Por meio da anatomia e da embriologia comparadas, é possível verificar que os ossos dos membros anteriores de alguns vertebrados têm origem evolutiva comum, embora possam desempenhar funções diferentes. Nas aves, por exemplo, esses ossos atuam no voo, enquanto, no homem e na baleia, podem ser usados para a natação. Por outro lado, as asas dos insetos e das aves têm origem evolutiva e embrionária diferentes, mas têm a mesma função (voo).
Com relação à origem evolutiva e à função desempenhada, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
(UDESC) En el pasado existia solamente la Quinta Montana. Hombres y dioses vivian juntos, paseaban por los jardines del Paraiso, conversaban y reian entre si. Pero los seres humanos habian pecado y los dioses los expulsaron de alli. Como no tenian donde enviarlos, terminaron creando la Tierra alrededor de la montana, para poder arrojarlos alli, mantenerlos bajo su vigilancia y hacer que siempre recordaran que estaban en un plano muy inferior al de los moradores de la Quinta Montana.
No obstante, se cuidaron de dejar abierta 1una puerta de retorno: si la humanidad siguiese bien su camino trazado, terminaria regresando a lo alto de la montana. Y, para no dejar que esta idea fuera olvidada, encargaron a los sacerdotes y a los gobernantes que la mantuvieran viva en la imaginacion del mundo.
Todos los pueblos compartian la misma creencia: si las familias ungidas por los dioses se alejaran del poder, las consecuencias serian graves. Nadie se acordaba ya de por que estas familias habian sido escogidas, pero todos sabian que estaban emparentadas con las familias 2divinas.
COELHO, Paulo. La quinta montaña. Editorial Planeta, 2006.
Senale la alternativa en que todos los vocablos, extraidos del texto, son preposiciones.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
De um lado, as doenças relacionadas ao sedentarismo (hipertensão, diabetes, obesidade etc.), e de outro lado, o insistente chamamento para determinados padrões de beleza corporal, associados a produtos e práticas alimentares e de exercício físico, colocam os jovens na "linha de frente" dos cuidados com o corpo e a saúde.
FINI, M. I. (Org.) Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: SEE, 2008 (adaptado).
Nesse contexto, considera-se que, atualmente, os assuntos relacionados à saúde, beleza, hábitos alimentares saudáveis têm sido objeto de discussões que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
No esporte-participação ou esporte popular, a manifestação ocorre no princípio do prazer lúdico, que tem como finalidade o bem-estar social dos seus praticantes. Está associado intimamente com o lazer e o tempo livre e ocorre em espaços não comprometidos com o tempo e fora das obrigações da vida diária. Tem como propósitos a descontração, a diversão, e desenvolvimento pessoal e o relacionamento com as pessoas. Pode-se afirmar que o esporte-participação, por ser a dimensão social do esporte mais inter-relacionada com os caminhos democráticos, equilibra o quadro de desigualdades de oportunidades esportivas encontrado na dimensão esporte-perfomance. Enquanto o esporte-performance só permite sucesso aos talentos ou àqueles que tiveram condições, o esporte-participação favorece o prazer a todos que dele desejarem tomar parte.
GODTSFRIEDT, J. Esporte e sua relação com a sociedade: uma síntese bibliográfica. EFDeportes, n. 142, mar. 2010.
O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente:
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características,podem ficar destacadas no relevo.
BELLOMO, H. R. et al. (Org.). . Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).
O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de
- Física | C. Indução Eletromagnética
(BAHIANA)
Disponível em: www.tutorbrasil.com.br/forum/fisica-iii/ebm-eletromagmnetismo-t_35051.html. Acesso em: 2 out. 2014.
As figuras, 1 e 2, representam, respectivamente, as constituições internas de um microfone de indução e de um alto-falante, dispositivos indispensáveis para transmissão do som. Sobre o funcionamento desses dispositivos, com base nos conhecimentos de Física, pode-se afirmar: