Considere a sequência (an) = (2, 3, 1, − 2, ...), n ∈ IN*, com 70 termos, cuja fórmula de recorrência é:
O último termo dessa sequência é:
Questões relacionadas
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UEFS) O pêndulo simples é um sistema idealizado consistindo em uma partícula suspensa por um cabo leve inextensível que, quando puxado para um dos lados de sua posição de equilíbrio e liberado, oscila no plano vertical sob a influência da força gravitacional. Considere um pêndulo simples com comprimento de 9,0 m e que executa 20 oscilações completas em 2,0 min, em um determinado local.
Com base nessas informações, conclui-se que o módulo da aceleração da gravidade nesse local, em m/s², é, aproximadamente, igual a
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel Canson formato A4
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Cola colorida
- Lápis de cor
- Imagem grande de um rosto de uma pessoa
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar mais um pouco sobre Picasso, e o movimento cubista.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cubismo
- https://www.todamateria.com.br/cubismo/
- Pedir as crianças para trazerem de casa uma imagem grande de um rosto de uma pessoa recortada de revistas ou jornais.
- Pedir as crianças para traçarem linhas retas no verso da folha (da imagem).
-
- Fonte: https://br.pinterest.com/pin/542754192566888275/
- OBS: Como são crianças pequenas, utilizar no máximo 04 linhas .
- Distribuir uma folha de papel canson para cada criança.
- Pedir as crianças para recortar a imagem nas linhas traçadas e reservar os pedaços para uma montagem cubista.
- Antes de iniciar a colagem, instrua as crianças a organizar as peças de maneira que as figuras não se encaixem corretamente de forma tradicional .
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento da atividade.
- Vá colando peça por peça .
- Entre uma peça e outra, pode ser aplicado cola colorida ou se as crianças preferirem pode ser usado o lápis de cor.
- Depois de finalizado a atividade o professor poderá colocar uma moldura (de papel) e fazer uma exposição dos trabalhos na escola.
- Matemática | 10. Estatística
Ano após ano, muitos brasileiros são vítimas de homicídio no Brasil. O gráfico apresenta a quantidade de homicídios registrados no Brasil, entre os anos 2000 e 2009.
Se o maior crescimento anual absoluto observado nessa série se repetisse de 2009 para 2010, então o número de homicídios no Brasil ao final desse período seria igual a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a fotografia da cidade de Paris no início do século XX.
Disponível em: <http://goo.gl/WDsZS8>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
a) Identifique três elementos na foto que podem ser caracterizados como típicos do período da Belle Époque.
b) Explique os principais motivos para o desenvolvimento econômico, tecnológico e cultural que marcou o final do século XIX e o início do século XX.
- Matemática - Fundamental | 02. Ordens e classes
Censo 2010: Os primeiros resultados definitivos, divulgados em novembro de 2010, apontaram uma população formada por 190.732.694 pessoas.
Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/default.shtm>. Acesso em: 26 dez. 2018.
Disponível em: <https://www.seropedicaonline.com/noticias/populacao-brasileira-atingira-a-pico-de-233-milhoes-em-2047-e-comecara-a-cair-diz-ibge/>. Acesso em: 26 dez. 2018.
Com base na informação acima indique:
- A. a quantidade e quais são as classes do número que corresponde a população brasileira no censo de 2010.
- B. o algarismo 9 aparece duas vezes nesse número, indique a ordem de cada um deles.