A seleção de futebol da França, campeã da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou árabe. Desde 1998, a seleção francesa é conhecida em seu país como equipe “black-blanc-beur” (negra, branca e árabe). Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais é:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 7.4 Medidas de Tempo
Leia a reportagem e responda o que se pede.
RUA DE LAZER E CULTURA EM ALPHAVILLE
Data: 06/09/09 - 14h48 - por: Redação
Sustentabilidade é o tema da quinta edição da Rua de Lazer e Cultura. Um caminhão da Oficina de Desafios, programa de divulgação científica do Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), está entre as atrações. Nele haverá sessões de desafios de ciências. A Rua contará também com atores, adestradores, personagens, contadores de história, brincadeiras, oficinas, música, shows, dança, teatro, espetáculos e esporte.
Disponível em <http://www.revistamundoeco.com.br/mundoeco-rua_de_lazer_e_cultura_em_alphaville.html> Acesso em 10/10/2009 - Adaptação
Paulo e sua família moram a 1 hora do local do evento. Saíram de casa às 9h30min. Eles chegarão a tempo do hasteamento das bandeiras? Explique por quê.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Chuva
Ar quente vai subir
Ar frio vai descer
Vapor que vem do mar
Geleiras vão derreter
O vento vai soprar
Tudo pode acontecer
As nuvens vão se condensar
E, depois, vão dissolver
Porque quando o sol aquece a Terra
Muita água se libera
E a gravidade da atmosfera
Faz pressão que nem panela
[...]
Chuva molha, molha, cai
Chuva chove, chove, sai
Chuva molha, molha, vem
Chuva, chuva
[...]
Oh, Lua, Lua, luar
Me leva contigo pra passear
Jaloo. Internet: www.letras.mus.br (com adaptações).
A partir da música Chuva, de Jaloo, e considerando os múltiplos aspectos por ela suscitados, julgue o seguinte item.
O derretimento das geleiras referido na música é acentuado pela intensificação do efeito estufa.
- Química | 2.7 Equilíbrio
Recentemente, a produção fotocatalítica de hidrogênio vem atraindo atenção devido ao processo que gera um combustível limpo, o qual é utilizado em células a combustível. O processo se baseia na separação da água nos seus componentes, conforme equilíbrio inserido no esquema, utilizando luz solar e um
fotocatalisador (p. ex. NaTaO3:La). O processo é extremamente endotérmico, necessitando 1,23 eV para ocorrer. Num experimento, o processo foi realizado num sistema fechado, como esquematizado ao lado. Considerando essas informações, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas
(F):
( ) A quantidade de fotocatalisador limita a conversão.
( ) O aumento da temperatura irá favorecer a conversão.
( ) A diminuição do volume do sistema irá favorecer a conversão.
( ) É condição necessária para a produção de hidrogênio que o fotocatalisador absorva energia solar superior a 1,23 eV.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima
para baixo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Narizinho Arrebitado
Numa casinha branca, lá no Sítio do Picapau Amarelo, mora uma velha de mais de sessenta anos. Chama-se Dona Benta. Quem passa pela estrada e a vê na varanda, de cestinha de costura ao colo e óculos de ouro na ponta do nariz, segue seu caminho pensando:
- Que tristeza viver assim tão sozinha neste deserto...
Mas engana-se. Dona Benta é a mais feliz das vovós, porque vive em companhia da mais encantadora das netas - Lúcia, a menina do narizinho arrebitado, ou Narizinho como todos dizem. Narizinho tem sete anos, é morena como jambo, gosta muito de pipoca e já sabe fazer uns bolinhos de polvilho bem gostosos.
Na casa ainda existem duas pessoas - tia Nastácia, negra de estimação que carregou Lúcia em pequena, e Emília, uma boneca de pano bastante desajeitada de corpo. Emília foi feita por tia Nastácia, com olhos de retrós preto e sobrancelhas tão lá em cima que é ver uma bruxa. Apesar disso Narizinho gosta muito dela; não almoça nem janta sem a ter ao lado, nem se deita sem primeiro acomodá-la numa redinha entre dois pés de cadeira.
Além da boneca, o outro encanto da menina é o ribeirão que passa pelos fundos do pomar. Suas águas, muito apressadinhas e mexeriqueiras, correm por entre pedras negras de limo, que Lúcia chama as “tias Nastácias do rio”.
Todas as tardes Lúcia toma a boneca e vai passear à beira d’água, onde se senta na raiz dum velho ingazeiro para dar farelo de pão aos lambaris.
Não há peixe do rio que a não conheça; assim que ela aparece, todos acodem numa grande faminteza. Os mais miúdos chegam pertinho; os graúdos parecem que desconfiam da boneca, pois ficam ressabiados, a espiar.
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. Brasiliense, 2003 (Sítio do Pica-pau Amarelo).
Por que Dona Benta não é uma velhinha triste e solitária?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a linguagem utilizada pelos personagens do texto a seguir e resolva as questões
A palavra “dotô”, presente na primeira fala do texto, foi utilizada entre vírgulas. Justifique o uso desse sinal de pontuação.