Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia atentamente os quadrinhos a seguir. Disponível em:< http://www.fnpeti.org.br/publicacoes/fnpeti-1/arquivos-das-publicacoes/turma_da_mnica.pdf> Acesso em: 18 maio 2014. (Fragmento)
Enunciado:
O fragmento dos quadrinhos da Turma da Mônica revela que, tanto no passado quanto no presente, as crianças submetidas à exploração de seu trabalho
- Biologia | 4.2 Citoplasma
A professora distribuiu aos alunos algumas fichas contendo, cada uma delas, uma descrição de características de uma organela celular.
Abaixo, as fichas recebidas por sete alunos.
Fernando
Giovana
Auxílio na formação de cílios e flagelos.
Associação ao RNAm para desempenhar sua função.
Carlos
Rodrigo
Síntese de proteínas que serão exportadas pela célula.
Síntese de alguns glicídios e modificação de proteínas, preparando-as para secreção.
Mayara
Gustavo
Digestão de componentes desgastados da própria célula.
Presença de equipamento próprio para síntese de proteínas.
Lígia
Síntese de ácidos nucleicos.
A professora também desenhou na quadra de esportes da escola uma grande célula animal, com algumas de suas organelas (fora de escala), conforme mostra a figura.
Ao comando da professora, os alunos deveriam correr para a organela cuja característica estava escrita na ficha em seu poder.
Carlos e Mayara correram para a organela indicada pela seta 7; Fernando e Rodrigo correram para a organela indicada pela seta 5; Giovana e Gustavo correram para a organela indicada pela seta 4; Lígia correu para a organela indicada pela seta 6.
Os alunos que ocuparam o lugar correto na célula desenhada foram:
- Física
Dois corpos eletrizados com cargas elétricas puntiformes +Q e -Q são colocados sobre o eixo x nas posições +x e -x respectivamente. Uma carga elétrica de prova -q é colocada sobre o eixo y na posição +y como mostra a figura acima.A força eletrostática resultante sobre a carga elétrica de prova:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UNIT) Quando duas partículas se aproximam, a interação mútua altera seus movimentos, produzindo uma troca de quantidade de movimento e energia. Sendo assim, uma bola, com massa de 4,0 kg que se desloca com uma velocidade de módulo igual a 1,2 m/s, choca-se frontalmente com outra bola de massa 6,0 kg que se move com velocidade cujo módulo é igual a 0,6 m/s, no mesmo sentido.
Considerando-se a colisão perfeitamente elástica, a soma dos módulos das velocidades das duas bolas, após a colisão, em m/s, é igual a