As taxas de desemprego são um dos indicadores das condições do crescimento socioeconômico de países e de regiões, em especial quando afetam contingentes populacionais mais jovens.
De acordo com o mapa, a região que apresenta o maior potencial para crescimento da força de trabalho é:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
O tipo mais comum de bebida encontrado nos supermercados não é o suco, mas o néctar de frutas. Os fabricantes de bebida só podem chamar de suco os produtos que tiverem pelo menos 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de frutas.
Superinteressante, São Paulo, ago. 2011.
Uma pessoa vai ao supermercado e compra uma caixa de 1 litro de bebida. Em casa ela percebe que na embalagem está escrito “néctar de frutas com 30% de polpa”. Se essa caixa fosse realmente de suco, necessitaria de um aumento percentual de polpa de, aproximadamente:
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Uma das alternativas para o tratamento de lixo sólido consiste na tecnologia de reciclagem quaternária, em que o lixo sólido não perecível é queimado em usinas específicas. Nessas usinas, os resíduos oriundos da queima são retidos e não são emitidos diretamente para o meio ambiente. Um dos sistemas para retenção da parte gasosa, composta por gases como o NO2 e SO2, é apresentar um filtro que tem a função de prender esses gases e dessa forma evitar que os mesmos possam causar a acidez das chuvas. Uma indústria foi notificada por órgãos competentes ao meio ambiente por estar usando uma substância incorreta nas suas chaminés.
A análise das informações permite inferir que a substância que levou a indústria citada a receber a notificação pode apresentar fórmula
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Você conhece a história do Black Friday?
[...]
Você sabe a origem da data? Tudo bem que é muito legal comprar aquele eletrônico ou filme que você tanto queria pela metade do preço, mas não faz mal para ninguém saber como essa tradição nasceu e por que ela é tão popular. Então, que tal uma pequena aula de História?
Passado confuso
A história por trás da origem da Black Friday é um tanto quanto nebulosa, uma vez que não há um marco exato para a criação da data. Para se ter uma ideia, há quem diga que a expressão “Sexta-feira Negra” nasceu no final do século XIX após duas instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia em plena corrida do ouro.
No entanto, isso nada tem a ver com as promoções que todos adoram. De acordo com o linguista Ben Zimmer, a teoria mais aceita sobre o surgimento da Black Friday acredita que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos.
Segundo ele, o fluxo de veículos por conta da folga prolongada e das partidas de futebol realizadas sempre nessa época aumentava consideravelmente. E ao mesmo tempo em que isso era uma dor de cabeça para os agentes da lei, era o sonho dos lojistas, que faziam diversas promoções para atrair quem passasse por lá.[...]
Polêmica com o nome
Com a popularização do feriado, não tardou para que as primeiras investidas de marketing logo surgissem. O curioso é que, tão logo o consumidor aderiu à Black Friday, algumas tentativas de alterar o nome começaram a aparecer.
A mais marcante delas, como conta Zimmer, foi a proposta de abandonar esse termo — que muitos consideravam pouco convidativo para o comércio — para adotar algo como Big Friday. Como você já deve ter percebido, a sugestão não foi bem aceita e ficou por isso mesmo.
Outras origens
Como dito, essa não é a única suposta origem do Black Friday. Outras histórias sobre o nascimento da data comercial circulam há anos, todas elas muito convincentes. É o caso da expressão usada por donos de fábricas na década de 50 para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças em que nenhum funcionário aparecia para trabalhar.
Outros mitos são um pouco mais fantasiosos. Um deles, por exemplo, afirma que a “sexta-feira negra” se refere ao fato de que os trabalhadores precisam se dedicar o dobro em seus empregos para dar conta da alta demanda nas lojas.
Disponível em: <http://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/32965-voce-conhece-a-historia-do-black-friday-.htm>. Acesso: em 28 nov. 2015.
Considerando o contexto de produção, circulação e recepção desse texto, há várias explicações para a origem do termo Black Friday, no entanto, a mais aceitável é:
a)
A expressão foi usada por donos de fábricas na década de 50 porque nenhum funcionário aparecia para trabalhar na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças.
b) O termo nasceu no final do século XX, após duas instituições financeiras terem falido no mesmo dia em plena corrida do ouro.
c)
Os policiais da Filadélfia, na década de 60, usaram o termo para se referir ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças em que o trânsito se tornava um caos.
d)
A “sexta-feira negra” se refere ao fato de que os trabalhadores precisam se dedicar o dobro em seus empregos para dar conta da alta demanda nas lojas.
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
Associe as colunas.
(1) Epitélio simples pavimentoso
( ) Atua na digestão e na absorção de nutrientes. Nos intestinos, sua superfície livre de células é rica em microvilosidades que aumentam a área de absorção.
(2) Epitélio estratificado pavimentoso
( ) Ocorre na cavidade nasal, na traqueia nos brônquios, onde possuem glândulas mucosas que aglutinam partículas estranhas que penetram no organismo pelas vias aéreas. Apresentam ainda cílios que transportam essas partículas para fora.
(3) Epitélio simples prismático
( ) Ocorre nos túbulos renais, tendo a função básica de absorção de substâncias úteis, presentes na urina, devolvendo-as para o sangue.
(4) Epitélio simples cuboide
( ) Permite a passagem de substâncias sendo encontrada em alvéolos pulmonares.
(5) Epitélio pseudoestratificado pavimentoso
( ) Proteção mecânica e proteção contra perda de água. Ocorre em áreas de atrito, como na pele e nas mucosas bucal e vaginal.
Marque a opção que contém a sequência CORRETA.
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
(IFAL) Assinale a única alternativa incorreta sobre o que se pode afirmar da leitura do poema de Mário Serenata: