Ao permutarmos, de todas as formas possíveis, os algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, obtemos números de seis dígitos diferentes. Ordenando estes números, em ordem crescente, o número que ocupa a 239aposição é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O termo Amor, presente no último verso do poema, associa-se ao contexto como a
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para responder à questão. Ao chegar em casa, encontrou a porta entreaberta. Ele escorregou para dentro, trancou a porta e se jogou no chão, feliz com sua escapada pelos bosques. Mas a sua felicidade durou pouco tempo, porque logo ele ouviu alguém dizendo: — Cri-cri-cri! — Quem está me chamando? – perguntou Pinóquio, muito assustado. — Sou eu! Pinóquio se virou e viu um enorme grilo rastejando lentamente perto da parede. — Diga-me, grilo, quem é você? — Eu sou o Grilo Falante e tenho vivido neste local há mais de cem anos. — Pode ser, mas hoje este quarto é meu e se você deseja me fazer um favor, saia agora e não volte mais. — Eu me recuso a deixar este lugar até que tenha lhe dito uma grande verdade. — Diga-me então e dê o fora! — Coitados dos meninos que se recusam a obedecer seus pais e fogem de casa! Eles nunca serão felizes neste mundo. Quando forem mais velhos irão se arrepender e a lembrança destes fatos será muito triste para eles. — Fale o que quiser, meu grilo. O que eu sei é que amanhã de madrugada eu deixarei este lugar para sempre. Se eu ficar aqui acontecerá a mim a mesma coisa que acontece a todos os outros meninos e meninas: eles são enviados para a escola, queiram ou não e são obrigados a estudar. Quanto a mim, deixe-me dizer-lhe: eu odeio estudar! É muito mais divertido perseguir borboletas, subir em árvores e roubar ninhos de pássaros. — Pobre marionete irresponsável! Você não sabe que se continuar assim crescerá, se tornará um burro perfeito e será motivo de piada para todos? — Fique quieto, grilo feio! COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio. Companhia das Letrinhas, 2002.
No texto usam-se artigos definidos e indefinidos. Qual das frases apresenta um artigo indefinido?
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Um fungo, uma tragédia
Em 1845, na Irlanda, irrompeu uma devastadora praga da batata, que resultou em perdas quase que totais nas colheitas do produto agrícola mais importante do país. Nos anos seguintes, essa praga levou as populações de camponeses ao desespero com mais de um milhão de mortes causadas pela fome, já que a batata era o seu produto e alimento básico. A mangra ou mancha da batata é causada por um fungo parasita, o Phytophthora infestans. As plantas afetadas têm suas folhas e tubérculos apodrecidos e a transmissão por esporos, é muito rápida.
(Trecho extraído do livro de Cesar e Cezar, volume II)
A respeito da reprodução dos fungos, são feitas as seguintes afirmações:
I. Todos eles apresentam reprodução assexuada realizada por esporos.
II. Nem todos eles apresentam reprodução sexuada.
III. O esporo do fungo é uma célula haploide que, sozinha, pode dar origem a um novo indivíduo.
IV. Os fungos mais simples, os ficomicetos, só apresentam reprodução assexuada.
Estão corretas, apenas.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
Do ponto de vista genético, o número de cromossomos é uma característica marcante de cada espécie. A goiabeira (Psidium guajava L.), por exemplo, apresenta como padrão específico 22 cromossomos. A organização celular do gametófito feminino ( saco embrionário ) das flores de Angiosperma é complexa, sendo formado por um conjunto de oito células que, após a fecundação, originarão cromossômicos. Nesse grupo, as células somáticas são diploides, as gaméticas são haploides e o tecido reserva da semente é triploide.
Durante o ciclo de vida de uma goiabeira, quantos cromossomos podem ser encontrados, respectivamente, na oosfera, no zigoto e no endosperma?
- Biologia | 07. Taxonomia
A figura indica alguns dos componentes de uma célula vegetal.
A célula vegetal se diferencia da