Os estudos históricos por muito tempo explicaram as relações entre Portugal e Brasil por meio da noção de pacto colonial ou exclusivo comercial. Sobre esse conceito, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.03 Frações
Um jogo pedagógico é formado por cartas nas quais está impressa uma fração em uma de suas faces. Cada jogador recebe quatro cartas e vence aquele que primeiro consegue ordenar crescentemente suas cartas pelas respectivas frações impressas. O vencedor foi o aluno que recebeu as cartas com as frações: 3/5, 1/4, 2/3 e 5/9.
A ordem que esse aluno apresentou foi
- Arte - Fundamental | 01.4. Máscaras
Materiais necessários
- Papel com gramatura alta. Uma folha A4 para cada criança.
- Cola colorida – várias cores.
- Tesoura.
- Gominha ou elástico para prender a máscara ao rosto.
- Furador de papéis.
- Esponjas para pintura.
- Bandejas de isopor usadas. Limpas e secas.
- Panos para limpeza.
- Canetas para retroprojetor – pretas.
Procedimentos
1 º. Proponha uma análise de imagens de máscaras de vários tipos e para várias finalidades. Os alunos devem compreender a utilização das máscaras em diferentes culturas, como a grega, a africana, a japonesa, dentre outras.
2 º.Entregue o material e ensine como usar as mãos para fazer o contorno de uma máscara muito legal. Auxilie-os no desenho e recorte da máscara.
3 º.Os alunos utilizarão a cola colorida para pintar a máscara. Esse trabalho deverá ser feito usando os dedos e/ou as esponjas, fazendo a técnica do batique.
4 º.Terminado o trabalho de pintura e após a secagem da tinta. Eles podem usar as canetas de retroprojetor para criarem formas e desenhos que complementarão o trabalho de decoração das máscaras.
5 º.Coloquem o elástico nas extremidades e deixe que brinquem e encenem usando as máscaras.
Disponíveis em: <http://blogs.estadao.com.br/estadinho/2011/03/>. Acesso em: 16 dez. 2015.
- Física | 3.1 Termometria
(FUVEST 2019 1° FASE) À medida que a parcela de ar se eleva na atmosfera, nos limites da troposfera, a temperatura do ar decai a uma razão de 1 °C a cada 100 metros (Razão Adiabática Seca ‐ RAS) ou 0,6 °C a cada 100 metros (Razão Adiabática Úmida ‐ RAU).
Considerando os conceitos e a ilustração, é correto afirmar que as temperaturas do ar, em graus Celsius, T1 e T2, são, respectivamente,
Note e adote:
- Utilize RAS ou RAU de acordo com a presença ou não de ar saturado.
- Tar: temperatura do ar.
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
Leia trechos de uma reportagem e responda o que se pede.
16/03/2011-17h21
PESSOAS QUE TÊM CACHORRO SE EXERCITAM MAIS, DIZ PESQUISA
TARA PARKER POPE
DO "NEW YORK TIMES"
Se você procura a última palavra em equipamentos de exercício domésticos, considere algo com quatro pernas e um rabo que balança. Vários estudos mostram que cachorros podem ser grandes motivadores para que as pessoas se mexam. Seus donos não apenas têm maior tendência a fazer caminhadas regulares como também novas pesquisas apontam que quem anda com um cão é mais ativo de forma geral comparado às pessoas que não possuem um. (...)
Que informação da reportagem está relacionada à fração representada nesse diagrama?
- Matemática | 13.5 Polígonos
Ao levantar voo, certo avião divide sua decolagem em dois trechos: AB e BC. A primeira parte é feita em um ângulo de 60°, e a segunda ocorre em um ângulo de 30°. As distâncias horizontais percorridas em cada trecho são equivalentes. Encerrado o processo de decolagem, o avião mantém velocidade e altura constantes, conforme o esquema a seguir.
Medindo em relação ao nível do mar, descobre-se que as alturas h1, h2 e h3 se relacionam de acordo com a expressão