Quantos são os números inteiros positivos, divisíveis por 5, escritos com quatro algarismos distintos escolhidos entre os elementos de {1, 3, 5, 7, 9}?
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Considere que (a, b, 3, c) é uma progressão aritmética de números reais, e que a soma de seus elementos é igual a 8.
O produto dos elementos dessa progressão é igual a
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A questão baseia-se no poema a seguir. Quem tem razão? Carlos chega
e fala cara a cara:
— Cara Cora,
não vou com sua cara,
Mora?
Cora ouve e cala,
sabe que o papo
de Carlos
não cola.
Sabe que tá na cara
que ela é muito cara
pr’aquele cara. JOSÉ, Elias. Cantigas de adolescer. 16. ed. São Paulo: Atual, 2003. p. 41.
Uma característica marcante do poema é a presença
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Em uma atividade com sua turma, um professor utilizou 64 cartões, cada um com dois algarismos x e y,iguais ou distintos, pertencentes ao conjunto {1,2,3,4,5,6,7,8}. A imagem abaixo representa um tipo desse cartão.
Um aluno escolheu um único cartão e efetuou as seguintes operações em sequência:
I. multiplicou um dos algarismos do cartão escolhido por 5;
II. acrescentou 3 unidades ao produto obtido em I;
III. multiplicou o total obtido em II por 2;
IV. somou o consecutivo do outro algarismo do cartão ao resultado obtido em III.
Ao final dessas operações,obteve-se no sistema decimal o número 73.
O cartão que o aluno pegou contém os algarismos cuja soma x + y é: