A evolução tem como fundamento o estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais. A figura representa um exemplo de homologia evolutiva entre dois seres vivos.
Sobre essas estruturas encontradas em diferentes espécies, afirma- se que
I. resultam de evolução convergente .
II. provêm do mesmo esboço embrionário.
III. decorrem de uma irradiação adaptativa.
Estão corretas apenas as afirmativas
Questões relacionadas
- Filosofia | 3. Medieval
Buscava, ainda que de forma errônea, a origem do Mal. E não percebia o mal que havia na própria busca. Eram obrigadas a passar pelo olhar de meu espírito todas as criaturas e tudo que nelas pode ser visto [...]. Qual a origem do Mal, se Deus, que é bom, é o criador de todas as coisas? Sendo Ele o Ser sumamente Bom, criou coisas inferiores a Si, mas o Criador e as criaturas são afinal de contas todos bons [...]. Como Ele é bom, criou coisas boas. E é assim que Ele tudo envolve e preenche [...]. Em conclusão, ou existe o mal que tememos, ou então o próprio temor é o Mal.
MARCONDES, D. Textos básicos de ética. Rio de Janeiro: Zahar, 2007 (adaptado).
O texto traz a concepção filosófica de Agostinho de Hipona, para este pensador, o mal seria um (uma)
- História | 6.14 Guerra Fria
(FUVEST 2013 1° FASE) O que acontece quando a gente se vê duplicado na televisão? (...) Aprendemos não só durante os anos de formação mas também na prática a lidar com nós mesmos com esse “eu” duplo. E, mais tarde, (...) em 1974, ainda detido para averiguação na penitenciária de Colônia-Ossendorf, quando me foi atendida, sem problemas, a solicitação de um aparelho de televisão na cela, apenas durante o período da Copa do Mundo, os acontecimentos na tela me dividiram em vários sentidos. Não quando os poloneses jogaram uma partida fantástica sob uma chuva torrencial, não quando a partida contra a Austrália foi vitoriosa e houve um empate contra o Chile, aconteceu quando a Alemanha jogou contra a Alemanha. Torcer para quem? Eu ou eu torci para quem? Para que lado vibrar? Qual Alemanha venceu?
Gunter Grass. Meu século. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 237. Adaptado.
O trecho acima, extraído de uma obra literária, alude a um acontecimento diretamente relacionado
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
(ENEM 2017 LIBRAS) Mas assim que penetramos no universo da web, descobrimos que ele constitui não apenas um imenso “território” em expansão acelerada, mas que também oferece inúmeros “mapas”, filtros, seleções para ajudar o navegante a orientar-se. O melhor guia para a web é a própria web. Ainda que seja preciso ter a paciência de explorá-la. Ainda que seja preciso arriscar-se a ficar perdido, aceitar “a perda de tempo” para familiarizar-se com esta terra estranha. Talvez seja preciso ceder por um instante a seu aspecto lúdico para descobrir, no desvio de um link, os sites que mais se aproximam de nossos interesses profissionais ou de nossas paixões e que poderão, portanto, alimentar da melhor maneira possível nossa jornada pessoal.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
O usuário iniciante sente-se não raramente desorientado no oceano de informações e possibilidades disponíveis na rede mundial de computadores. Nesse sentido, Pierre Lévy destaca como um dos principais aspectos da internet o(a)
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(IFRN) Um casal planeja ter 4 filhos. Sabendo que a chance ou a probabilidade de cada um dos filhos nascer do sexo masculino ou feminino é a mesma, é correto afirmar que a probabilidade de que sejam todos do sexo feminino é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia as informações e depoimentos sobre o trabalho infantil. Texto 1 Iara (18 anos) , tinha 14 anos quando deixou a casa da família em Viseu (305 quilômetros da capital). Cenira (66 anos) , tinha 10 quando saiu de São Caetano de Odivelas (110 quilômetros de Belém). Embaladas pela expectativa de um futuro melhor graças aos estudos na capital, desembarcaram assustadas na cidade onde não conheciam ninguém. Foram direto para a casa onde trabalhariam, morariam e aprenderiam lições mais duras do que a rotina diária de limpar a casa, lavar a roupa, fazer o almoço, lustrar a prata. O primeiro ensinamento foi sobre disciplina rígida. Iara não gosta de lembrar dos gritos que a humilhavam quando esquecia de limpar um canto da casa. Cenira levava cascudos, quando errava o lugar da louça. Disponível em: http://apublica.org/2012/10/educacao-trabalho-infantil-amazonia/. Acesso em: 03 abril 2015. Texto 2 Antes da Revolução Industrial (1780), as famílias europeias viviam nas áreas rurais. Nessa época, as crianças começavam a trabalhar desde pequenas, auxiliando os pais nas tarefas do campo. A mudança do campo para a cidade contribuiu para a utilização do trabalho infantil nas indústrias. Inicialmente, só as crianças abandonadas em orfanatos eram entregues aos patrões para trabalharem nas fábricas. Com o passar do tempo, as crianças que tinham famílias começaram a trilhar o mesmo caminho, trabalhando por longas e exaustivas horas, perdendo, assim, toda a sua infância. Disponível em: Dishttp://www.mundoeducacao.com/historiageral/trabalho-infantil-no-inicio-revolucao-industrial.htm. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
1. Pense como é trabalho infantil nos dias de hoje e escreva o que pensa sobre esse assunto.
2. Após ler os textos, o que você pôde conclui sobre o trabalho infantil ao longo dos anos?
3. Quais as desvantagens que as crianças que são obrigadas a trabalhar têm em relação a aquelas crianças que não trabalham?