O heredograma abaixo mostra a incidência de uma doença genética em uma família.
Após análise desse heredograma, é corretoafirmar:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Para resolver a questão, leia o texto a seguir. Há mais de quatro mil anos, uma região excessivamente acidentada da Península Balcânica passou a abrigar vários povos de descendência indo-europeia. Aqueus, eólios e jônios foram as primeiras populações a formarem cidades autônomas que viviam do desenvolvimento da economia agrícola e do comércio marítimo com as várias outras regiões do Mar Mediterrâneo.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/grecia-antiga.htm. Acesso em 02 fev.2012
Enunciado:
A relação entre as condições físicas da Grécia e seu desenvolvimento econômico está correta em:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Todo ano acontece uma campanha de vacinação contra a gripe. As pessoas com 60 anos ou mais podem se vacinar. Veja, nas fichas de um posto de saúde, o nome e a idade de algumas pessoas.
Quais dessas pessoas poderão receber a vacina da gripe?
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Leia o texto abaixo:
“No Nordeste imenso, quando o sol calcina a terra,
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Juriti não suspira, inhambu seu canto encerra.
Não se vê uma folha verde na baixa ou na serra.
Acauã, bem no alto do pau-ferro, canta forte,
Como que reclamando sua falta de sorte.
Asa branca. sedenta, vai chegando na bebida.
Não tem água a lagoa, já está ressequida.
E o sol vai queimando o brejo, o sertão, cariri e agreste.
Ai, ai, meu Deus, tenha pena do Nordeste”.
(Música Aquarela Nordestina – Rosil Cavalcanti e Maria das Neves Coura Cavalcanti)
Agora analise as afirmativas seguintes, que interpretam a música Aquarela Nordestina à luz dos conhecimentos atuais da Biologia sobre a caatinga.I. O verso 2 faz referência à diversidade de relevo das terras nordestinas, onde encontramos: planícies, como a Litorânea e do Complexo do Campo Maior, onde ocorrem inundações periódicas; chapadas, como os Complexos do Ibiapaba-Araripe e da Chapada Diamantina; as depressões, Sertaneja Setentrional – área mais secada caatinga – e Sertaneja Meridional – maior regularidade de chuvas; e o planalto da Borborema, além das Dunas do São Francisco e o Rato da Catarina.
II.Nos versos 3, 5 e 7 são citados juriti, inhambu, acauã e asa branca, todos representantes das aves, animais que apresentam características como: corpo recoberto por penas, membros anteriores transformados em asas, endotermia, ossos pneumáticos e sacos aéreos, fecundação interna e oviparidade.
III. O Pau-ferro, Caesalpineaferrea Mart.,é uma árvore da família Fabaceae; é uma leguminosa, logo forma frutos do tipo vagem. Neste grupo encontramos ainda feijão, ervilha, soja, amendoim e pata-de-vaca.
IV. O verso 5 apresenta uma incorreção, pois na natureza, a Acauã, ave endêmica da caatinga, não é encontrada na copa do Pau-ferro, árvore endêmica da Mata Atlântica.
V. O verso 9 trata da diversidade de paisagens da caatinga, que se devem à pluviometria, fertilidade, tipo dc solo e relevo. O brejo corresponde a regiões serranas e mais úmidas, o sertão apresenta vegetação mais rústica, cariri apresenta vegetação menos rústica e agreste é uma faixa de transição entre o interior seco e a Mata Atlântica.
Estão corretas as proposições: - Geografia | 6.1 Agricultura
A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e à eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e, com uso crescente na alimentação humana, encontra-se em franco crescimento.
Disponível em: www.agricultura.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Uma causa para o crescimento, no Brasil, da produção agrícola especificada no texto é o(a)
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UFPA) Sobre uma mesa plana alguns estudantes conseguiram montar um experimento simples, usando dois corpos cujas massas são: m=3 kg e M=7 kg em que simulam duas situações distintas, conforme a descrição e a figura a seguir.
I. Não existe o atrito.
II. Existe o atrito com um coeficiente de atrito y=2/7
Tendo em vista as duas situações (I – sem atrito e II – com atrito) e admitindo-se que o atrito na polia e a sua massa são desprezíveis e a aceleração da gravidade é g=10 m/s² então, pode-se afirmar que as acelerações a1 e a2 nos casos I e II são, em m/s² iguais respectivamente a