A figura ilustra O instante em que um carro em alta velocidade é fotografado por uma câmara de um dispositivo controlador de velocidade. Para que isso ocorra, esse dispositivo mede o tempo que o carro leva para atravessar os sensores L1, L2 e L3.
Para que seja possível calcular a velocidade do veículo, é necessário que se conheça também o(a)
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Três pessoas A, B e C ao criarem uma empresa investiram respectivamente, R$ 200.000,00, R$ 300.000,00 e R$ 500.000,00 e firmaram o compromisso de que todo lucro mensal deverá ser dividido entre elas proporcionalmente ao capital investido por cada uma. No mês em que a empresa obteve um lucro de R$ 540.000,00 o valor que B recebeu, em reais, foi de
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Competição e individualismo excessivos ameaçam saúde dos trabalhadores
Ideologia do individualismo
O novo cenário mundial do trabalho apresenta facetas como a da competição globalizada e a da ideologia
do individualismo. A afirmação foi feita pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Mário César
Ferreira, ao participar do seminário Trabalho em Debate: Crise e Oportunidades.
[5] Segundo ele, pela primeira vez, há uma ligação direta entre trabalho e índices de suicídio, sobretudo na
França, em função das mudanças focadas na ideia de excelência.
Fim da especialização
“A configuração do mundo do trabalho é cada vez mais volátil”, disse o professor. Ele destacou ainda a
crescente expansão do terceiro setor, do trabalho em domicílio e do trabalho feminino, bem como a exclusão
[10] de perfis como o de trabalhadores jovens e dos fortemente especializados. “As organizações preferem
perfis polivalentes e multifuncionais.” Desta forma, a escolarização clássica do trabalhador amplia-se
para a qualificação contínua, enquanto a ultraespecialização evolui para a multiespecialização.
Metamorfoses do trabalho
Ele ressaltou que as “metamorfoses” no cenário do trabalho não são “indolores” para os que trabalham e
[15] provocam erros frequentes, retrabalho, danificação de máquinas e queda de produtividade.
Outra grande consequência, de acordo com o professor, diz respeito à saúde dos trabalhadores, que leva
à alta rotatividade nos postos de trabalho e aos casos de suicídio. “Trata-se de um cenário em que todos
perdem, a sociedade, os governantes e, em particular, os trabalhadores”, avaliou.
Articulação entre econômico e social
[20] Para a coordenadora da Diretoria de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (Ipea), Christiane Girard, a problemática das relações de trabalho envolve também uma questão:
qual o tipo de desenvolvimento que nós, como cidadãos, queremos ter?
Segundo Christiane, é preciso “articular” o econômico e o social, como acontece na economia solidária.
“Ela é uma das alternativas que aparecem e precisa ser discutida. A resposta do trabalhador se manifesta
[25] por meio do estresse, de doenças diversas e do suicídio. A gente não se pergunta o suficiente sobre o peso
da gestão do trabalho”, disse a representante do Ipea.
Adaptado de www.diariodasaude.com.br
Os subtítulos do texto organizam a leitura, sintetizando o que está diagnosticado ou proposto em cada parte.
Dentre os subtítulos, aquele que anuncia uma proposta é:
- Arte - Fundamental | 04.1. O circo
30. História do Circo
4.000 a. C.- Pinturas rupestres descobertas na China, em que aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas, mostram que as artes circenses podem ter sido inventadas pelos chineses.
2.500 a. C. - Pinturas de malabaristas e paradistas também foram encontradas nas pirâmides do Egito. Aliás, a profissão de domador surgiu no Egito, para atender à mania dos faraós, que adoravam exibir animais ferozes em seus desfiles militares.
1.500 a. C. - Na Índia, há milhares de anos números de contorção e saltos fazem parte de espetáculos sagrados.
300 a. C. - Na Grécia, as paradas e os números de força eram modalidades olímpicas e os sátiros, os primeiros palhaços, já faziam o povo gargalhar.
Século 18 - O Circo como o conhecemos - um espetáculo pago, em volta de um picadeiro onde se apresentam artistas com diversas habilidades - é uma invenção recente. Foi criado por Philip Astley, um jovem suboficial inglês, perito cavaleiro, na Londres de 1770. Ele descobriu que, se ficasse de pé sobre seu cavalo enquanto o animal galopava em círculos, a força centrífuga o ajudaria a manter o equilíbrio. Estava criado o picadeiro.
O nome Circo foi utilizado pela primeira vez em 1782 por outro inglês, Charles Hughes, que criou o Circo Real.
Séculos 19 e 20 - Rapidamente as companhias circenses se espalharam pela Europa e América, e logo foram adotadas pelas numerosas famílias de saltimbancos que há séculos se apresentavam em feiras e quermesses. Eles trouxeram os animais selvagens e domesticados, os números de variedades, o trapézio, a corda bamba, a música, o drama e a comédia, formatando um tipo de espetáculo que se desenvolveu plenamente até a metade do século 20, quando sua popularidade começou a sofrer a feroz concorrência de outras formas mais modernas de comunicação de massa.
Anos 80 até hoje - A partir dos anos 80, também o circo começou a mudar, através de companhias inovadoras como o Cirque du Soleil, assimilando justamente as técnicas e a tecnologia originária dos grandes shows multimídia. Assim, o circo está voltando a ser um espetáculo vigoroso, dinâmico, grandioso e antenado com seu tempo.
O Teatro Circense é um gênero que, se originou duma junção de artistas de tradição circense, que reunia em sua grande parte, atores-palhaços e outras atrações originárias do Circo, em seu contexto.
Apresentavam-se peças de variados gêneros: Dramalhões, Romances, Comédias e, até Terror -, que eram apresentadas em horários apropriados ao estilo literário encenado.
Muito semelhante ao Teatro Bufo e à Commédia dell'Arte, e até ao Randevus (Francês) - este Estilo Teatral farcesco, predominou nos finais e inícios - do Séc. 19 ao 20 -, originando o famosíssimo Vaudeville.
No Brasil este estilo teatral foi muito difundido em pequenas Cidades, até os inícios da Década de 50.
Fonte: http://marcosalves.arteblog.com.br/16457/Historia-do-Circo
http://www.portaldarte.com.br/circo.htm#meso
Sugira aos alunos que pesquisem sobre a história do circo em livros, jornais, revistas e sites, e depois abra um espaço para que compartilhem as informações pesquisadas. Nessa roda de discussão, enfatize o fato do circo se manifestar desde o tempo dos homens primitivos, como podemos perceber no texto acima.
Divida a turma em grupos e proponha aos alunos que a partir do material pesquisado eles montem um vídeo-documentário para mostrar as descobertas antropológicas nesse sentido. O vídeo pode ser feito no programa Moviemaker que é de fácil manuseio e para a montagem do vídeo podem ser inseridas filmagens caseiras simulando pequenas reportagens, cujos atores serão os próprios alunos, imagens encontradas nas pesquisas e textos criados por eles.
Depois dos trabalhos prontos, organize com a turma uma mostra dos trabalhos no auditório da escola e convide outras turmas para assistirem aos documentários produzidos.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise este mapa, em que está representada a distribuição da população brasileira.
http://confins.revues.org/index3483.html
Segundo projeções do IBGE, em 2010 o Brasil apresentará uma população absoluta de 193.252.604 habitantes. A partir desse dado e da análise do mapa concluímos que
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Analise as imagens
(Elaborada pela autora)
(Elaborada pela autora)
A) Em qual imagem está representada a formação de gêmeos univitelinos? Justifique sua resposta.
B) Qual dos dois tipos de formação de gêmeos origina crianças que são necessariamente do mesmo sexo? Justifique sua resposta.