Por meio de aspectos gráficos, o cartum sugere o caráter generalizante que pode ter um preconceito.
Um aspecto que aponta para essa generalização é:
Questões relacionadas
- História | Geral
No que se refere à Guerra do Peloponeso (431-404 a. C.), inserida no contexto de conflitos entre as cidades-estado e retratada de forma épica por Tucídides como a guerra “mais importante que todas as anteriores”, é correto afirmar que sua causa principal foi/foram
- Matemática | 15.1 Ponto
(ITA) Considere a reta r : y = 2x. Seja A = (3, 3) o vértice de um quadrado ABCD cuja diagonal está contida em r. A área deste quadrado é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um treinador de corrida com motocicletas prepara os circuitos de treino de seus atletas fazendo combinações entre as 4 pistas e os 5 modelos de motocicletas disponíveis no centro de treinamento. O comprimento das pistas, bem como a velocidade média das motocicletas (em treinos), estão listadas a seguir.
Para a próxima temporada, os circuitos preparados pelo treinador, na combinação (pista × moto), foram:
Sabe-se que o tempo médio de uma volta do circuito é calculado por meio da divisão do comprimento da pista pela velocidade média da motocicleta escolhida. Por adaptações em sua rotina, um dos atletas decide na próxima temporada treinar apenas no circuito mais rápido, sendo que todos os circuitos têm o mesmo número de voltas.
A combinação a ser escolhida pelo atleta para realizar os treinos da forma desejada é
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UECE) Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna I.
Coluna I
CLASSIFICAÇÃO
Coluna II
DEFINIÇÃO
1. Plâncton
( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas.
2. Nécton
( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar).
3. Bentos
( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: - Arte - Fundamental | 09. Arte Com Papel
Perspectivas do Livro de Artista
16 a 20/11/2009 – Auditório da Escola de Belas Artes da UFMG
Promoção: Programa de Pós-graduação em Artes/EBA/UFMG
Apoio: FAPEMIG
O Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG promoverá de 16 a 20 de novembro de 2009 a “Semana do Livro de Artista”, composta por eventos dedicados a discutir e difundir o “livro de artista” e seus desdobramentos na contemporaneidade.
Haverá o ciclo de palestras e mesas redondas “Perspectivas do Livro de Artista”, realizadas na EBA/UFMG, com a participação de artistas, pesquisadores e professores nacionais e internacionais, além da exposição “Livro/Obra”, na Biblioteca Universitária da UFMG, onde serão mostrados livros produzidos por alguns participantes da “Semana”, externos a UFMG, além de professores e alunos da EBA.
Está sendo criada uma coleção especial de livros de artista na Biblioteca da Escola de Belas Artes, cujo acervo será composto, a princípio, por doações feitas por artistas. Será a primeira coleção, no gênero, no país, a ser abrigada por uma biblioteca universitária e espera-se que ela venha a se tornar uma referência na área.
Está previsto ainda um desdobramento da “Semana do Livro de Artista”, em março de 2010, com a realização de uma exposição no Museu de Arte da Pampulha, acompanhada de mesa redonda sobre o tema.
O projeto, como um todo, tem como principal objetivo dar visibilidade ao tema “livros de artista”, através de uma reflexão sobre a produção nacional e alguns aspectos da produção internacional desse gênero na atualidade, reunindo artistas, professores e pesquisadores que através de debates e palestras, poderão apontar também suas tendências e perspectivas. Espera-se, com isso, fomentar a discussão sobre uma linguagem artística que vem se expandindo muito nas últimas décadas, e através da qual vários artistas têm desenvolvido suas poéticas.
Converse com a turma sobre as manifestações contemporâneas da arte, e sugira que pesquisem sobre o livro de artista em livros, revistas, jornais e sites da internet. Depois de coletadas as informações necessárias, abra um espaço para compartilharem esse material. Indique para os alunos verem o trabalho da artista Constança Lucas, no site: http://livrosdeartista.blogspot.com/
O fundo do mar é um dos trabalhos da artista Constanza Lucas. Depois de feitas as pesquisas, converse com os alunos sobre o que descobriram, e pergunte a eles se o livro de artista não parece familiar a alguns, se não se parece com alguns rabiscos que fazemos nos cadernos, alguns desenhos, ideias que anotamos, lembranças de coisas significativas que às vezes guardamos dentro de um caderno, frases ou palavras que gostamos.
A partir dessa discussão proponha aos alunos que façam um livro de artista a partir de uma leitura que fizerem do painel de linhas da atividade anterior. A escolha do material é livre, podendo ser canetinhas de ponta porosa e cores variadas, tintas, lápis de cor, ou as técnicas misturadas. O suporte pode ser papel de gramatura 120 ou 180, para a confecção do caderno, deve-se escolher os papéis e o formato e mandar cortar e encadernar, seria interessante mandar fazer um caderno pequeno, poucas páginas, e formato pequeno, como sendo um ensaio para um livro de artista maior.
Eles podem associar as linhas a fatos, formas, cores, e temas variados, assim como no exemplo dado acima, onde a artista utilizou como tema o fundo do mar. A maneira como vai se expressar o tema é individual, e de acordo com as referências de cada um.
A seguir auxilie os alunos na montagem de uma exposição dos trabalhos.