Assinale a opção que corresponde a característica(s) das gimnospermas.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01.1. A minha história
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos que “Todo mundo precisa de uma boa inspiração. É sempre especial quando temos pessoas que admiramos para ler sobre suas conquistas, ouvir suas histórias e se espelhar em momentos conturbados”.
Disponível em:<https://www.brunoperin.com/blog/lista-de-dicas/8-empreendedores-para-se-inspirar/> Acesso em: 10 jan. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, pergunte aos alunos:
a) Você tem alguém para se inspirar? Quem?
b) Você já inspirou alguém? Quem? Quando? Por quê?
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos quais são os motivos que os levam a se inspirarem em alguém.
2.2. Apresente para os alunos três motivos que levam as pessoas a se inspirarem em alguém.
2.3. Solicite aos alunos que preencham a última coluna.
Motivos O quê? Quem o inspirou...
Aprendizado Você absorve várias dicas bacanas sobre o que fazer, como reagir em situações-chave e quais são os melhores caminhos.
Novas ideias É muito comum ter insights a partir dos pensamentos dessas pessoas que sempre estão lançando tendências e têm boas lições.
Inspiração É uma injeção de ânimo incrível quando você vê alguém fazendo algo impressionante, que você gostaria de ter feito ou simplesmente acha maravilhoso ter acontecido.
Disponível em:<https://www.brunoperin.com/blog/lista-de-dicas/8-empreendedores-para-se-inspirar/> Acesso em: 10 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, analise a imagem com os alunos. Pergunte aos alunos o que levou o personagem a conseguir fazer o que queria.
Solicite aos alunos que completem os dois últimos quadros escrevendo uma (s) situação (ões) em que começaram a fazer alguma coisa desanimados e depois conseguiram concluí-la.
Eu não consigo fazer.
Eu não vou fazer.
Eu consigo fazer. Eu vou fazer.
Sim. Eu fiz.
Disponível em:<https://decoremoda.biz/wp-content/uploads/2015/06/frases-de-motiva%C3%A7%C3%A3o-pessoal-engra%C3%A7adas-1.jpg> Acesso em: 10 jan. 2018. [Fragmento]
- Língua Portuguesa
O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradável surpresa em suas viagens ao México. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do país, revelou algo até então mantido sob sombras: há um item no orçamento do Pentágono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o México se torne “território ingovernável”. São 13 milhões de dólares destinados a fortalecer as forças armadas mexicanas.
Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.
(...) Mas o México terá de conformar-se com a redução da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Américas. “Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. Essa frase foi escrita por Andrés Oppenheimer, colunista do Miami Herald, íntimo da comunidade hispânica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questões latino-americanas.
(CARLOS, Newton. Narcotráfico corrói a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo – geografia e política internacional. Edição 100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)
1. (Fatec 2010) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.
As orações em cujo interior estão os verbos construindo e fortalecendo, destacados no trecho do texto, equivalem a orações subordinadas adjetivas (reduzidas de gerúndio). Assinale a alternativa em que essas orações encontram-se desenvolvidas adequadamente.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
O fator determinante da evolução da resistência de uma praga a um inseticida é a pressão de seleção, ou seja, o uso contínuo de um mesmo produto sem a implementação efetiva de estratégias de manejo de resistência.
ALISSON, Elton. Aumento de resistência de pragas agrícolas a inseticidas ameaça agronegócio.
Em relação aos inseticidas e seus efeitos, o trecho anterior faz referência à
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma empresa possui um sistema de controle de qualidade que classifica o seu desempenho financeiro anual, tendo como base o do ano anterior. Os conceitos são: insuficiente, quando o crescimento é menor que 1%; regular, quando o crescimento é maior ou igual a 1% e menor que 5%; bom, quando o crescimento é maior ou igual a 5% e menor que 10%; ótimo, quando é maior ou igual a 10% e menor que 20%; e excelente, quando é maior ou igual a 20%. Essa empresa apresentou lucro de R$132 000,00 em 2008 e de R$145 000,00 em 2009.
De acordo com esse sistema de controle de qualidade, o desempenho financeiro dessa empresa no ano de 2009 deve ser considerado:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Um banco estabelece os preços dos seguros de vida de seus clientes com base no índice de risco do evento assegurado. A tabela mostra o cálculo do índice de risco de cinco eventos diferentes.
Sabe-se que, nesse banco, o índice de risco de morte pela prática do evento BASE jumping é igual a 8.
Praticante de BASE jumping
O risco de morte para praticantes desse esporte, segundo a avaliação do banco, é de