O século XXI tem assistido à ampliação do debate acerca das uniões homoafetivas, o que possibilitou algumas mudanças, como a observada no quadro.
Essa mudança de costumes expressa principalmente o reconhecimento do seguinte princípio entre os direitos humanos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) Como a solidão pode comprometer a sua saúde
Segundo estudo, solitários têm risco 39% maior de apresentar sintomas mais intensos de um resfriado. Ter muitos amigos nas redes sociais não diminui o risco.
Você se sente sozinho? Uma nova pesquisa, publicada na revista Health Psychology, sugere que seu nível de solidão pode impactar diretamente na gravidade e na resposta do organismo a uma doença.
Para o atual estudo, os pesquisadores avaliaram níveis de solidão de 159 pessoas, entre 18 e 55 anos, além da quantidade de amigos que elas tinham nas redes sociais. Depois, os voluntários receberam, por via nasal, doses iguais de vírus de resfriado comum. Eles, então, ficaram isolados por cinco dias em um hotel para que os sintomas manifestados fossem avaliados pelos especialistas.
Todas as pessoas que participaram do estudo tiveram a mesma chance de ficar doentes, mas aquelas que relataram sentir-se mais solitárias manifestaram sintomas de resfriado, como dor de garganta, espirro e coriza, mais graves do que as que não se sentiam sozinhas. Segundo os resultados, os participantes solitários apresentaram uma probabilidade 39% maior para os sintomas mais agudos.
Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 1 dez. 2017 (adaptado).
Nessa reportagem, a referência à pesquisa é acionada como uma estratégia argumentativa para
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Astroteologia
Aparentemente, foi o filósofo grego Epicuro que sugeriu, já em torno de 270 a.C., que existem inúmeros mundos espalhados pelo cosmo, alguns como o nosso e outros completamente diferentes, muitos deles com criaturas e plantas.
Desde então, ideias sobre a pluralidade dos mundos têm ocupado uma fração significativa do debate [5] entre ciência e religião. Em um exemplo dramático, o monge Giordano Bruno foi queimado vivo pela Inquisição Romana em 1600 por pregar, dentre outras coisas, que cada estrela é um Sol e que cada Sol tem seus planetas.
Religiões mais conservadoras negam a possibilidade de vida extraterrestre, especialmente se for inteligente.
No caso do cristianismo, Deus é o criador e a criação é descrita na Bíblia, e não vemos qualquer menção de [10] outros mundos e gentes. Pelo contrário, os homens são as criaturas escolhidas e, portanto, privilegiadas.
Todos os animais e plantas terrestres estão aqui para nos servir. Ser inteligente é uma dádiva que nos põe no topo da pirâmide da vida.
O que ocorreria se travássemos contato com outra civilização inteligente? Deixando de lado as inúmeras dificuldades de um contato dessa natureza – da raridade da vida aos desafios tecnológicos de viagens [15] interestelares – tudo depende do nível de inteligência dos membros dessa civilização.
Se são eles que vêm até aqui, não há dúvida de que são muito mais desenvolvidos do que nós. Não necessariamente mais inteligentes, mas com mais tempo para desenvolver suas tecnologias. Afinal, estamos ainda na infância da era tecnológica: a primeira locomotiva a vapor foi inventada há menos de 200 anos (em 1814).
[20] Tal qual a reação dos nativos das Américas quando viram as armas de fogo dos europeus, o que são capazes de fazer nos pareceria mágica.
Claro, ao abrirmos a possibilidade de que vida extraterrestre inteligente exista, a probabilidade de que sejam mais inteligentes do que nós é alta. De qualquer forma, mais inteligentes ou mais avançados tecnologicamente, nossa reação ao travar contato com tais seres seria um misto de adoração e terror.
[25] Se fossem muito mais avançados do que nós, a ponto de haverem desenvolvido tecnologias que os liberassem de seus corpos, esses seres teriam uma existência apenas espiritual. A essa altura, seria difícil distingui-los de deuses.
Por mais de 40 anos, cientistas vasculham os céus com seus radiotelescópios tentando ouvir sinais de civilizações inteligentes. (...) Infelizmente, até agora nada foi encontrado. Muitos cientistas acham essa [30] busca uma imensa perda de tempo e de dinheiro. As chances de que algo significativo venha a ser encontrado são extremamente remotas.
Em quais frequências os ETs estariam enviando os seus sinais? E como decifrá-los?
Por outro lado, os que defendem a busca afirmam que um resultado positivo mudaria profundamente a nossa civilização.
A confirmação da existência de outra forma de vida inteligente no universo provocaria uma revolução.
[35] Alguns até afirmam que seria a maior notícia já anunciada de todos os tempos.
Eu concordo.
Não estaríamos mais sós. Se os ETs fossem mais avançados e pacíficos, poderiam nos ajudar a lidar com nossos problemas sociais, como a fome, o racismo e os confrontos religiosos.
Talvez nos ajudassem a resolver desafios científicos. Nesse caso, quão diferentes seriam dos deuses que tantos acreditam existir?
Não é à toa que inúmeras seitas modernas dirigem suas preces às estrelas e não aos altares.
Marcelo Gleiser Folha de São Paulo, 01/03/2009
Ser inteligente é uma dádiva que nos põe no topo da pirâmide da vida. (ℓ. 11-12)
Essa afirmação finaliza o 3º parágrafo, que se organiza do geral para o particular.
No contexto, pode-se dizer que a afirmação tem a função de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
Texto base: Leia a reportagem.
Crianças mostram a cultura de diversos países por meio de brincadeiras. A cultura dos países participantes da Copa do Mundo foi objeto de estudo dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que participaram do Projeto Pé com Pé. A demonstração do que aprenderam será nos dias 25 e 26 de junho, no Centro de Atividades do Sesc Palmas, na quadra 502 Norte.
As crianças vão fazer apresentações de capoeira e maculelê, dança suíça, adoleta (brincadeira francesa), farão exposições de perucas, sanfonas, leques e reprodução de obras do artista norte-americano Jackson Pollock. Além disso, a programação conta com diversas brincadeiras, como karaokê, pescaria e mastro fita. Disponível em: <http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=criancas-mostram-cultura-de-diversos-paises-por-meio-de-brincadeiras> Acesso em: 16 out. 2014.
Enunciado:
1. Por que algumas brincadeiras das crianças de outros lugares do mundo não são iguais às brincadeiras das crianças brasileiras?
2. Que tipo de brincadeiras ou jogos as crianças, do mundo inteiro, utilizam atualmente?
3. Por que as brincadeiras mudam de tempos em tempos?
- Física | A. Escalar
Um piloto testa um carro em uma reta longa de um autódromo. A posição do carro nessa reta, em função do tempo, está representada no gráfico.
Os pontos em que a velocidade do carro é menor e maior são, respectivamente
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(UNIT)
O Ministério da Saúde lançou no dia 14/01/2014 campanha educativa de combate a uma doença infectocontagiosa. A campanha orienta profissionais da área de saúde na identificação dos sinais e sintomas visando a diagnóstico precoce dessa doença. O slogan dessa campanha é “____________ Tem Cura”.
Considerando-se os sinais e sintomas representados na ilustração — recorte do Banner da campanha —, é correto afirmar que a doença que completa o slogan é a: