O uso de palavras que se referem a termos já enunciados, sem que seja necessário repeti-los, faz parte dos processos de coesão da linguagem.
Na pergunta feita no segundo quadrinho, uma palavra empregada com esse objetivo
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Desejo ter, para minha aposentadoria, 1 milhão de reais. Para isso, faço uma aplicação financeira, que rende 1% de juros ao mês, já descontados o imposto de renda e as taxas bancárias recorrentes.
Se desejo me aposentar após 30 anos com aplicações mensais fixas e ininterruptas nesse investimento, o valor aproximado, em reais, que devo disponibilizar mensalmente é:
Dado: 1,01361 ≈ 36
- Arte | 2. Pré-História
Disponível em: https://eukomunico.wordpress.com. Acesso em: 19 set. 2021.
As pinturas rupestres são as primeiras formas de expressão humana e eram executadas nas paredes das cavernas. Quanto à intenção do “artista” primitivo, podemos inferir as (os)
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
O sentido das linhas
Materiais:
- Computador e projetor para exibir as imagens a seguir, do artista Amílcar de Castro, ou imagens impressas para mostrar aos alunos:
Disponível em: <http://www.editoradlo.com.br/wp-content/uploads/2012/03/amilcar11.png>. Acesso em: 20 out. 2014.
- Papel duro branco, pode ser super white, cartolina, canson, etc.;
- Pincel de ponta quadrada grosso;
- Tinta nanquim preta;
- Tinta guache branca;
- Papéis ou toalhinhas para secar os pincéis;
- Corda e pregador de roupa para um varal improvisado;
- Acesso a um tanque ou pia;
- Fita crepe.
Atividade:
- A aula será dividida em três momentos:
1º - Mostre as imagens de Amílcar de Castro e instigue os alunos a fazer relações entre as duas imagens, pensando o fundo, o espaço e como a inversão de preto e branco cria outras leituras.
2º - Divida a sala em grupos de três ou quatro alunos. Cada aluno terá seu papel (sugere-se para essa prática papel em tamanho A4), mas podem compartilhar pincéis e nanquim.
- Cada um deve afixar o papel na mesa com a fita crepe, fazendo uma margem, como na figura a seguir:
- Fale para cada aluno pintar um desenho com tinta guache branca e esperar secar completamente.
- Depois de seco, eles devem cobrir todo o papel (inclusive a parte pintada) com o nanquim preto. Desta forma a folha ficará toda preta. Instrua-os a esperar a tinta secar completamente.
- Depois de seco, os alunos deverão tirar a fita e se dirigirem ao tanque para lavar o desenho com água, passando a mão levemente. Nesse momento, a tinta guache irá sair, revelando o branco do papel.
- Cada um deve pregar seu papel no varal e esperar secar.
3º - Após os papéis secarem, montem uma exposição dos trabalhos na sala. Fale com cada aluno para observar e analisar, sem julgar, cada desenho. Comentem os resultados e relacionem-nos com os dois desenhos de Amílcar de Castro.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Assinale a alternativa em que o vocábulo grifado está no sentido denotativo.
- História | 6.03 Revolução Industrial
Milhares de pessoas se manifestaram em vários países para celebrar o Dia do Trabalho ou protestar contra as políticas de austeridade executadas pelos governos. Os manifestantes saíram às ruas de Madri para criticar os cortes nos programas sociais e a reforma trabalhista realizada pelo governo conservador espanhol. Exibindo uma enorme faixa com os dizeres “Querem acabar com tudo: trabalho, dignidade, direitos”, os trabalhadores percorreram o centro de Madri. Outros milhares de pessoas, principalmente comunistas, participaram das manifestações em Atenas e em outras cidades da Grécia, país em que o Dia do Trabalho é celebrado tradicionalmente como o Dia da Greve Geral no setor privado e no público.
Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item a seguir, relativos à crise econômica global.
Com o processo de industrialização iniciado na Inglaterra, no século XVIII, surgiram as primeiras manifestações de trabalhadores urbanos em luta por mais direitos e melhoria de salários e de condições de vida.