Em 1815, o médico inglês William Prout formulou a hipótese de que as massas atômicas de todos os elementos químicos correspondem a um múltiplo inteiro da massa atômica do hidrogênio. Já está comprovado, porém, que o cloro possui apenas dois isótopos e que sua massa atômica é fracionária.
Os isótopos do cloro, de massas atômicas 35 e 37, estão presentes na natureza, respectivamente, nas porcentagens de:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
O Sistema Solar é formado por oito planetas que giram em torno do Sol. A Terra, o planeta onde moramos, é o terceiro planeta mais próximo do Sol. A Terra apresenta várias diferenças em relação aos outros planetas do Sistema Solar. Em um jogo de bingo científico, as cartelas apresentam características da Terra e de outros planetas.
Os alunos devem pintar na cartela a característica sorteada referente à Terra.
Analise a cartela de Carla e as características já marcadas por ela, depois que sua professora sorteou quatro fichas.
Possui dois satélites naturais.
Possui um satélite natural.
Tem características que garantem a existência dos seres vivos.
Emite luz e calor próprios.
Possui anéis em seu redor.
Gira em torno do Sol.
- A) Todas as características pintadas por Carla referem-se à Terra? Justifique sua resposta.
- B) Há uma característica da Terra que ainda não foi pintada. Pinte-a de vermelho.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Texto base: Leia e observe este anúncio publicitário para responder à questão.
Enunciado:
Na peça publicitária é explorada a linguagem não verbal para expressar um sentimento que extrapola a relação de um indivíduo com um objeto, isso se refere
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa las respuestas.
¿Esto es pollo o carne asada?
Esto es ____________________.
¿Esto es ensalada o zumo?
Esto es ____________________.
¿Esto es pasta o arroz?
Esto es ____________________.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A imagem retrata a coroação de D. Pedro I, iniciando um novo regime de governo no Brasil.
Assinale a alternativa que nomeia o novo regime adotado e aponta corretamente suas características.
- Língua Portuguesa
Ler e crescer
1Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar, enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo da história. As conquistas tecnológicas e a democratização da educação trazem a esse acervo uma multiplicação exponencial, que começa a afligir homens e mulheres de várias formas. Com a angústia do excesso. A inquietação com os limites da leitura. A sensação de hoje ser impossível abarcar a totalidade do conhecimento e da experiência (ingênuo sonho de outras épocas). A preocupação com a abundância da produção e a impossibilidade de seu consumo total por meio de um indivíduo. O medo da perda. A aflição de se querer hierarquizar ou organizar esse material. 3Enfim, constatamos que a leitura cresceu, e cresceu demais.
4Ao mesmo tempo, ainda falta muito para quanto queremos e necessitamos que ela cresça. Precisa crescer muito mais. Assim, multiplicamos campanhas de leitura e projetos de fomento do livro. Mas sabemos que, com todo o crescimento, jamais a leitura conseguirá acompanhar a expansão incontrolável e necessariamente caótica da produção dos textos, que se multiplicam ainda mais, numa infinidade de meios novos. Muda-se então o foco dos estudiosos, abandona-se o exame dos textos e da literatura, criam-se os especialistas em leitura, multiplicam-se as reflexões sobre livros e leitura, numa tentativa de ao menos entendermos o que se passa, já que é um mecanismo que recusa qualquer forma de domínio e nos fugiu ao controle completamente.
Falar em domínio e controle a propósito da inquietação que assalta quem pensa nessas questões equivale a lembrar um aspecto indissociável da cultura escrita, e nem sempre trazido com clareza à consciência: o poder.
Ler e escrever é sempre deter alguma forma de poder. Mesmo que nem sempre ele se exerça sob a forma do poder de mandar nos outros ou de fazer melhor e ganhar mais dinheiro (por ter mais informação e conhecer mais), ou sob a forma de guardar como um tesouro a semente do futuro ou a palavra sagrada como nos mosteiros medievais ou em confrarias religiosas, seitas secretas, confrarias de todo tipo. De qualquer forma, é uma caixinha dentro da outra: o poder de compreender o texto suficientemente para perceber que nele há várias outras possibilidades de compreensão sempre significou poder – o tremendo poder de crescer e expandir os limites individuais do humano.
Constatar que dominar a leitura é se apropriar de alguma forma de poder está na base de duas atitudes antagônicas dos tempos modernos. Uma, autoritária, tenta impedir que a leitura se espalhe por todos, para que não se tenha de compartilhar o poder. Outra, democrática, defende a expansão da leitura para que todos tenham acesso a essa parcela de poder.
Do jeito que a alfabetização está conseguindo aumentar o número de leitores, paralelamente à expansão da produção editorial que está oferecendo material escrito em quantidades jamais imaginadas antes, e ainda com o advento de meios tecnológicos que eliminam as barreiras entre produção e consumo do material escrito, 2tudo levaria a crer que essa questão está sendo resolvida. Será? Na verdade, creio que ela se abre sobre outras questões. Que tipo de alfabetização é esse, a que tipo de leitura tem levado, com que tipo de utilidade social? ANA MARIA MACHADO www.dubitoergosum.xpg.com.br
Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar, enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo da história. (ref. 1)
O trecho destacado acima estabelece uma relação de sentido com o restante da frase.
Essa relação de sentido pode ser definida como: