Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Em 1864, o professor Fritz Müller publicava a obra Para Darwin, que consolidava a Teoria Darwinista da Evolução. Em 2014, comemorou-se os 150 anos dessa publicação, considerada uma obra essencial para a consolidação da Teoria Evolutiva, que embasa filosoficamente a Biologia – ramo da Ciência que percebe que a biodiversidade aumentou desde o princípio da vida, apesar dos grandes eventos de extinção em massa, assim como se intensificou a apropriação e a competição por recursos naturais de disponibilidade limitada. Esse tipo de competição é um dos pressupostos do conceito de seleção natural na Teoria Evolutiva de Darwin.
A declaração dada ao final do texto é
- Língua Inglesa | 1.1 Processo de Formação das Palavras
(ENEM 2010 2º APLICAÇÃO) Hip hop music
Hip hop music is a musical genre which developed as part of hip hop culture, and is defined by key stylistic elements such as rapping, DJing, sampling (or synthesis), scratching and beatboxing. Hip hop began in the South Bronx of New York City in the 1970s. The term rap is often used synonymously with hip hop, but hip hop denotes the practices of an entire subculture.
Disponível em: http://en.wikipedia.org. Acesso em: 8 jul. 2010.
Brazilian hip hop is one of the world’s major hip hop scenes, with active rap, break dance, and graffiti scenes, especially in São Paulo, where groups tend to have a more international style, influenced by old school hip hop and gangsta rap.
Brazilian rap has served as a reflection of political, social, and racial issues plaguing the disenfranchised youth in the suburbs of São Paulo and Rio. The lyrical content, band names, and song names used by Brazilian hip hop artists often connote the socio-political issues surrounding their communities.
Disponível em: http://en.wikipedia.org. Acesso em: 8 jul. 2010 (fragmento).
Sendo a música uma das formas de manifestação cultural de um país, o rap brasileiro, a partir das informações do texto, tem sido caracterizado
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Chuva ácida faz com que rios da costa leste dos EUA fiquem alcalinos
Dois terços dos rios na costa leste dos Estados Unidos registram níveis crescentes de alcalinidade, com o que suas águas se tornam cada vez mais perigosas para a rega de plantios e a vida aquática, informaram os cientistas.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 26 ago. 2013 (adaptado).
O aumento da alcalinidade ocorre, porque
- Literatura
(MACKENZIE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Soneto VI
Brandas ribeiras, quanto estou contente
De ver-vos outra vez, se isto é verdade!
Quanto me alegra ouvir a suavidade,
Com que Fílis entoa a voz cadente!
Os rebanhos, o gado, o campo, a gente,
Tudo me está causando novidade:
Oh! como é certo que a cruel saudade
Faz tudo, do que foi, mui diferente!
Recebi (eu vos peço) um desgraçado,
Que andou até agora por incerto giro,
Correndo sempre atrás do seu cuidado:
Este pranto, estes ais com que respiro,
Podendo comover o vosso agrado,
Façam digno de vós o meu suspiro.
Cláudio Manoel da Costa
Soneto
Estes os olhos são da minha amada,
Que belos, que gentis e que formosos!
Não são para os mortais tão preciosos
Os doces frutos da estação dourada.
Por eles a alegria derramada
Tornam-se os campos de prazer gostosos.
Em zéfiros suaves e mimosos
Toda esta região se vê banhada.
Vinde olhos belos, vinde, e enfim trazendo
Do rosto do meu bem as prendas belas,
Dai alívio ao mal que estou gemendo.
Mas ah! delírio meu que me atropelas!
Os olhos que eu cuidei que estava vendo,
Eram (quem crera tal!) duas estrelas.
Cláudio Manoel da Costa
Na composição poética árcade, a natureza é tratada:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Texto para a questão. Bom mesmo foi ter amigos. Não amigo de passos paralelos, com os quais eu só podia falar coisa pensada e repensada para não assustar. Gostoso foi ter plenitude de voz e atitudes. Falar do que quisesse, ter resposta para tudo e acreditar que tudo era possível, o mundo simples e aberto. Um dia eu precisava saber quem teria feito o trinquinho da portinha da casinha da lua. – Psssiu! – chamei. – Onde você se escondeu? Minha aranhinha não respondeu, nem botou a cara nos vãos das telhas. – Não gosto dessa brincadeira. Você sabe. Nada. – Vou contar até três: um, dois, três. Nem sinal. Apavorei-me. Olhos arregalados, revirei todos os cantos do telhado. Não a encontrei. Empurrei a porta e vi, achatada no batente, pequena, sem cara, sem pernas, seca, minha aranhinha. Só o corpinho estraçalhado grudado na madeira. Estremeci. Quis pegá-la para tentar ao menos abrir-lhe os olhos de dentro, mas, ao tocá-la, desfez-se em pó e uma rajada de vento espalhou-a por espaços desmedidos. Comecei a chorar. Não bastava. A tristeza não saía. Quis me morrer, não pude. Me morrer eu ainda não sabia. GUIMARÃES, Geni. A cor da ternura. São Paulo: FTD, 1994.
O uso de conjunções, para encadear as orações do trecho “Comecei a chorar. Não bastava. A tristeza não saía” (último parágrafo) em um só período, está adequado na alternativa: