O período e a imagem da função periódica f: R →R definida por f(x) = cos2x – sen2x, são respectivamente,
Questões relacionadas
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
100 mg de nitrato de cálcio foram dissolvidos em 50 cm3 de água, à temperatura de 50ºC. Assinale a alternativa CORRETA, a qual traz a pressão a ser aplicada para impedir a osmose. Dado: Ma (g/mol) : Ca = 40, N = 14, O = 16, R = 0,082 atm . ℓ / mol K.
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(UERJ) Atente para o gráfico
O gasto militar é um dos indicadores do poder dos países no cenário internacional em um dado contexto histórico. Com base na análise dos dois gráficos, pode-se projetar a seguinte alteração na atual ordem geopolítica mundial:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
TEXTO I
Modelos de Mujer
[…] Mido casi un metro setenta, y eso está bien, pero la última vez que pesé cincuenta y cuatro kilos estaba a punto de cumplir quince años. Eso no tendría mucha importancia si no fuera porque casi siempre peso un poco – uno de esos «pocos» tan elásticos que parecen conceptos de goma – más de sesenta, que no es ya el peso ideal, sino apenas el normal, y eso está francamente mal cuando no tengo un buen día, que de unos años a esta parte es, más o menos, todos los días. Soy lo que la gente suele llamar «una mujer grande», y tengo tanto éxito con los albañiles que trabajan en la calle, como desprecio inspiró a las redactoras de páginas de moda. Mi cara me gusta, y me gusta mi piel, y mi pelo castaño, espeso y ondulado, aunque a veces preferiría ser más rubia, o morena del todo, para escapar de la apabullante mayoría estadística de los tonos marrones, que son los míos y los de casi todo el mundo, por mucho que yo me empeñe en subirme la moral de vez en cuando diciéndome que, en realidad, tengo los ojos de color avellana. […]
GRANDES, A. In: Modelos de Mujer. España: Editorial Tusquets, 2009 (fragmento).
TEXTO II
MAITENA. Disponível em: http://www.maitena.com.ar. Acesso em 03 jan. 2020
É normal encontrarmos estereótipos de como a mulher perfeita deve ser fisicamente. Nas revistas de moda são apresentadas cada vez mais mulheres sem nenhum defeito em seus corpos. Com base no texto e na figura de Maitena é possível compreender que o(a)
- Geografia - Fundamental | 07.1. Desastres ambientais no campo e na cidade
Leia a reportagem e responda à questão.
CHUVAS DE VERÃO Hoje, as tempestades podem surgir em qualquer estação, provocando verdadeiras catástrofes em São Paulo, que tem 1 500 km de rios, boa parte do solo impermeabilizada, construções irregulares, além de ser alvo do grande volume de lixo. O governo gasta milhões por ano para evitar os estragos. Mas ainda há muito que fazer Silvana Maria Rosso Revista Arquitetura & Construção – 11/2009 (...) A prefeitura de São Paulo defende a cidade dos estragos provocados pelas chuvas promovendo e controlando o escoamento das águas e melhorando a permeabilidade do solo. As ações incluem instalação de lixeiras (35 mil), limpeza da cidade, criação de parques e rotas de trânsito, manutenção e ampliação do sistema de drenagem – composto de 397 mil bocas de lobo, 2 850 km de galerias e ramais e 17 piscinões. O piscinão impede que as águas da chuva cheguem com força aos rios e que o lixo seja carregado por ela. Oito mil e quinhentos funcionários da Secretaria de Serviços recolhem das ruas 270 toneladas de lixo todos os dias e 30 mil trabalhadores das subprefeituras tiram periodicamente do sistema de drenagem o lixo produzido pela população e levado para a rede pela chuva. O trabalho é difícil, pois os cursos d’água ainda são vistos como esgoto. (...) Respeitar as regras do município na hora de construir ajuda a evitar as consequências das chuvas. Jogar o lixo em locais apropriados e no horário indicado pela prefeitura não é só um dever, mas um ato de cidadania. Ajardinar calçadas embeleza a cidade e facilita o escoamento da água da chuva. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/chuvas-verao-estragos-tempestades-catastrofes-515248.shtml> Acesso em 30/11/2009 - Adaptação
Quando chove muito, as águas da chuva podem causar estragos nas cidades.
a) Cite dois estragos que podem acontecer nas cidades quando chove muito.
b) De acordo com a reportagem, o que contribui para que as chuvas causem tantos estragos nas cidades?
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Muitos organismos são capazes de sobreviver em determinados ambientes, graças ao estabelecimento de interações ecológicas complexas e duradouras. Organismos do reino Fungi, por exemplo, podem estabelecer associações simbióticas específicas com organismos de diferentes reinos, tais como: