquisarem imagens de modo que,
relacionando-as umas com as outras, possam constituir uma narrativa surreal.
- Com as imagens selecionadas, intervenha junto aos grupos pedindo para que mostrem e
comentem sobre suas escolhas.
- Oriente-os se precisarão tirar fotos das imagens selecionadas para depois descarregá-las no
computador, ou se utilizarão diretamente o scanner.
- Com as imagens já no computador, ajude cada grupo a organizar suas imagens em uma pasta
com as devidas identificações, que poderão ser o título de suas fotomontagens.
- Para essa etapa, é importante considerar o tempo que poderá envolver a produção final da
fotomontagem.
- Caso tenha apenas um computador a ser utilizado em aula, ou então se o equipamento não
for suficiente para manter todos os grupos em suas tarefas, você poderá dar atividades
paralelas como alternativa. Por exemplo, enquanto alguns grupos elaboram suas
fotomontagens, peça para os outros explorarem, com as máquinas e celulares, outras
imagens em busca de novas narrativas.
-A proposta é captar imagens do entorno, de objetos, pessoas, etc. E não mais imagens
prontas e editadas em revistas e jornais.
- Com um programa de edição de imagens, oriente os grupos a editarem as imagens que
selecionaram, explorando recursos como corte, alteração das cores, eliminação de fundos,
transparências, sobreposições, justaposições etc.
- Com as imagens editadas, peça para que façam uma colagem digital, organizando as imagens
de tal forma que resulte numa composição narrativa.
- Caso o programa que tenha disponível dificulte alcançar o resultado esperado, você poderá
então orientar os alunos a primeiro editarem as imagens separadamente, depois imprimi-las
para fazer a composição com tesoura e cola.
- Finalizada a colagem, digitalize o resultado final por meio do scanner e, por fim, caso o grupo
ache necessário, deixe-os reeditarem a imagem novamente.
- Por fim, elabore com eles etiquetas com os títulos dos trabalhos, seus autores e turma.
- Quando todos os grupos tiverem finalizado seus trabalhos, imprima as etiquetas juntamente
com os resultados e exposição-os em um mural, ou qualquer lugar na sala de aula que seja
adequado para se fazer uma apreciação coletiva.
Fonte: https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/para-ensinar/planos-de-aula/colagem-digital/
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(FATEC) Na indústria têxtil, é uma prática comum aplicar goma aos tecidos no início da produção, para torná-los mais resistentes. Esse produto, entretanto, precisa ser removido posteriormente, no processo de desengomagem. Nesse processo, os produtos têxteis são mergulhados em um banho aquoso com uma enzima do grupo das amilases.
Os gráficos nas figuras 1 e 2 representam a eficiência da atividade dessa enzima em diferentes valores de temperatura e pH.Com base nas informações apresentadas, está correto afirmar que, para se obter a máxima eficiência da ação da enzima no processo industrial citado no texto, seria necessário manter o banho aquoso de desengomagem a
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o fragmento abaixo e responda à(s) questão(ões).
No capítulo Raios Penetrantes, Oliver Sacks relembra de um exame de úlcera do estômago que presenciou quando criança.
“Mexendo a pesada pasta branca, meu tio continuou: ‘Usamos sulfato de bário porque os íons de bário são pesados e quase opacos para os raios X’. Esse comentário me intrigou, e eu me perguntei por que não se podiam usar íons mais pesados. Talvez fosse possível fazer um ‘mingau’ de chumbo, mercúrio ou tálio – todos esses elementos tinham íons excepcionalmente pesados, embora, evidentemente, ingeri-los fosse letal. Um mingau de ouro e platina seria divertido, mas caro demais. ‘E que tal mingau de tungstênio?’, sugeri. ‘Os átomos de tungstênio são mais pesados que os do bário, e o tungstênio não é tóxico nem caro.’”
(SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002).
O material usado no exame citado no texto, o sulfato de bário, quando puro, apresenta, aproximadamente, qual % (em massa) de bário?