Seja ( x1, x2, x3, ... ) uma progressão aritmética cujo quarto termo é igual a 6,5 e o oitavo termo igual a 15,5. Se f: R→ R é a função definida por f(x) = 3x – 1 e para, cada n, definirmos yn= f(xn), então a soma y1+ y2+ y3+ ... + y16é igual a
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
(CMRJ) A Marvel publica a revista The X-Men 1, primeira a figurar o grupo de mutantes liderados pelo Professor Xavier. (setembro de 1963). Wolverine surge em 1974 e, em 1975, passa a integrar o grupo de mutantes.
Não há como negar que, de todos os X-Men, o mutante mais impactante da Marvel sempre foi o Wolverine. Os sentidos aguçados, as habilidades físicas aprimoradas, a capacidade regenerativa potente, três garras retráteis em cada mão são características que o fazem um dos super-heróis mais poderosos da Marvel.
Levando em conta que tais poderes permitem que Wolverine pilote, com agilidade, sua moto, quanto tempo, em minutos, ele levaria para completar uma pista reta de 4 km de comprimento a uma velocidade (razão entre a distância percorrida e o tempo utilizado, nesta ordem) de 240 km/h?
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
MATERIAL - Aparelho de som - CD da BLITZ com a música "Você não soube me amar" - Letra impressa da música "Você não soube me amar" - Papel ofício - Lápis de cor ou caneta hidrocor - Tecidos variados - Maquiagem - Adereços variados - Aparelho celular PROCEDIMENTOS - As letras leves, bem humoradas e cheias de swing da Blitz fizeram com que a banda se transformasse num fenômeno musical nos anos 80. As canções da Blitz traziam uma nova linguagem. Eram meio cantadas, meio faladas. Evandro Mesquita cantava e dialogava com as backing vocals e o grupo tinha uma performance teatral no palco. Suas apresentações eram músico – teatrais. Os clipes musicais , muito comuns na década de 1980, ajudaram a popularizar a banda. E assim como as músicas, os clipes também eram irreverentes, leves e bem-humorados. Bem ao estilo Blitz de ser. Foi com um simples compacto “Você não soube me amar” que a Blitz estourou em todo o brasil.
Fonte: http://www.anos80.net/entretenimento/musica/blitz/
- À partir dessas informações o professor deverá colocar a música “Você não soube me amar” para os aluno escutarem. - Imprimir a letra desta música e entregar para cada aluno. - Este trabalho deverá ser feito em grupo. Dependendo do tamanho da turma, pode ser formado 05 grupos. - Os alunos deverão criar um figurino para apresentarem esta música e gravarem um vídeo clipe. - Para essa gravação os alunos devem seguir o roteiro proposto na página 91 do Livro de Artes- Volume 08 Ensino Fundamental. - O figurino deve ser criado de acordo com a história que a música apresenta e depois confeccionados para a gravação. - Instruir os alunos para pensarem em diferentes figurinos, de acordo com cada parte da música. -Instruir os alunos que para criação deste figurino eles deverão observar os costumes da época , as maquiagens que os artistas usavam, etc. - Os alunos deverão desenhar e definir as cores que vão ser usadas no figurino antes de confeccioná-lo. - Conversar com os alunos sobre os ângulos da filmagem que vão utilizar no vídeo clip - No dia marcado, depois de tudo pronto, os alunos vão fazer a apresentação da música e gravar vídeo clipe - Para facilitar o trabalho, este vídeo-clip poderá ser gravado com o aparelho de celular. - Se quiserem, esses vídeos podem ser reproduzidos no youtube.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
UM ÔNIBUS PARA A LUA
No domingo de manhã,
bem ali detrás da praça,
ia o ônibus pra Lua,
e a viagem era de graça.
Quem fosse bem corajoso
e quisesse aproveitar
era só entrar na fila
e procurar um lugar.
Muita gente apareceu –
tinha tanto candidato -,
tinha mãe que trouxe filho
tinha até cachorro e gato.
Ainda ao redor dessa fila,
se formou outra pra nada,
de gente que tinha vindo
só pra dar uma espiada.
Quem queria viajar
tinha sempre explicação,
todos falavam bem alto,
davam sua opinião.
(...)
A fila estava bem grande,
muito mais do que o normal,
quando o ônibus surgiu
e todo mundo deu sinal.
Era lindo aquele ônibus,
todo azul e alaranjado.
Tinha rabo de foguete
e um nariz bem prateado.
Parou juntinho do ponto,
soltando muita fumaça,
deixando muito espantado
o povo da praça.
Quem fez o lindo passeio
não se cansa de contar
como é bonita a viagem
ao encontro do luar.
O sucesso foi tão grande
que essa linha continua.
Pode ser até que o ônibus
passe aí na sua rua!
Fonte: RECREIO. Especial Era uma vez... São Paulo, Editora Abril. p14-15.
Escreva três características do ônibus que ia para a Lua.
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
A célula humana a seguir está capturando bactérias no processo conhecido como fagocitose.
A função desse processo para o organismo humano é a:
- Matemática | 1.11 Produtos Notáveis e Fatoração
(IFCE) Se
então é verdade que: