Detroit foi símbolo mundial da indústria automotiva. Chegou a abrigar quase 2 milhões de habitantes entre as décadas de 1960 e 1970. Em 2010, porém, havia perdido mais de um milhão de habitantes. O espaço urbano entrou em colapso, com fábricas em ruínas, casas abandonadas, supressão de serviços públicos essenciais, crescimento da pobreza e do desemprego. Em 2013, foi decretada a falência da cidade. Essa crise urbana vivida por Detroit resulta dos seguintes processos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | Habilidade 1
Blues da piedade
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem
CAZUZA. Cazuza: O poeta não morreu. Rio de Janeiro: Universal Music, 2000 (fragmento).
Todo gênero apresenta elementos constitutivos que condicionam seu uso em sociedade. À letra de canção identifica-se com o gênero ladainha, essencialmente, pela utilização da sequência textual
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Texto base: No mapa, é possível identificar os países que integram os Tigres Asiáticos, numerados de 1 a 4.
Enunciado:
a) Nomeie os países que aparecem numerados no mapa.
b) Caracterize a forma de industrialização instalada nesses países.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Formigas estão virando zumbis após invasão de fungos
Além de se alimentar do corpo das formigas,
o fungo passa a controlar cada passo delas.
Por Roberto Hammerschmidt, em 15 de janeiro de 2012
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que um fungo chamado Ophiocordyceps unilateralis está zumbificando formigas. O parasita infiltra-se no cérebro de formigas carpinteiras tropicais para se alimentar e passa a manipular seus corpos de forma a garantir a perpetuação de sua espécie. A pesquisa é liderada pelo Dr. David Hughes, da Universidade da Pensilvânia, e está relatada em um comunicado de imprensa.
O fungo ataca em duas frentes: em primeiro lugar, usando a formiga como fonte de alimentação; em segundo, prejudicando seus músculos e o sistema nervoso central para “assumir o comando”. O resultado é que a formiga ganha um “andar” zumbi, em que é obrigada a caminhar em direção a uma região úmida e fria — o ambiente perfeito para o crescimento e reprodução do fungo — bem diferente das partes altas da floresta onde costuma ficar.
Isso acontece porque o fungo usa a formiga apenas como uma extensão do seu corpo. Fica fácil identificar, pela direção dos movimentos, as formigas que estão com o fungo, pois elas mantêm um comportamento completamente diferente das que não foram infectadas.
[intertítulo]
As formigas são contaminadas por esporos do fungo quando descem para a parte de baixo da floresta. Os esporos germinam e penetram no corpo da formiga e infectam o animal por inteiro, afetando seu sistema nervoso central. Depois de alguns dias, a formiga estará morta, e uma espécie de haste (parte do corpo do fungo) surgirá na sua cabeça, pronta para liberar mais esporos...
A forma com que esse fungo comanda uma formiga lembra um zumbi, que tem origem no sistema de crenças espirituais do Vodu afro-caribenho, em que trabalhadores teriam sido controlados por um poderoso feiticeiro. A história parece roteiro de filme, mas acontece de forma cíclica nas florestas tropicais. Se você nunca havia considerado a possibilidade de correr para as colinas, essa é a hora.
(Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/ciencia/17909-formigas- -estao-virando-zumbis-apos-invasao-de-fungos.htm>. Acesso em: abr. 2012.)
“O parasita infiltra-se no cérebro de formigas carpinteiras tropicais para se alimentar e passa a manipular seus corpos de forma a garantir a perpetuação de sua espécie”.
Nessa frase, que se encontra no primeiro parágrafo do texto,
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tomava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas, afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.
ASSIS, M. et al. Missa do galo: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Summus, 1977 (fragmento).
No fragmento desse conto de Machado de Assis, "ir ao teatro" significa "ir encontrar-se com a amante".
O uso do eufemismo como estratégia argumentativa significa
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Do Outro Mundo
Ruídos muito estranhos arrepiam os cabelos de Mariano e sua turma. Será que a antiga fazenda de café onde foram passar uns dias é mal-assombrada?
Mariano nos conta a aventura para desvendar esse mistério, enquanto escreve um livro sobre os fantasmas da escravidão.
Coleção: Ana Maria Machado
Ilustrações: Lúcia Brandão
Ática, 2002
ISBN: 8508081650
125 páginas.
Compre online
Disponível em: <http://www.anamariamachado.com/livro/do-outro-mundo>.
Acesso em 03 out. 2012.
Levando em conta os aspectos verbais e visuais da sinopse do livro, explique a intenção comunicativa desse texto.