(UNICAMP) Um cilindro circular reto, com raio da base e altura iguais a R, tem a mesma área de superfície total que uma esfera de raio:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.3 Ciclos Biogeoquímicos
Na ficção científica, vemos humanos colhendo em campos de trigo abaixo dos céus marcianos e cultivando fileiras de batatas dentro de hábitats climatizados. Mas, na realidade, cultivar qualquer tipo de planta em Marte será um desafio, já que o solo marciano carece de ingredientes essenciais. Dessa forma, as plantas precisam de muito nitrogênio em duas formas químicas: amônia (NH3) ou nitrato (NO3-). A maior parte do nitrogênio de Marte está preso em forma de N2 na atmosfera do planeta, e até onde sabemos, o solo marciano é bem pobre do elemento.
Na Terra, a disponibilização dos compostos mencionados no texto é realizada fundamentalmente por
- Geografia | 2. Cartografia
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) Projeção cartográfica é uma transformação que faz corresponder, a cada ponto da superfície terrestre, um ponto no plano.
GASPAR, J. A. Cartas e projeçõe. Lisboa: Lidel, 2005.
As relações do plano de projeção à superfície projetada mostradas nas figuras são identificadas,respectivamente em:
- História | 3.2 Era Vargas
Mesmo com a instalação da quarta emissora no Rio de Janeiro, a Rádio Educadora, em janeiro de 1927, a música popular ainda não desfrutava desse meio de comunicação para se tornar mais conhecida. Renato Murce, um dos maiores radialistas de todos os tempos, registrou, no seu livro Nos bastidores do rádio, que as emissoras veiculavam apenas “um certo tipo de cultura, com uma programação quase só da chamada música erudita, conferências maçantes e palestras destituídas de interesse”. E acrescentou: “Nada de música popular. Em samba, então, nem era bom falar”.
CABRAL, S. A MPB na Era do Rádio. São Paulo: Moderna, 1996.
A situação descrita no texto alterou-se durante o regime do Estado Novo, porque o meio de comunicação foi instrumentalizado para
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Dança e folguedos regionais ou folclóricos
Diferentes manifestações culturais e folclóricas se utilizam da dança como meio de expressão.
Nesta sugestão de trabalho, será proposta aos alunos uma pesquisa prévia desse assunto.
Procedimentos
1.º Professor, divida a sala em grupos e estabeleça algumas manifestações culturais como tema de investigação. Como sugestão (podem-se acrescentar ou escolher outras vertentes) de temas de pesquisa para os grupos. apresentamos: capoeira, congado, folia de reis ou reisado e dança de São Gonçalo. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2.º Os alunos deverão fazer uma pesquisa prévia e realizar uma apresentação para a turma, seja com uso de multimídias ou cartazes (o que for mais viável). Auxilie os alunos na escolha da forma de apresentação. Prepare com antecedência material para projeção, som ou papéis para os alunos confeccionarem os cartazes.
3.º Podem ser analisadas as vestes, as músicas, as regras de apresentação. Além disso, em relação à capoeira, a situação intermediária em que se encontra como um sistema de defesa e a dança, simultâneos.
4.º Sugira aos alunos que apresentem uma pequena performance de como seria a dança folclórica pesquisada. Eles poderão improvisar as roupas, escolher a música que geralmente é usada na apresentação e, em um dia marcado por você, professor, as crianças apresentariam as danças para os outros alunos da escola. Peça auxílio para os professores de Educação Física, na execução dos passos próprios de cada dança.
Material de pesquisa sobre danças e folguedos regionais disponível em:
<http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/dancas-folcloricas-brasileiras/>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<https://www.youtube.com/watch?v=aO96RV3u1OU>.Acesso em: 20 abr. 2015.
<http://www.gazetadebeirute.com/2013/04/a-cultura-e-danca-popular-do-brasil.html>.
Acesso em: 20 abr. 2015.
- Física | A. Escalar
(UESB) Um trem sai da estação de uma cidade, em percurso retilíneo, com velocidade constante de 20,0 m/s. Depois de sua partida, um segundo trem parte da estação com velocidade constante de 25,0 m/s.
O tempo necessário, em minutos, para o segundo trem alcançar o primeiro, a 180,0 km da cidade, é de