A figura abaixo exibe um quadrilátero ABCD, onde AB = AD e BC = CD = 2 cm. A área do quadrilátero ABCD é igual a
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Um projetista deseja construir um brinquedo que lance um pequeno cubo ao longo de um trilho horizontal, e o dispositivo precisa oferecer a opção de mudar a velocidade de lançamento. Para isso, ele utiliza uma mola e um trilho onde o atrito pode ser desprezado, conforme a figura.
Para que a velocidade de lançamento do cubo seja aumentada quatro vezes, o projetista deve
- Física | 3.1 Termometria
(UNIFESP) O texto a seguir foi extraído de uma matéria sobre congelamento de cadáveres para sua preservação por muitos anos, publicada no jornal "O Estado de S.Paulo" de 21.07.2002.
Após a morte clínica, o corpo é resfriado com gelo. Uma injeção de anticoagulantes é aplicada e um fluido especial é bombeado para o coração, espalhando-se pelo corpo e empurrando para fora os fluidos naturais. O corpo é colocado numa câmara com gás nitrogênio, onde os fluidos endurecem em vez de congelar. Assim que atinge a temperatura de -321°, o corpo é levado para um tanque de nitrogênio líquido, onde fica de cabeça para baixo.
Na matéria, não consta a unidade de temperatura usada. Considerando que o valor indicado de -321°, esteja correto e que pertença a uma das escalas, Kelvin, Celsius ou Fahrenheit, pode-se concluir que foi usada a escala
- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
MATERIAIS
- Fita adesiva
- Bola de isopor
- Lápis HB
- Papel xerocado (círculo)
- Lanterna
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando com os alunos sobre luz, sombra e volume, aplicados
nos desenhos. Vai explicar que é possível fazer efeitos belíssimos dando profundidade em um
desenho, utilizando somente a técnica de luz e sombra. Para este efeito, deve-se realçar uma
fonte de luz para iluminar o objeto. Assim, mostra-se a forma do mesmo e caracteriza-se o
volume.
- Mostrar para os alunos o que é uma escala tonal pois através dela fica mais fácil olhar e
treinar a percepção da luz e sombra no desenho.
Fonte: https://desenhosrealistas.com.br/de-mais-volume-aos-seus-desenhos/
- À partir desta explicação, o professor vai propor aos alunos um exercício para eles
exercitarem a técnica de luz e sombra.
- O professor deverá separar a sala em grupo de 04 crianças.
- Entregar para cada grupo uma bola de isopor que deverá ficar no centro da mesa do grupo.
-Se o professor achar necessário, fixar a bola de isopor com fita adesiva para ela não se
movimentar.
- Colocar uma lanterna acessa de um lado da mesa iluminado a bola de isopor.
- O professor deverá entregar aos alunos a folha xerocada com um desenho de um círculo.
- Peça aos alunos para observar e localizar as áreas mais claras (onde tem mais luz) da bola de
isopor e as partes mais escuras (onde tem menos luz).
- Explique aos alunos que eles vão sombrear o círculo, de acordo com o que estão vendo , ou
seja, onde a bola estiver mais clara, eles vão colorir(sombrear) mais claro e onde a luz bate
menos, colorir(sombrear) com o lápis mais forte.
- Incentive os alunos a preencher todo o espaço do círculo.
- Mostrar para os alunos que devido aos lugares que cada um se sentou, a luz foi projetada de
forma diferente na bola de isopor, por isso os coloridos (sombreados) não ficaram iguais.
- Se o professor achar interessante ele poderá mudar a lanterna de lugar e pedir para os alunos
fazerem outros registros de luz e sombra.
- Esta atividade vai ser muito interessante.
Fonte: http://mauriciodesenhosrealistas.blogspot.com/p/luz-e-sombra-estrutura-da-luz-e-sombra_4812.html
O VOLUME NO DESENHO
- Língua Portuguesa
O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradável surpresa em suas viagens ao México. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do país, revelou algo até então mantido sob sombras: há um item no orçamento do Pentágono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o México se torne “território ingovernável”. São 13 milhões de dólares destinados a fortalecer as forças armadas mexicanas.
Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.
(...) Mas o México terá de conformar-se com a redução da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Américas. “Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. Essa frase foi escrita por Andrés Oppenheimer, colunista do Miami Herald, íntimo da comunidade hispânica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questões latino-americanas.
(CARLOS, Newton. Narcotráfico corrói a estabilidade do estado mexicano. In: Mundo – geografia e política internacional. Edição 100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)
1. (Fatec 2010) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos.
As orações em cujo interior estão os verbos construindo e fortalecendo, destacados no trecho do texto, equivalem a orações subordinadas adjetivas (reduzidas de gerúndio). Assinale a alternativa em que essas orações encontram-se desenvolvidas adequadamente.
- História | 3.5 Nova
Nas últimas décadas do século 20, a expressão “neoliberalismo” passou a fazer parte não só do dia a dia de economistas, mas, também, do noticiário jornalístico, que difundiu o termo para toda a sociedade. Obviamente, para haver um “neoliberalismo”, é preciso que tenha havido, anteriormente, um “liberalismo”, doutrina econômica que tem suas bases em autores clássicos, como o filósofo escocês Adam Smith.
“O liberalismo vem do individualismo. As três questões básicas do liberalismo são a garantia da propriedade privada, a garantia dos excedentes monetários e a liberdade de usar os excedentes monetários, para qual se usa a doutrina de Adam Smith”, diz o professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Valter Duarte Ferreira Filho.
(LIBERALISMO... 2016).
Os princípios do neoliberalismo foram adotados no Brasil no contexto do