As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de áçucar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras.
Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Disponível em: https://www.todoestudo.com.br. Acesso em: 21 jul. 2021.
Esse texto é um meme, texto em linguagem verbal e não-verbal que se tornou conhecido em função das redes sociais. Considerando-se o emprego de recursos expressivos, a exploração da palavra “deboísmo” nesse meme é um(a)
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Em certo dia um professor de matemática propõe uma tarefa para seus alunos; estimar a altura do prédio da escola onde estão. Um dos alunos resolveu a tarefa com grande habilidade utilizando uma vareta de madeira com 40 cm de comprimento. Em determinada hora do dia pôs a vareta sob a luz do sol e anotou 10 cm para a sombra da mesma. No mesmo instante mediu a sombra do prédio, encontrando o valor de 4 m.
No dia seguinte ao chegar à sala de aula o aluno responde ao professor que a altura do prédio da escola é de aproximadamente
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Texto base: Texto para a questão. WhatsApp: modo de usar Gregorio Duvivier Peço permissão para me revoltar com um tema aparentemente mais frívolo do que a política nacional, mas não menos urgente: o WhatsApp. Primeiro inventa-se o produto, depois o manual. Quando surgiu a vuvuzela, por exemplo, parecia uma ótima ideia soprar uma corneta pelas ruas. Demoramos algum tempo até entendermos a real utilidade de um invento. No caso da vuvuzela, era nenhuma. Uma pesquisa revelou que o brasileiro passa em média 47 minutos no famigerado Whats. Não adianta procurar essa pesquisa, fui eu mesmo que fiz. Nos meus grupos de Whats. Tem o grupo grande do trabalho que só fala de trabalho. Tem o grupo menor do trabalho que só fala de festa – além de falar mal do grupo grande do trabalho. Tem o grupo da família que só compartilha vídeos de bebês e memes políticos de veracidade duvidosa. O áudio tornou-se um problema do tamanho da vuvuzela. O que era pra ser uma ferramenta excepcional (“tô com as mãos ocupadas, tô dirigindo, tô cozinhando, meus dedos foram decepados”) acabou se tornando um esporte. Todo dia recebo uns 12 áudios de três minutos em que uns dois minutos e meio são de “ééé”, “entãããão”, “só um instante”. E não consigo fazer uma leitura diagonal de um áudio. É preciso ouvir tudo, até o final, pra descobrir que não era nada. “E aí, brother, tudo bem, ééé, entãããão, tô precisando que você, ééé, só um instante, deixa eu só ver aqui um negócio, pronto, éééé, rapidão, pronto, na real não precisa mais não, já resolvi aqui.” Cancela o áudio, brother! É só deslizar o dedo pra esquerda. A vida é muito curta pra perder tempo com áudio errado. Pela mesma razão, não faz sentido falar só “você tá aí?”. Não precisa checar. WhatsApp não é ICQ. Fala logo. Todo grupo de família é uma profusão de “bom dia”. A vida é muito curta pra dar bom dia no WhatsApp. Adaptado de: <www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/
2016/05/1766707-whatsapp-modo-de-usar.shtml>. Acesso em: 4 mar. 2017.
Enunciado:
O trecho que sugere um desabafo do cronista contra o tempo consumido com mensagens inúteis pelo WhatsApp é:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma instituição financeira realizou uma pesquisa a fim de analisar alguns dados sobre concessão de empréstimos por cheque especial. Dos participantes da pesquisa, 40% estão empregados, e o percentual de pessoas que utilizaram cheque especial no último ano foi de 10% entre os que têm emprego e de 20% entre os que estão desempregados.
Do total de participantes da pesquisa, as pessoas que utilizaram cheque especial no último ano representam
- Arte
A obra é uma das grandes realizações da arte renascentista em virtude da combinação de dois elementos formais característicos da pintura do período, que são o(a):