(FGV) Em 1936, a Espanha viu-se envolvida em uma sangrenta guerra civil que se estendeu até 1939 e causou cerca de um milhão de mortos. A respeito desse conflito, é correto afirmar:
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(ALBERT EINSTEIN) Considere que as relações socioeconômicas no mundo contemporâneo dependem muito das características do espaço geográfico das diversas realidades sociais (países, por exemplo). Indique qual das alternativas dá consistência a essa afirmação
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Ao analisarem a cultura e a ideologia, vários autores procuram demonstrar que esses dois conceitos não podem ser utilizados separadamente, pois há uma profunda relação entre eles, sobretudo no que diz respeito ao processo de dominação nas sociedades capitalistas. O pensador italiano Antônio Gramsci (1891-1937) analisa essa questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de hegemonia. “Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário. Isso é feito por meio dos aparelhos de hegemonia, que são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, a igreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem. Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, produz o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo, cria-se uma “cultura dominante ativa”, que deve penetrar no senso comum de um povo, com o objetivo de demonstrar que a visão de mundo daquele que domina é a única possível. A ideologia não é o lugar da ilusão e da mistificação, mas o espaço da dominação, que não se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, baseada nos elementos culturais de cada povo. Mas, Gramsci aponta também a possibilidade de haver um processo de contra hegemonia, desenvolvido por intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora, na defesa de seus interesses. Contrapondo-se à inculcação dos ideais burgueses por meio da escola, dos meios de comunicação de massa, etc. eles combatem nessas mesmas frentes, defendendo outra forma de pensar, agir, e sentir na sociedade em que vivem.”.
(TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013)
Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.
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Um cliente chega ao balcão e se dirige ao atendente:
—Você poderia me vender cinco pães?
O atendente lhe sorri e entrega os cinco pães.
O uso do futuro do pretérito “poderia” demonstra:
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(UNICAMP) Considere o gráfico da função y = f(x) exibido na figura a seguir. O gráfico da função inversa y = f-1(x) é dado por (UNICAMP) Considere o gráfico da função y = f(x) exibido na figura a seguir.
O gráfico da função inversa y = f-1(x) é dado por
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(USF-SP) A industrialização do continente europeu marcou um intenso processo de expansão econômica. O crescimento dos parques industriais e o acúmulo de capitais fizeram com que as grandes potências econômicas da Europa buscassem a ampliação de seus mercados e procurassem maiores quantidades de matéria-prima disponíveis a baixo custo. Foi nesse contexto que, a partir do século XIX, essas nações buscaram explorar regiões na África e Ásia.
Disponível em: http://mestresdahistoria.blogspot.com.br/2011/04/aprenda-as-diferencas-entre-o.html
Acesso em: 14/09/2015, às 14h06min.
Comparando o imperialismo do século XIX com o colonialismo do século XVI, podemos concluir que