De acordo com Heloísa Starling, “Sertão é uma palavra carregada de ambiguidade. Sertão pode indicar a formação de um espaço interno, a fronteira aberta, ou um pedaço da geografia brasileira onde a terra se torna mais árida, o clima é seco, a vegetação escassa. Mas a palavra é igualmente utilizada para apontar uma realidade política: a inexistência de limites, o território do vazio, a ausência de leis, a precariedade dos direitos. Sertão é, paradoxalmente, o potencial de liberdade e o risco da barbárie – além de ser também uma paisagem fadada a desaparecer.
(Adaptado de Heloisa Murgel Starling, A palavra “sertão” e uma história pouco edificante sobre o Brasil. Disponível em https://www.suplementopernambuco.com.br/artigos/2243-a-palavra-sert%C3%A3o-e-uma-hist%C3%B3ria-pouco-edificante-sobre-o-brasil.html. Acessado em 06/08/2020.)
(José de Alencar, O sertanejo. São Paulo: Ática, 1995, p.15; Machado de Assis, Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, v. 3, p. 765; Euclides da Cunha, Os sertões. São Paulo: Ateliê, 2001, p. 135; João Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1956, p. 8.)
Assinale o excerto que corresponde à ideia de sertão desenvolvida pela autora.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Essa imagem representa:
- Química | 1.1 Introdução à Química
Observe no diagrama as etapas de variação da temperatura e de mudanças de estado físico de uma esfera sólida, em função do calor por ela recebido. Admita que a esfera é constituída por um metal puro.
Durante a etapa D, ocorre a seguinte mudança de estado físico:
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
27. [NA ARTE] POLÊMICA: INSTALAÇÃO “ENTROPA” RIDICULARIZA PAÍSES EUROPEUS
A República Tcheca queria uma obra que retratasse a diversidade da Europa. David Cerny, porém, criou uma instalação que retrata cada país europeu usando seus piores estereótipos. E até o Brasil entrou no bolo! [...]
“Dessa vez ele foi longe demais”, foi o que as autoridades da República Tcheca disseram sobre a instalação “Entropa”, encomendada ao artista plástico David Cerny para o salão principal do Conselho da União Européia em Bruxelas, na Bélgica.
A República Tcheca, que assumiu a presidência transitória da UE, queria apenas uma obra que retratasse a diversidade de culturas da Europa. David Cerny – artista que já causou polêmica quando, na década de 90, pintou de rosa-choque um tanque soviético num memorial da Segunda Guerra em uma praça de Praga – criou uma obra que retrata cada país europeu usando seus piores estereótipos.
Aí foi um tal de vampiros da Romênia, nazistas na Alemanha e futebol na Itália que não agradou nem um pouquinho aos outros governos europeus. Segundo o site da BBC, “Cerny afirmou que queria descobrir se a Europa consegue rir de si mesma”. Mas parece que retratar, por exemplo, a Bulgária como uma latrina foi um tremenda piada de mau gosto.
Como sempre tem um brasileiro nas grandes tragédias mundiais, nosso país faz parte da instalação: fomos retratados como um pedaço de carne crua sobre o mapa de Portugal, numa alusão à série de conquistas marítimas (e colonizações, e extermínios, e escravizações) que o país ibérico desenvolveu pelo mundo.
http://www.patriciojr.com.br/na-arte-polemica-instalacao-entropa-ridiculariza-paises-europeus/
A partir da notícia acima, discuta com a turma sobre o propósito e a utilidade da arte contemporânea. Incentive-os a pensar sobre essa questão de que a Arte Contemporânea tem a característica de mostrar o que está velado e muitas vezes denunciar o que está errado do ponto de vista ético, mas que o exagero pode acabar se tornando anti-ético e de mal gosto.
Após a discussão, proponha à turma a realização de uma releitura da obra do artista David Cerny. Em contraposição a essa instalação realizada por ele na Bélgica, sugira que escolham outras características para cada país representado por ele, que podem ser positivas ou negativas, mas que busquem um equilíbrio na conclusão do trabalho e que não tenham nenhum teor pejorativo.
O trabalho de instalação deverá ser exposto em um espaço da escola acessível à comunidade escolar.
- Ciências - Fundamental | 08. Distribuição de nutrientes e de gases pelo corpo
FIQUE SABENDO...
Por que o sangue circula pelo corpo?
Conheça os caminhos percorridos por esse precioso líquido
Em geral, é apenas quando nos cortamos que nos damos conta da existência do sangue. Talvez por isso muita gente não goste de ver esse líquido vermelho. Mas como ele é importante! No sangue, encontramos nutrientes gerados pelos alimentos que comemos, células que defendem o nosso organismo de doenças, oxigênio obtido com a respiração…
Se o sangue ficasse parado, somente uma parte do nosso corpo desfrutaria de tudo o que ele tem a oferecer. Mas ainda bem que não é isso que acontece: o sangue circula por todo o nosso organismo, percorrendo intrincados (embaraçados) caminhos.
Repare no seu punho e veja os pequeno vasos sanguíneos que transportam sangue. (foto: haybay_h / Flickr / CC BY-NC 2.0 )
Repare na região dos seus pulsos e também na dobra do seu cotovelo… Não há ali finas linhas azuis? Elas são pequenos tubos, chamados vasos sanguíneos, por onde passa o sangue. Há muitos deles espalhados pelo nosso corpo: os que vemos nos pulsos e na dobra do cotovelo são veias (vasos sanguíneos que chegam ao coração trazendo o sangue), mas há também as artérias (vasos sanguíneos que saem do coração, levando o sangue aos tecidos) e os capilares (vasos tão finos como fios de cabelo). Junto com o coração, os vasos sanguíneos formam o sistema circulatório.
É o sistema circulatório que faz com que o sangue percorra o nosso organismo por completo, permitindo que o oxigênio e os nutrientes transportados por ele cheguem a todas as regiões. Afinal, é o coração que bombeia o sangue, colocando-o em movimento, enquanto os vasos sanguíneos servem de caminho para esse precioso líquido…
No entanto, o sangue não só faz esse trabalho de entrega de oxigênio e nutrientes para diferentes partes do corpo, como, também, realiza outro: recolhe das células tudo o que elas não precisam mais. Para cumprir essas duas funções, porém, esse precioso líquido vermelho precisa de um longo caminho, que começa e termina no coração.
O coração é dividido em partes, como se fossem os cômodos de uma casa. Podemos imaginá-lo como uma casa de dois andares. A parte superior é dividida entre os átrios direito e esquerdo; e a inferior, entre os ventrículos direito e esquerdo. Vamos acompanhar a trajetória do sangue a partir do momento em que ele sai do coração pelo ventrículo direito?
O lado direito do coração bombeia sangue pobre em oxigênio (em azul) para os pulmões, enquanto o lado esquerdo desse órgão manda o sangue rico em oxigênio (em vermelho) para o resto do corpo. (gráfico: Nato Gomes)
Nesse momento, o sangue quase não carrega oxigênio: traz mais gás carbônico e substâncias descartadas pelas células, pois acabou de chegar do seu “passeio” pelo corpo. Por isso, segue pelas artérias até os pulmões. Nesse órgão, ele troca o gás carbônico por muito oxigênio e volta ao coração. Entra pelo átrio esquerdo, segue para o ventrículo esquerdo e sai pela artéria aorta em direção ao resto do corpo, para recomeçar o seu trabalho: entregar oxigênio e nutrientes a cada célula, recolher o que elas não precisam mais…
Todo esse trajeto, possível graças ao trabalho do sistema circulatório, é justificado porque o sangue tem papel fundamental para que possamos sobreviver. Todos os animais possuem um sistema circulatório, mas ele pode ser mais simples do que o nosso nos peixes, anfíbios e répteis, embora também seja essencial para suas vidas.
(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 171) Carlos Alberto Mandarim-de-Lacerda, Departamento de Anatomia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro FONTE: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/por-que-o-sangue-circula-pelo-corpo
A função do sistema circulatório é:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(ACAFE) Laboratório recria coração fóssil de peixe, traça evolução e ajuda medicina
Uma pesquisa coordenada pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBIo), em Campinas (SP), em parceria com 12 universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, recriou o coração fóssil de um peixe que existiu entre 113 e 119 milhões de anos e foi encontrado na Chapada do Araripe, no Ceará, um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo. A pesquisa iniciada há dez anos foi publicada na revista britânica Elife e pode abrir caminho para o esclarecimento da evolução cardíaca dos fósseis dos animais mais primitivos e auxiliar no futuro na cura de doenças cardíacas em humanos.
Fonte: g1.globo, 20/04/2016
Sobre o tema, analise as afirmações a seguir.
I - Os fósseis são uma forte evidência da evolução porque podem nos fornecer indícios de parentesco entre espécies diferentes que habitaram o planeta e os seres viventes atuais.
II - Além dos registros fósseis, a Teoria Evolucionista reúne uma série de evidências e provas da evolução das espécies, como os órgãos vestigiais, provas moleculares, embriologia comparada e as analogias e homologias. Como exemplo de homologia, podem ser citadas as asas de insetos e asas de aves.
III - Uma visão evolutiva das espécies estabelece que os animais do subfilo Vertebrata teriam um ancestral comum do qual derivariam as demais classes desse subfilo. Assim, o grau de complexidade dos órgãos e sistemas corporais seria progressivo com o avançar na escala evolutiva, saindo de estruturas mais simples e primitivas nos peixes até atingir estágios de maior complexidade nas aves e mamíferos.
IV - O coração dos peixes é primitivo, em forma de tubo contínuo, com duas cavidades, um átrio e um ventrículo. Assim, o sangue proveniente do corpo, rico em CO2, passa pelas brânquias, onde por difusão realiza as trocas gasosas com a água. O sangue oxigenado, portanto arterial, sai das brânquias e vai até o coração, onde é bombeado para todo o corpo. Esse tipo de circulação é denominada simples e completa.
V - De acordo com a Teoria Sintética, a evolução pode ser elucidada por fatores evolutivos, como por exemplo, as mutações, a recombinação gênica e a seleção natural. Enquanto a mutação e a recombinação aumentam a variabilidade genética nas populações, a seleção natural age na diminuição, visto que indivíduos com genes desfavoráveis à determinada condição ambiental tendem a ser eliminados e junto com eles seus genes.
Todas as afirmações corretas estão em: