No esquema abaixo, estão representadas as duas etapas finais do processo fermentativo em células musculares quando submetidas a condições de baixa disponibilidade de oxigênio.
O grupo funcional encontrado nos três compostos que participam das etapas representadas é:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A água doce é o bem mais precioso existente no planeta Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver. Mas o desperdício desenfreado aliado à poluição dos mares, rios e nascentes trazem grandes preocupações com o futuro desse bem, que é finito. Além disso, as mudanças climáticas, como a seca prolongada, fazem com que essa preocupação aumente ainda mais. Por isso é preciso que toda a população se conscientize sobre a importância da água e como fazer para evitar seu desperdício.
1. Pensando em seu dia a dia, em que momentos você usa a água?
2. Você tem preocupação com a economia de água na sua casa? Se sim, o que faz para economizá-la?
3. Escreva duas medidas que podem ser tomadas para evitar que esse bem se torne ainda mais raro no planeta.
- Física | F. Circuitos Elétricos
Dentro de uma câmara de vácuo encontra-se um o filamento F aquecido por meio de uma fonte elétrica externa de d.d.p. V1. A radiação emitida por F atinge o eletrodo metálico E1, que passa a emitir elétrons que podem ser coletados no eletrodo E2, acarretando a corrente I medida num amperímetro. Uma segunda fonte externa, de d.d.p. V2, é conectada ao circuito conforme ilustrado na figura. Um obstáculo O impede que E2 receba radiação do filamento F. Analise as seguintes afirmações:
I. A corrente I aumenta sempre que aumenta e tende a um valor assintótico Imax.
II. Toda a radiação que incide em E2 pode causar ejeção de elétrons.
III. Para certo valor V2 < 0, é possível obter uma corrente I invertida em relação ao sentido mostrado na figura.
IV. E possível ter I ≠ 0 para V2 = 0 com I dependente de V1.
Estão corretas
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
Texto 1
Um novo A B C
[1] Aquela velha carta de A B C dava
arrepios. Três faixas verticais borravam a
capa, duras, antipáticas; e, fugindo a elas,
encontrávamos num papel de embrulho o
[5] alfabeto, sílabas, frases soltas e afinal
máximas sisudas.
Suportávamos esses horrores como um
castigo e inutilizávamos as folhas
percorridas, esperando sempre que as
[10] coisas melhorassem. Engano: as letras eram
pequeninas e feias; o exercício da
soletração, cantado, embrutecia a gente; os
provérbios, os graves conselhos morais
ficavam impenetráveis, apesar dos esforços
[15] dos mestres arreliados, dos puxavantes de
orelhas e da palmatória.
“A preguiça é a chave da pobreza”,
afirmava-se ali. Que espécie de chave seria
aquela? Aos seis anos, eu e os meus
[20] companheiros de infelicidade escolar, quase
todos pobres, não conhecíamos a pobreza
pelo nome e tínhamos poucas chaves, de
gavetas, de armários e de portas. Chave de
pobreza para uma criança de seis anos é
[25] terrível.
Nessa medonha carta, que rasgávamos
com prazer, salvam-se algumas linhas.
“Paulina mastigou pimenta.” Bem.
Conhecíamos pimenta e achávamos natural
[30] que a língua de Paulina estivesse ardendo.
Mas que teria acontecido depois? Essa
história contada em três palavras não nos
satisfazia, precisávamos saber mais alguma
coisa a respeito da aventura de Paulina.
[35] O que ofereciam, porém, à nossa
curiosidade infantil eram conceitos idiotas:
“Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.
Ter-te-ão! Esse Terteão para mim era um
homem, e nunca pude compreender o que
[40] ele fazia na última página do odioso folheto.
Éramos realmente uns pirralhos bastante
desgraçados.
Marques Rebelo enviou-me há dias um A
B C novo. Recebendo-o, lembrei-me com
[45] amargura da chave da pobreza e do
Terteão, que ainda circulam no interior.
A capa da brochura que hoje me aparece
tem uns balões — e logo aí o futuro cidadão
aprende algumas letras. Na primeira folha,
[50] em tabuleiros de xadrez de casas brancas e
vermelhas, procurou-se a melhor maneira
de impingir aos inocentes essa coisa
desagradável que é o alfabeto. O resto do
livro encerra pedaços de vida de um casal
[55] de crianças. João e Maria regam flores,
bebem leite, brincam na praia, jogam bola,
passeiam em bicicleta, nadam, apanham
legumes, vão ao Jardim Zoológico.
Tudo isso é dito em poucas palavras,
[60] como na história de Paulina, que mastigava
pimentas na velha carta de A B C. Mas
enquanto ali o caso se narrava com letras
miúdas e safadas, em papel de embrulho,
aqui as brincadeiras e as ocupações das
[65] personagens se contam em bonitas legendas
e principalmente em desenhos cheios de
pormenores que a narração curta não
poderia conter.
(............................................................)
Abril, 1938. (Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma. p.174-175.)
Considerando as expressões Aquela velha carta de A B C (linha 1); (N)essa medonha carta (linha 26); (d)o odioso folheto (linha 40), atente para o que se diz sobre elas.
I. As três expressões formam uma gradação descendente que atenua o grau de negatividade atribuído ao referente.
II. Os adjetivos velha, medonha e odioso é que dão o tom da gradação.
III. A segunda e a terceira expressões recategorizam a primeira, isto é, retomam-na modificando-a e alterando-lhe o sentido.
Está correto o que se afirma em
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Observe a figura a seguir que representa os procedimentos de uma aula prática realizada pelo professor de Matemática com seus alunos.
Marque a afirmativa que possui o propósito dessa aula prática.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto para responder à questão. Que é o átomo? Se você dividir um fio de cobre, desses que servem para as instalações elétricas de sua casa, em partes cada vez menores, obterá, sempre, pedaços de cobre. Até onde obterá cobre? A menor parte de cobre que você pode obter, caso consiga dividir o fio, é chamada de átomo de cobre. O átomo é tão pequeno que você não conseguirá vê-lo. Aristides Pinto Coelho, O que você deve saber sobre a energia nuclear.
Rio de Janeiro: Graphos, 1977, p. 2, adaptado.
Esse trecho se caracteriza como um texto: