O heredograma abaixo mostra a incidência de uma doença genética em uma família.
Após análise desse heredograma, é corretoafirmar:
Questões relacionadas
- História | 1. Colônia
Considere as seguintes afirmativas sobre a sociedade e a economia açucareiras entre os séculos XVI e XVII do período colonial brasileiro:
1. O período de produção açucareiro pode ser compreendido em seus aspectos econômicos como a primeira iniciativa de colonização do Brasil, em que o açúcar era o principal produto no comércio com a metrópole.
2. Entre 1630 e 1654, os espanhóis controlaram as fontes brasileiras de produção de açúcar em Pernambuco com o apoio dos indígenas e dos escravos, que podiam viver sob uma administração política mais tolerante aos seus costumes religiosos.
3. O declínio da economia açucareira ocorreu após a expulsão dos holandeses, que investiram na produção de açúcar nas Antilhas.
4. O sistema açucareiro caracterizou-se por uma agricultura em grandes propriedades, comandadas pelo senhor de engenho, que possuía plenos poderes políticos sobre a estrutura que os engenhos mobilizavam no campo e nas vilas.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02.1. Pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos)
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão 6. MAUTNER, Anna Veronica. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opiniao/2013/11/1367282-anna-veronica-mautner-entre-o-campo-e-a-cidade.shtml>.
Acesso em: 14 fev. 2014. Adaptado.
Enunciado:
O pronome “isso”, empregado na linha 4, remete
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Texto 1
A exploração do trabalho infantil se intensificou no século XIX, com o avanço da Revolução Industrial para vários países do mundo. Preocupados em pagar salários cada vez mais baixos, os donos das fábricas na Inglaterra empregavam muitas crianças, grande parte delas recrutadas nos orfanatos ingleses. A exploração do trabalho dos operários tornou-se uma fonte de enormes lucros para os capitalistas. Em todo mundo, várias organizações oficiais e não oficiais dedicam-se a combater a exploração infantil.
Texto 2
O trabalho infantil é proibido no Brasil. Ainda assim, mais de 3 milhões de crianças e adolescentes menores de 14 anos, em pleno século XXI, em vez de participar de atividades de socialização, de brincadeiras e de ter tempo para os estudos, passam o dia trabalhando para garantir seu sustento ou de sua família. Trabalham na agricultura, nas carvoarias, fábricas de calçados, oficinas mecânicas, no tráfico de drogas, pedindo dinheiro em semáforos e nas esquinas, o que traz sérias consequências para o seu desenvolvimento físico e psicológico.
LAZINSKI, Patrícia; PAULICS, Verônica. UNICEF/Instituto Polis, Boletim dicas, n. 134, 2008.
Relacionando as informações dos dois textos, pode-se concluir que
- Física | A. Escalar
(UNIT MACEIÓ)
Considerando-se os dados fornecidos nessa tabela, que representam a posição de uma partícula em movimento uniforme em função do tempo, é correto afirmar que a equação horária do espaço desse movimento é
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Tão complexas quanto a química da vida, as condições para o bom crescimento das plantas se resumem em três números que representam as porcentagens de nitrogênio, fósforo e potássio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No século XX, esses três nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a população mundial crescesse seis vezes mais. O nitrogênio vem do ar, mas o fósforo e o potássio veem do solo. As reservas de potássio são suficientes para séculos, mas com o fósforo a situação é diferente. É provável que os suprimentos disponíveis de imediato comecem a esgotar-se no final do século. Muitos dizem que quando isso acontecer, a população terá alcançado um pico além do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade. O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, é um elemento crucial para os fertilizantes. É extraído de rochas ricas em fósforo, na forma de fosfato. O fósforo não ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3(PO4)2, fluorapatita, Ca5(PO4)3F e hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. A natureza obtém fósforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biológico, sedimentação e, depois de 10 milhões de anos, elevação geológica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fósforo no solo, mas uma combinação de medidas pode suavizar o problema.
(VACCARI. 2012. p.40-45)
Com base no conhecimento da importância do nitrogênio, potássio e fósforo, NPK, na produtividade primária do planeta e nas repercussões negativas para a natureza pelo mau uso desses nutrientes, é correto afirmar: