Mendel, em um de seus experimentos, cruzou ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, ambas chamadas de Geração Parental, e observou que todos os descendentes possuíam sementes lisas, sendo chamados de Geração F1. Ao cruzar indivíduos da geração F1, obteve a geração F2, na qual 3/4 dos indivíduos possuíam sementes lisas e 1/4 possuía sementes rugosas.
A partir desses experimentos, Mendel concluiu:
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 2.09 Preposições
(UDESC) En el pasado existia solamente la Quinta Montana. Hombres y dioses vivian juntos, paseaban por los jardines del Paraiso, conversaban y reian entre si. Pero los seres humanos habian pecado y los dioses los expulsaron de alli. Como no tenian donde enviarlos, terminaron creando la Tierra alrededor de la montana, para poder arrojarlos alli, mantenerlos bajo su vigilancia y hacer que siempre recordaran que estaban en un plano muy inferior al de los moradores de la Quinta Montana.
No obstante, se cuidaron de dejar abierta 1una puerta de retorno: si la humanidad siguiese bien su camino trazado, terminaria regresando a lo alto de la montana. Y, para no dejar que esta idea fuera olvidada, encargaron a los sacerdotes y a los gobernantes que la mantuvieran viva en la imaginacion del mundo.
Todos los pueblos compartian la misma creencia: si las familias ungidas por los dioses se alejaran del poder, las consecuencias serian graves. Nadie se acordaba ya de por que estas familias habian sido escogidas, pero todos sabian que estaban emparentadas con las familias 2divinas.
COELHO, Paulo. La quinta montaña. Editorial Planeta, 2006.
Senale la alternativa en que todos los vocablos, extraidos del texto, son preposiciones.
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Muitos seres vivos estabelecem relações ecológicas entre si e podem ter benefício ou prejuízo ou ainda ser indiferentes na relação. Alguns exemplos dessas relações foram descritas a seguir.
I. Os peixes-piloto ficam à espera de restos de alimentos desprezados por tubarões. Estes, por sua vez, não são prejudicados e nem beneficiados pelos peixes-piloto.
II. Seres vivos que vivem em castas não conseguem viver isoladamente, dependem uns dos outros em todas as fases da vida e existe uma nítida divisão de funções.
III. As lebres podem ser abatidas por onças, que as utilizam como fonte de alimento. A população de lince tem um papel importante no equilíbrio da população de lebres.
IV. Muitas orquídeas ficam em cima de troncos de árvores obtendo o suprimento de luz para a fotossíntese. As árvores não são beneficiadas e nem prejudicadas pelas orquídeas.
As relações ecológicas descritas correspondem, respectivamente, a:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(ENEM 2021 2° APLICAÇÃO) Ao longo do processo evolutivo, adaptações anatômicas e fisiológicas permitiram a sobrevivência de plantas às condições dos diferentes ambientes habitados. O quadro apresenta exemplos de cinco plantas com diferentes características.
FAHN, A.; CUTLER, D. Xerophytes. Berlin: Gebruder Borntraeger, 1992 (adaptado).
Qual dessas plantas é adaptada a ambientes com disponibilidade restrita de água?
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2014 1º APLICAÇÃO)
Boliche é um jogo em que se arremessa uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos, dispostos em uma formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de jogadas determina seu desempenho.
Em uma disputa entre cinco jogadores, foram obtidos os seguintes resultados:Jogador I – Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.
Jogador II – Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.
Jogador III – Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.
Jogador IV – Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.
Jogador V – Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?
- Matemática
(ENEM 2015 1º APLICAÇÃO)
O gerente de um cinema fornece anualmente ingressos gratuitos para escolas. Este ano serão distribuídos 400 ingressos para uma sessão vespertina e 320 ingressos para uma sessão noturna de um mesmo filme. Várias escolas podem ser escolhidas para receberem ingressos. Há alguns critérios para a distribuição dos ingressos:
1) cada escola deverá receber ingressos para uma única sessão; 2) todas as escolas contempladas deverão receber o mesmo número de ingressos; 3) não haverá sobra de ingressos (ou seja, todos os ingressos serão distribuídos).
O número mínimo de escolas que podem ser escolhidas para obter ingressos, segundo os critérios estabelecidos, é