"Acho que só devemos ler a espécie de livros que nos ferem e trespassam. Um livro tem que ser como um machado para quebrar o mar de gelo do bom senso e do senso comum."
(Adaptado de "Franz Kafka, carta a Oscar Pollak, 1904" Disponível em https://laboratoriode sensibilidades.wordpress.com. Acessado em 28/05/2018.)
Assinale o excerto que confirma os dois textos anteriores.
Questões relacionadas
- Matemática | 03. Funções
Se X e Y são conjuntos que possuem 6 e 12 elementos respectivamente, então o número de funções injetivas f: X → Y que podem ser construídas é:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Observa la viñeta.
La viñeta hace referencia al (a la)
- Ciências - Fundamental | 12. Desequilíbrios Ambientais e Suas Soluções
Analise a imagem que destaca o solo de uma região.
Disponível em: <http://www.vivaterra.org.br/desertificacao_4.1.jpg>. Acesso em: 05 out. 2012.
O solo retratado na imagem tem como característica a
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A atividade econômica desenvolvida na imagem a seguir é importante para a economia de algumas regiões no Brasil.
Disponível em: <http://maisdestinos.com/wp-content/uploads/2015/05/acre>
A alternativa que indica corretamente o tipo de atividade econômica e a principal região do Brasil onde ela é desenvolvida, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Bicicleta
ANJOS COM RODAS
Usar a bicicleta para ir ao trabalho ou à balada é saudável, econômico e prático, mas exige atenção. É para isso que existem os bike-anjos – voluntários que ajudam ciclistas iniciantes
Silvia Amelia de Araújo
Gloss - 06/2011
Se você acha a ideia de se locomover de bicicleta por uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro uma loucura, peça ajuda a um anjo da guarda. Quem não tem o seu pode encomendar um pela internet: o blog Bike Anjo reúne voluntários que acompanham ciclistas iniciantes – ou apenas temerosos – em suas saídas às ruas. Além de pedalar ao seu lado (ou ensinar a pedalar, se for o caso), os bike-anjos ajudam a achar o melhor caminho para você chegar aonde quer. Para solicitar um desses acompanhantes, basta preencher uma ficha no site explicando o local onde está e o dia em que quer pedalar – há voluntários em várias cidades do país.
“Nosso papel é mostrar que dá para dividir a rua com os carros sem medo”, diz a professora de educação física Sílvia Oliveira, 30 anos, que começou a atuar como bike-anjo em janeiro. “Todo mundo acha que é muito mais difícil antes de tentar. Mas, quando chega ao destino pela primeira vez, vê que é algo tranquilo.” Foi assim com a arquiteta mineira Carina Chandan, 26, que mora há três anos em São Paulo. De ônibus ela não levava menos de uma hora e meia para chegar ao trabalho – a 5 quilômetros de sua casa. Com a bicicleta, passou a levar meia hora. Hoje só gasta 15 minutos para pedalar a mesma distância. “Chego mais rápido e com bom humor”, diz.
Quem pensa que ela também chega toda suada está enganada. As bikers experientes garantem que o suor só incomoda mesmo nas primeiras pedaladas. “Ele diminui à medida que vamos ganhando condicionamento físico e percebemos que não é preciso pedalar com força demais”, diz a assessora de imprensa Aline Cavalcante, 25. Associando a experiência à maquiagem e ao penteado certo, você pode chegar bonita ao destino sempre.
“Vou até para a balada de bike”, diz Aline, que ganhou um carro da mãe há três anos – e depois teve de se esforçar para convencê-la de que era melhor vendê-lo. “O dinheiro que eu gastava com o carro agora uso para viajar”, diz. A troca não vale a pena?
(...)
Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/anjos-rodas-bicicleta-trabalho-balada-saudavel-630912.shtml. Acesso em 10 jun. 2011
Explique quem são os bike-anjos de acordo com a reportagem.