Um slogan busca divulgar uma ideia importante de forma simples e direta, além de traduzir valores e intenções, sobretudo se utilizado para fins de propaganda política.
As propostas do governo Médici e do governo Lula relacionadas aos slogans acima estão
identificadas, respectivamente, na seguinte alternativa:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.6 Exponencial
Se o desenvolvimento de (2x2+1/x )n possui termos e um deles é 112.c,x7 o valor de c será
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
Juventude e participação
Inicialmente, gostaria de destacar que toda
avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste
caso, essa comparação poderia ser feita em duas
direções. Uma delas em relação a outras faixas
[5] etárias e a outra em relação à juventude de épocas
passadas. Em relação à primeira dimensão, me
parece que o comportamento político da juventude
não seja diferente do de outras faixas etárias. Os
que avaliam como baixa a participação política
[10] a juventude atual não podem afirmar que seja
diferente da participação política das outras faixas.
Existem parcelas da população passivas (e entre elas
há jovens e também adultos), assim como existem
parcelas da população com alta taxa de participação
[15] política, e entre elas podemos igualmente identificar
jovens e adultos.
Logo, uma comparação entre faixas etárias não nos
leva a concluir que seja baixa a participação política
da juventude. Agora, em relação à outra dimensão, a
[20] comparação entre juventudes de épocas diferentes,
podemos constatar diferenças que aparentemente
levem algumas pessoas a afirmações do tipo “a
juventude atual não está com nada”, “antigamente
os jovens tinham maior consciência e atuação
[25] política”. E aqui, novamente, devemos analisar a
questão por partes. Jovens alienados e passivos
sempre existiram ao lado de jovens conscientizados
e ativos politicamente.
Deve-se reconhecer que a proporção entre essas duas
[30] categorias muda com o tempo, tem épocas em que
a proporção de jovens ativos se amplia e em outras
épocas diminui. Mas esse aumento ou diminuição é
uma expressão da sociedade como um todo e não de
uma determinada faixa etária. Se numa época a parcela
[35] de jovens cresce e se torna mais intensa, é porque esse
mesmo fenômeno se manifesta na sociedade como um
todo. O comportamento juvenil expressa as tendências
gerais da sociedade como um todo.
A grande diferença está nos meios de que dispõem os
[40] jovens para desenvolver sua consciência crítica ou para
manifestar sua postura política. Aí, sim, registramos
mudanças radicais em relação a outras épocas.
Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de
comunicação que permitem ampliar a velocidade e a
[45] abrangência da transmissão de idéias, o que oferece
facilidades nunca antes disponíveis para a expressão
política da juventude.
A minha resposta pode parecer otimista e tenho plena
consciência de que ela é. Os jovens da atualidade
[50] não são diferentes dos jovens de outras épocas,
aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não
atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do
passado, a diferença não está no grau e sim na forma.
Não muda o caminho, muda a forma de caminhar.
LUÍS DE LA MORA Adaptado de www.cipo.org.br
Nos processos de coesão textual, há vocábulos que substituem palavras, expressões ou idéias anteriormente expostas.
Um exemplo em que o vocábulo grifado retoma algo enunciado em parágrafo anterior é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os versos do poema de Cora Coralina para responder à questão.
Meus brinquedos...
Coquilhos de palmeira.
Bonecas de pano.
Caquinhos de louça.
Cavalinhos de forquilha.
Viagens infindáveis...
Meu mundo imaginário
mesclado à realidade.
E a casa me cortava: “menina inzoneira!”
Companhia indesejável – sempre pronta
a sair com minhas irmãs,
era de ver as arrelias
e as tramas que faziam
para saírem juntas
e me deixarem sozinha,
sempre em casa.
CORALINA, Cora. Minha Infância. In: Melhores poemas de Cora Coralina.
3. ed. São Paulo: Global, 2008. p. 97.
Esses versos lembram
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(MACKENZIE) Considere as seguintes substâncias orgânicas:
I. CH3COOH
II. CH2ClCOOH.
III. CH3CH2COOH
IV. CCl3COOH
Assinale a alternativa correta para a ordem crescente de caráter ácido dessas substâncias
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UPE) Para explicar os fenômenos naturais, a ciência precisa de um bom observador e de experimentos que reproduzam, em parte, tais fenômenos. E foi o que Francesco Redi (1626-1698) fez para provar a Teoria da Biogênese. Nessa mesma época, havia outros cientistas que reforçavam a Hipótese da Geração Espontânea com diferentes experimentos.
Assinale a alternativa que relaciona CORRETAMENTE o primeiro experimento de Redi, para provar a Biogênese, com o segundo experimento que sustentava a Abiogênese.