A composição assimétrica da membrana plasmática possibilita alguns processos fundamentais para o funcionamento celular.
Um processo associado diretamente à estrutura assimétrica da membrana plasmática é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Deu vontade de jogar, mas não sabe como reunir os amigos...
Muitas vezes é difícil encontrar grupos para bater uma bola. Em função disso, estão sendo disponibilizados aplicativos que reúnem times e reservam espaços para os adeptos da paixão nacional. Num exemplo dessas iniciativas, é possível organizar uma partida de futebol, se inscrever para participar de um jogo, alugar campos e quadras, convidar jogadores. O aplicativo tem dois tipos de usuários: um que o usa como ferramenta de gestão do grupo, convidando amigos para jogar, vendo quem confirmou e avaliando os jogos. Outro usuário é o que busca partidas perto de onde ele está, caso de pessoas que estão de passagem numa cidade.
BENEDICTO, M.; MARLI, M. Bola na rede. Retratos:a revista do IBGE, n. 2, 2017 (adaptado).
A inter-relação entre tecnologia e sociedade tem estimulado a criação de aplicativos. Nesse texto, isso é percebido pelo desenvolvimento de aplicativos para
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O estudo do equilíbrio das populações utiliza conceitos matemáticos e biológicos. Dentre os biológicos, destaca-se o conceito de predação, relação entre presa e predador, que tende a estabelecer o equilíbrio entre esses indivíduos.
Levando-se em consideração que não há interferência ou alteração dos fatores ambientais, assinale a opção que melhor representa um exemplo típico de predação, como é o caso observado entre populações de lebres e linces.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
O filme A corrente do bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. A ideia é baseada em três premissas: fazer por alguém algo que este não pode fazer por si mesmo; fazer isso para três pessoas; cada pessoa ajudada deve fazer isso por outras três pessoas. Da mesma forma que temos a "corrente do bem" para 3 pessoas, podemos ter uma corrente do bem para um número qualquer de pessoas. Suponha que uma corrente do bem seja iniciada numa segunda-feira, com X pessoas sendo ajudadas, e que cada uma dessas X pessoas ajudasse outras X pessoas exatamente 24 horas após ter recebido a ação voluntária.
Disponível em: www.webcine.com.br. Acesso em: 18 fev. 2012
Para termos um total de 42 pessoas ajudadas ao término da terça-feira o número X deve ser igual a:
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
O gráfico acima representa uma onda que se propaga com velocidade constante de 200 m/s.A amplitude A (em cm),o comprimento de onda (em cm) e a frequência f (em kHz) da onda são, respectivamente,
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Objetos afetivos selecionados pelos alunos relacionados à vida de criança
- Espaços selecionados na escola para receber os objetos
Desenvolvimento:
1 - Proponha às crianças a criação de um museu com o tema vida de criança.
2 - Ao longo de um mês realize a coleta do acervo que será exposto no museu: brinquedos preferidos, jogos, fotografias, roupas, sapatinhos, etc. É importante ressaltar o caráter afetivo destes objetos para as crianças.
3 - Realizem uma votação a respeito do melhor lugar para que o museu seja montado.
4 - As fotografias poderão ser montadas em colorset preto com margem de 7 cm. Evite usar cola, fita adesiva, fita crepe ou fita dupla face nesta montagem. A 3M fabrica uma massa adesiva que não gruda e pode ser retirada depois da montagem. Ela é prática e barata. Serve também para prender papéis na parede, veja:
5 - Os objetos poderão ser organizados segundo suas funções ou identidades. Se o espaço for aberto, sugiro até mesmo a disposição dos objetos em nichos pelo chão com placas indicativas do acervo. Caso não queira proceder assim, organize carteiras lado a lado e exponha os objetos sobre elas. Forre as carteiras e os seus pés com papel de presente cuja temática seja a infância. Você poderá compor a montagem com fitas coloridas. Outra possibilidade é montar um museu suspenso como os objetos pendurados por fios de nylon. A montagem dependerá do espaço que você terá disponível.
6 – Certamente, valores como preservação, respeito ao patrimônio, conhecimento vivenciado a partir da memória, organização, entre outros, deverão fazer parte da proposta. As crianças poderão ser escaladas para acompanhar a visitação, bem como para mantê-la em ordem.
7 - Cada objeto e fotografia poderão conter número e nome do doador.
8 - Elabore um convite para visitação do museu e coleque placas impressas indicativas dos acervos:
- Fotografia;
- Brinquedos;
- Jogos, etc.
Observações:
Se for interessante envolver toda a escola ou o ensino fundamental - séries iniciais, convide colegas de trabalho para fazer parte da proposta.