Nos gráficos, estão indicadas mudanças que afetaram a sociedade brasileira em um período que inclui os Governos Militares (1964-1985) e o restabelecimento do regime democrático de 1985 aos dias de hoje.
Analisando o primeiro e o segundo gráficos, conclui-se que os Governos Militares favoreceram, respectivamente, a ocorrência de:
Questões relacionadas
- História | 6.07 Unificações
(FUVEST) "Fizemos a Itália, agora temos que fazer os italianos".
"Ao invés da Prússia se fundir na Alemanha, a Alemanha se fundiu na Prússia".
Estas frases, sobre as unificações italiana e alemã:
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma aluna estuda numa turma de 40 alunos. Em um dia, essa turma foi dividida em três salas, A, B e C, de acordo com a capacidade das salas.Na sala A ficaram 10 alunos, na B, outros 12 alunos e na C, 18 alunos. Será feito um sorteio no qual, primeiro, será sorteada uma sala e, posteriormente, será sorteado um aluno dessa sala.Qual é a probabilidade de aquela aluna específica ser sorteada,sabendo que ela está na sala C?
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Hobbes realiza o esforço supremo de atribuir ao contrato uma soberania absoluta e indivisível. Ensina que, por um único e mesmo ato, os homens naturais constituem-se em sociedade política e submetem-se a um senhor, a um soberano. Não firmam contrato com esse senhor, mas entre si. É entre si que renunciam, em proveito desse senhor, a todo o direito e toda liberdade nocivos à paz.
CHEVALLIER, J. J. As grandes obras políticas de Maquiavel a nossos dias. Rio de Janeiro: Agir, 1995 (adaptado).
A proposta de organização da sociedade apresentada no texto encontra-se fundamentada na
- Matemática | 8.2 Permutação
Uma menina brinca com dez cartas de baralho. As cartas que ela utiliza são de dois naipes, ouros e paus, havendo quatro pares de cartas de números iguais e de naipes diferentes, além de duas cartas curinga iguais.
A menina decidiu dispor as dez cartas lado a lado, sobre uma mesa, criando uma fileira única de cartas. Sabe-se que estas se distinguem pelo conjunto de símbolos impresso em cada uma delas.
A quantidade de fileiras distintas que a menina pode formar de modo que duas cartas de mesmo número fiquem sempre adjacentes é
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a reportagem, a seguir, e analise os dados fornecidos, bem como o gráfico de setores apresentado.
”Desde 1.932, quando foi organizado o primeiro desfile de escolas de samba, muita coisa mudou. O carnaval virou um negócio lucrativo, as escolas cresceram, os sambas-enredo ficaram repetitivos. A boa notícia é que a festa continua contagiando e sacudindo a Cidade Maravilhosa.”
DANÇA DO DINHEIRO
Se todos os lugares forem vendidos, a arrecadação é de:
Fonte: Revista Super Interessante / Editora Abril - Edição 275 - Fevereiro 2010
Calcule o prejuízo aproximado das escolas de samba do Rio de Janeiro, baseando-se nas informações fornecidas acima.