Em relação aos moluscos, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens a seguir.
( ) Os bivalves apresentam concha formada por duas valvas articuladas.
( ) Os cefalópodes apresentam concha assimétrica em espiral.
( ) Os gastrópodes possuem tentáculos ao redor da boca.
( ) Os moluscos apresentam corpo mole segmentado, simetria bilateral, são triblásticos e acelomados.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
CRIANÇAS CONTAM DE QUE MONSTROS TÊM MEDO E COMO LIDAM COM ISSO
MARTHA LOPES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Bruxa, vampiro, lobisomem... Muitos monstros ficam à solta quando chega o Dia das Bruxas. E de qual deles você tem mais medo? A Folhinha conversou com um grupo de crianças para saber a resposta delas – e elas ainda desenharam monstros assustadores!
A maior surpresa é que algumas crianças têm medo de criaturas que conheceram na série de livros e filmes "Harry Potter". Maria Fernanda Segura, 8, por exemplo, tem muitos pesadelos com um bicho-papão bem gosmento, que mora debaixo da cama. Adivinha onde ela viu essa criatura? Em um filme do bruxo! Maria Eduarda Lima, 9, tem pavor de outros monstros dessa história, os dementadores: "Sonho que eles estão roubando a minha alma!"
Manoela Torres, 8, e Matheus Calmon, 8, ficam assustados quando pensam em criaturas bem conhecidas. Manoela tem medo de lobisomem, e Matheus, de saci. Depois que conheceram essas lendas, não conseguem mais dormir em paz.
Já Henrique Bernardes, 7, e Felipe Genta, 8, têm temores bem originais. Henrique contou que, desde os quatro anos, tem pesadelo com um monstro que ele chama de "pesademonstro": "O sonho começa em um show de rock. O monstro toca guitarra, depois pega as pessoas com seus tentáculos e suga a sua força", explica. Felipe criou um predador que é uma árvore de Natal. Quando uma criança se aproxima para pegar um presente, a árvore a engole! COMO LIDAR
As crianças contaram que não costumam chamar os pais quando o medo lhes pega em cheio no meio da noite. Elas simplesmente esperam o pavor passar. Henrique ainda ensina: "Me escondo embaixo das cobertas para dormir de novo".
Para quem tem muito medo, Maria Eduarda aconselha: "Chame seus pais e tente esquecer". Henrique completa: "Todo mundo tem medo, até pai e mãe. Se alguém diz que não tem medo, é porque é segredo". Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/998229-criancas-contam-de-que-monstros-tem-medo-e-como-lidam-com-isso.shtml Acesso em: 01 jan. 2011.
Explique o que Henrique quis dizer quando afirmou que “se alguém diz que não tem medo, é porque é segredo”
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Um aluno escreveu para um site, desejando saber o tempo de degradação dos materiais na natureza. Recebeu a TABELA a seguir. Observe-a e, em seguida, responda ao que se pede.
Tempo necessário para a decomposição de alguns materiais
Fonte: Universidade Federal do Paraná - www.floresta.ufpr.br
Compare dois materiais citados na tabela que apresentam, respectivamente, tempo maior e menor de decomposição considerando sua classificação (orgânico e inorgânico) e a diferença do tempo de decomposição de cada um.
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Texto base: ,
Enunciado:
Pintando sem pincel
Materiais:
- Bandejas de isopor;
- Tinta guache de diversas cores;
- Papéis brancos;
- Pincéis;
- Papéis e toalhas para limpeza.
Atividade:
A mão gravada na parede é uma imagem clássica da arte pré-histórica. Também é muito comum fazer um "carimbo" com a mão dos alunos e imprimi-la numa camiseta como presente para os pais. É um processo de identificação usar digitais e um processo de reprodução de imagens utilizar carimbos.
Esta proposta é um pouco diferente das exemplificadas anteriormente, pois serão utilizadas marcas das digitais e das rugas dos dedos, da mão de uma forma geral, para construir outras imagens.
1 - Divida a sala em grupos com 4 alunos.
2 - Coloque duas bandejas de isopor em cada mesa, cada uma contendo um pouco de tinta guache.
3 - Cada aluno deve preencher a folha em branco carimbando não só o dedo ou a palma das mãos, mas tentando diferentes efeitos de movimentos das mãos com as laterais, fechando a mão, etc.
4 - Quando a folha estiver quase cheia, todos devem parar e observar as manchas formadas por alguns momentos. Devem procurar formas que sugiram desenhos nessas manchas e completar com o pincel essa nova pintura. Nesse momento, podem ser utilizadas outras cores.
5 - Cole a pintura em um papel maior, com margem de, pelo menos, 5 cm e monte uma exposição na sala.
6 - É muito importante fazer um debate sobre o processo e o resultado obtido.
- Física | 2.2 Dinâmica
A imagem abaixo ilustra uma bola de ferro após ser disparada por um canhão antigo.
Desprezando-se a resistência do ar, o esquema que melhor representa as forças que atuam sobre a bola de ferro é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.07 Concordância Verbal
Leia o texto a seguir.
Disponível: http://lauroportugues.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html.Acesso em 17 jul. 2013.
O diálogo entre as personagens é uma situação de informalidade. Isso justifica o desvio do registro culto formal da língua em relação à concordância (verbal ou nominal) na passagem: