Analise as seguintes descrições dos organismos unicelulares pertencentes ao Reino Protista:
I. algas cujos flagelos – um longo e outro curto – são localizados no polo anterior da célula, em uma depressão que recebe o nome de reservatório;
II. microrganismos dotados de uma carapaça protetora formada de sílica, que geralmente se reproduzem por cissiparidade;
III. seres dotados de dois flagelos, geralmente marinhos, com coloração esverdeada ou parda; em alguns casos, são capazes de realizar o fenômeno conhecido como bioluminescência.
As descrições acima correspondem, respectivamente, às
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A partir da década de 1990, parte significativa da agricultura brasileira sofreu grandes transformações com a adoção de novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola. Trata-se da emergência de uma agricultura científica e globalizada.
FEDERICO, S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola no mundo moderno. Disponível em: www.confins.revues.org. Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado).
No campo brasileiro, as transformações descritas no texto tiveram como efeito o(a)
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Comparando o desempenho de dois carros esportivos, uma revista especializada elaborou as tabelas abaixo, referentes aos seus deslocamentos e tempos.
Analisando os dados obtidos, o esportivo com maior rapidez nos deslocamentos medidos e o respectivo valor de sua velocidade, para 100 m de deslocamento, serão:
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Fotos impressas de vários tipos de pássaros
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Lápis de cor
- Caneta para retro - projetor preta ou canetinha preta
- Tinta guache branca
PROCEDIMENTOS
- O professor vai mostrar para as crianças algumas fotos de pássaros. Deixar as crianças
manusearem as fotos a vontade, e enquanto isso o professor vai falando para eles
observarem as várias de cores que possuem.
- O professor vai propor para a turma o desenho de um pássaro que vai ser colorido utilizando
as cores quentes e frias (já estudadas anteriormente).
- O professor poderá auxiliar as crianças neste desenho, fazendo junto com a turma, o
desenho, no quadro .
- Distribua o papel para as crianças e peça para elas trabalharem com a folha na posição
horizontal.
- Oriente as crianças a acompanhar o desenho feito pelo professor , no quadro.
- Comece a desenhar o pássaro no meio do papel. Comece com um grande sorriso (meio
círculo). Não o faça muito pequeno, faça pelo menos um tamanho de uma mão, mas não
muito grande para ter algum espaço para os galhos ao redor.
- Adicione um bico de um lado desenhando um ângulo ou um sinal menor
- Adicione a parte superior da cabeça desenhando um semicírculo menor como um arco-íris
- Faça uma linha diagonal no lado oposto para começar uma cauda
- Adicione outro lado da cauda e, em seguida, continue suavemente até a parte de trás e conecte-o com a cabeça
- Comece a desenhar a asa com uma forma em C abaixo da cabeça
- Continue a desenhar uma parte inferior da asa por uma linha diagonal
- Faça uma linha ondulada ou "saltadora" para as penas na borda de uma asa
- Adicione as pernas
- Adicione um olho, termine um bico, faça uma linha separando as manchas de cor da ave (meu pássaro tem cabeça + barriga de uma cor e volta + asa + cauda de cor diferente)
- Desenhe ramos ou um ninho (ou uma casa de passarinho)
- O professor deverá auxiliar as crianças no desenho, todas as vezes que achar necessário.
- Explique para as crianças que depois dos desenhos prontos, elas irão colorir o desenho,
usando somente as cores quentes e frias. Pode usar todas estas cores misturadas, no
desenho. Se for preciso, relembre a turma quais são as cores quentes e frias.
- Peça para começarem a pintar o fundo com uma cor mais clara. (basta adicionar um pouco
de água à tinta para que fique parcialmente transparente para ver as linhas de galhos e
pernas. Fale com as crianças para cobrir o fundo todo do desenho. Espere secar.
- O restante do trabalho vai ser colorido com lápis de cor.
- Verifique se a cor está contrastando com o pássaro (exemplo: pássaro amarelo + fundo azul
será um contraste bom, pássaro azul + fundo azul não é contraste).
- Colore os galhos e as pernas das aves.
-Oriente as crianças para colorir o pássaro começando com as cores mais claras. Depois, peça
as crianças para usar toda a sua criatividade e colorir o pássaro usando as cores quentes e
frias, fazendo um colorido bem alegre. Quando a ave estiver toda colorida, use um marcador
preto para fazer as pernas e contornar as asas e a cauda. Desenhe também os ramos com
marcador preto (ou lápis marrom). Use a tinta branca para adicionar penas e um
olho. Pinte as flores .
- Use cores bem alegres. Intercale cores quentes e frias para o acabamento no desenho.
- Faça uma exposição dos trabalhos na escola.
- Vai ser uma atividade muito legal e alegre!
Fonte: http://creativemoon.co/?p=442
CORES QUENTES E CORES FRIAS
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Leia o trecho da reportagem a seguir que fala sobre o dia mundial sem carro.
Disponível em: http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/empresaverde/category/sem-categoria/. Acesso em 03/12/2011.
(A) Explique por que esta campanha é importante.
(B) Cite dois meios de transportes alternativos que poderiam ser usadas no lugar dos carros.
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Leia o gráfico para responder às questões 22 a 24.
Fonte: VEJABH. São Paulo, 25 jul. 2012.
Quantos metros o Edifício JK precisaria ter a mais para ter a mesma altura do edifício Mirante do Vale?