Um índice de inflação 25% de em um determinado período de tempo indica que, em média, os preços aumentaram 25% nesse período. Um trabalhador que antes podia comprar uma quantidade x de produtos, com a inflação e sem aumento salarial, só poderá comprar agora uma quantidade Y dos mesmos produtos, sendo Y<X.
Com a inflação de a perda do poder de compra desse trabalhador é de:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Los niños ya han empezado, casi todos, su rutina en el colegio. Ahora ya iremos pensando que clases extraescolares van a escoger este año para completar su formación o sus ratos de diversión. Aunque un gran número de niños prefieren hacer algo totalmente lúdico o relacionado con el deporte, nunca está de más que observemos con detenimiento sus capacidades y sus preferencias, pues hay ciertas modalidades artísticas que nos suelen pasar por alto.
Una de ellas es la música. Aunque en el plan de estudios dan algunas clases para conocer el lenguaje musical, hay niños que presentan ciertas habilidades especiales para la ejecución de un instrumento. Según los estudios realizados hasta ahora, la música aporta muchísimos beneficios para el desarrollo, no solo interior del niño, sino también hacia el exterior. Según una última investigación, practicar música les ayuda a resolver problemas, al mismo tiempo que los convierte en seres más sociables.
Disponible en: < http://www.elbloginfantil.com/musica-ayuda-ninos-resuelvan-mejor-problemas.html>
Acceso el: 06 mar.2014. Fragmento
De acuerdo a la noticia, la música hace bien a los niños porque les ayuda a
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2021 1° APLICAÇÃO) O protagonismo indígena vem optando por uma estratégia de “des-invisibilização”, valendo-se da dinâmica das novas tecnologias. Em outubro de 2012, após receberem uma liminar lhes negando o direito a permanecer em suas terras, os Guarani de Pyelito Kue divulgaram uma carta na qual se dispunham a morrer, mas não a sair de suas terras. Esse fato foi amplamente divulgado, gerando uma grande mobilização na internet, que levou milhares de pessoas a escolherem seu lado, divulgando a hashtag “#somostodosGuarani-Kaiowá” ou acrescentando o sobrenome Guarani-Kaiowá a seus nomes nos perfis das principais redes sociais.
CAPIBERIBE, A; BONILLA, O. A ocupação do Congresso: contra o que lutam os índios? Estudos Avançados, n. 83, 2015 (adaptado).
A estratégia comunicativa adotada pelos indígenas, no contexto em pauta, teve por efeito.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir.
A imagem faz alusão ao Plano Collor, oficialmente denominado Plano Brasil Novo.
(A) Determine o objetivo do Plano Collor.
(B) Cite duas estratégias adotadas pelo governo através deste plano.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Avalie as afirmativas abaixo e marque a opção correta.
( ) Jânio Quadros venceu as eleições em 1960 para presidente do Brasil. Mesmo com as dívidas deixadas por JK, Jânio não teve problemas para comandar o país ao longo dos cinco anos do seu governo.
( ) A renúncia de Jânio Quadros, sem explicações claras até hoje, foi responsável pela criação de uma das mais delicadas crises políticas da história do Brasil.
( ) Apesar de sua riqueza, João Goulart, ou Jango, acabou por apoiar sindicalistas, operários e camponeses, isto é, membros das camadas populares da sociedade.
( ) Considerado “herdeiro” de Vargas, João Goulart precisava atender aos desejos dos trabalhadores e de muitos outros grupos populares, sem, contudo, desagradar aos setores tradicionais do Brasil.
( ) Durante o governo de Jango, os conservadores defendiam mais investimentos do Estado na economia e maior distribuição de terras, enquanto os progressistas defendiam mais liberdade para os investimentos estrangeiros e menos gastos do governo com obras públicas.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UEFS) Como um pregador que anuncia um inferno de “fogo e enxofre”, Nathan S. Lewis vem proferindo um discurso sobre a crise energética que é, ao mesmo tempo, aterrador e estimulante. Para evitar um aquecimento global potencialmente debilitante, o químico do California Institute of Technology (Caltech) afirma que a civilização deve ser capaz de gerar mais de 10 trilhões de watts de energia limpa e livre de carbono até 2050. Isso corresponde a três vezes a demanda média americana de 3,2 trilhões de watts. O represamento de todos os lagos, rios e riachos do planeta, avalia ele, só forneceria 5 trilhões de watts de energia hidrelétrica. A energia nuclear poderia dar conta do recado, mas o mundo precisaria construir um novo reator a cada dois dias nos próximos 50 anos. Antes que seus ouvintes fiquem excessivamente deprimidos, Lewis anuncia uma fonte de salvação: o Sol lança mais energia sobre a Terra por hora do que a energia que a humanidade consome em um ano. Mas ressalta que, para se salvar, a humanidade carece de uma descoberta radical em tecnologia de combustível solar: folhas artificiais que captem seus raios e produzam combustível químico em massa no local, de modo muito semelhante ao das plantas. Esse combustível pode ser queimado como petróleo ou gás natural para abastecer carros e gerar calor ou energia elétrica, e também armazenado e utilizado quando o Sol se põe.
(REGALADO, 2010, p. 76-79)
Com base nos conhecimentos relacionados ao processo de fotossíntese que ocorre em folhas naturais, pode-se afirmar: