Se f: R→R é a função definida por f(x) = 2senx +1, então o produto do maior valor pelo menor valor que f assume é igual a:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 06.1. Alimentação de origem animal, vegetal e mineral
Leia as informações a seguir sobre as papinhas para os bebês.
Quando a papinha industrial é vantajosa?
A papinha industrial é vantajosa pela praticidade e rapidez. É bom recorrer a ela somente quando não houver tempo para preparar a refeição com ingredientes naturais, como no caso de passeios ou em viagens longas, já que a papinha caseira pode estragar no caminho por causa da temperatura inadequada. Nos demais casos, é melhor preparar a refeição com alimentos frescos e texturas variadas para estimular o desenvolvimento da mastigação. O que é necessário olhar no rótulo da papinha para saber se o produto é saudável? [...] [...] Para ser saudável, a papinha não deve possuir corantes, conservantes, acréscimo de açúcar e gordura trans. Fique também de olho no sódio, dando preferência aos produtos que contêm a menor quantidade. Existe alguma contraindicação para as frutinhas prontas? As frutinhas prontas são muito pastosas e não favorecem o desenvolvimento da mastigação. [...]
Disponível em: <http://bebe.abril.com.br/materia/papinha-industrializada-os-pros-e-os-contras>. Acesso em: 19 mar. 2014. (Fragmento)
Explique a diferença entre os dois tipos de papinhas destacados no texto.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
O Mosaico Romano
Antes de Roma o mosaico se afirmou no Egito, na Alexandria, no tempo de Silla, na tardia idade republicana.
Para as decorações musivas devemos recordar que Roma podia dispor dos mármores da Grécia e das ilhas, das mármores do Egito e de todos os países da área mediterrânea.
As obras musivas são documentos únicos da realidade, dos costumes e da história. Nos primeiros séculos a.C. os mosaicos policromáticos se desenvolveram muito. Se pode dizer que não existia uma casa nobre onde não existisse pelo menos um: podia se tratar apenas um detalhe ornamental num muro, num pavimento, ou uma inscrição de benvindo para os hóspides sobre uma coluna ou uma parede.
As técnicas eram diversas de acordo com a finalidade da obra: um mosaico de pavimento, por exemplo, exigia uma técnica diferente daquele mural, a partir do momento que se deveria caminhar sobre ele. Os objetos musivos eram variados: haviam motivos mitológicos, históricos e contemporâneos à época como por exemplo alguns mosaicos que se encontram na Piazza Armerina*(Palermo) na Sicília.
Os mosaicos com pastilhas brilhantes, caras para a época bisantina, ressalem ao III século d.C., e mais recentemente foram descobertas figuras cintilantes em ouro na Domus Aurea neroniana em Roma. A arte do mosaico com os romanos havia atingido a perfeição visível nos pavimentos. Os mosaicos antigos, ainda não suficientemente estudados, constituíam uma fonte riquíssima de conhecimento, seja pela pintura da época perdida que pela mitologia.
Com os romanos o mosaico conhece a sua grandeza, sobretudo na época imperial, que coincide com a vasta expansão urbanística e com a construção de grandes edifícios. O mosaico não é mais um imenso tapete, mas faz parte da arquitetura e da decoração do edifício, em modo coerente e unitário.
Cobrindo uma inteira superfície pavimental, é necessário simplificar a técnica e afinar o estilo. É assim, por exemplo, que nascem os mosaicos em branco e preto de Pompéia. Se limita, entre outras coisas, ao uso de um emblema, em favor de motivos geométricos ou florais, que são infinitamente extensíveis. Motivos de tipo funcional ditam a escolha do objeto, que deveria combinar com o edifício ou o quarto: cenas mitológicas para os templos, motivos marítimos para as termas, objetos eróticos para as alcovas.
Perto do fim do império se difunde o mosaico de parede com pastilhas de vidro: nas fontes e nas piscinas a pasta de vidro se adapta bem às superfícies curvas, resiste à umidade e brilha com a água.
Muito luxuosos e caros eram os pavimentos realizados em mármore (sectilia), destinados às residências imperiais e aos mais importantes edifícios públicos, como os palácios imperiais do Palatino em Roma e a Villa Adriana de Tivoli.
Também na arte paleocristiana o emprego do mosaico conheceu um grande sucesso: as principais basílicas de Roma tiveram as suas paredes revestidas de amplos ciclos figurativos de objeto biblíco (como por exemplo, a Igreja de Santa Maria Maggiore).
Na época romana o mosaico foi empregado sempre mais frequentemente para a decoração de pavimentos, também nas habitações privadas. Nas várias províncias sob o domínio romano existiam escolas regionais, caracterizadas por um repertório decorativo e cromático específico: por exemplo na Galiléia se produziam principalmente mosaicos geométricos, enquanto na África setentrional se impuseram os mosaicos figurativos.
Imagens do Mosaico Romano
Na antiguidade, sobretudo na época romana, os mosaicos eram empregados muito frequentemente para a decoração de pavimentos. Os romanos usavam uma base em cal, sobre a qual aplicavam depois as pastilhas de vidro, pedra, cerâmica, mármore ou outros materiais. O mosaico do século III representado ao lado provém de um sito de Ostia, antigo porto romano, e provavelmente representa uma cena de caça.
Detalhe de um mosaico encontrado em uma vila romana; no centro, a cabeça de Baco.
Os jogos circenses eram muito populares na Roma antiga, e previam além dos combates dos gladiadores e outras batalhas navais, as corridas. O mosaico do século III d.C., conservado no Museu Arqueológico de Madrid, mostra a cena de uma corrida, com as charretes puxadas por dois cavalos.
http://houdelier.com/paginas/mosaicoromano.html
Os mosaicos, apesar de já terem sido feitos no Egito antigo, ganha peso na Roma antiga, sendo uma das atrações que compõem as grandiosas construções. Compartilhe com a turma o texto acima e peça aos alunos que pesquisem um pouco mais para aprofundarem o tema, buscando principalmente imagens de mosaicos romanos antigos. Abra uma roda de discussão para compartilharem o material pesquisado.
Comente com os alunos que o mosaico na Idade Média posteriormente atingiu um nível mais elevado quanto à técnica e beleza, sendo o mosaico romano mais simples. Proponha aos alunos que realizem um mosaico romano, um painel grande feito por todos os alunos, esse painel poderá ser dividido para que todos os alunos participem.
A escolha do material poderá ser feita de acordo com o que existe disponível na escola, como muitas vezes há sobras de emborrachado de outros trabalhos, ou pedaços de papel cartão, os materiais podem ser misturados também, desde que eles se combinem no resultado final. A escolha do tema deve girar em torno de algo simples, como por exemplo, uma cena de fundo do mar. Para suporte pode ser usado um papelão bem grande. Auxilie a turma na organização do trabalho e ao final exponha-o em um lugar da escola onde todos possam apreciá-lo.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(CPS) Leia o poema a seguir.
Pneumotórax
Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
- Diga trinta e três.
- Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
- Respire.
- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
- Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
- Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Manuel Bandeira
Nesse poema, Manuel Bandeira retrata a própria realidade por sofrer de uma grave enfermidade, adquirida no final da sua adolescência. Por ser uma doença contagiosa, que na época era incurável, o poeta foi obrigado a abandonar os estudos e cuidar da saúde por anos a fio, vivendo isolado, por um determinado período de tempo. Pode-se concluir que a doença retratada, no poema Pneumotórax, é conhecida como
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: Observe a tira.
BROWNE, Chris. Hagar Disponível em: <:www.seduc.pi.gov.br/arquivos/513355426.um_genero_
para_alem_do_humor_-_estudo_das_identidades_nas_t.pdf>.
Acesso em: 12 jan. 2017.
Enunciado:
A ironia na tira está presente no trecho:
- História | 6.12 Nazifascismo
Crianças alemãs leem um livro de propaganda antissemita intitulado Der Giftpilz, ou “O cogumelo venenoso”. A menina à esquerda segura um volume complementar. A tradução do título deste é “Confie tanto no juramento de um judeu quanto em uma raposa no mato”.
Alemanha, por volta de 1938.
A fotografia mostra que, para introjetar sua ideologia na sociedade da época do registro, o governo alemão utilizou uma técnica que consistia em