(UESPI) Os sistemas políticos totalitários utilizaram-se da violência e tumultuaram os sonhos dos democratas durante o século XX. Formaram-se ditaduras que defendiam a intolerância contra os adversários e o reforço das tradições mais conservadoras. Na Espanha, por exemplo, o totalitarismo:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o texto a seguir.
Nunca nos lembramos desse nosso traje cotidiano que é a linguagem. Muitos a usam como trapos, mas, se tomassem consciência disso, ligeiro tratariam de melhorar, caprichar, conseguir uma vestimenta mais adequada.
Por que será que somos displicentes com esse instrumento tão nosso, o que mais empregamos, aquele que até crianças e analfabetos manejam a vida inteira?
Não falo na linguagem oral, nessa comunicação espontânea que obedece a leis próprias. Falo da linguagem escrita, essa que os analfabetos não manejam, mas que muito doutor esgrime como se não soubesse além da cartilha...
Nem precisamos procurar os mais ignorantes. Abre-se jornal, abre-se revista (de cultura também, sim, senhores!) e os monstrinhos nos saltam aos olhos.
Pontuação? Ninguém sabe. Vírgulas parecem derramadas pela página por algum duende maluco, que quisesse brincar de fazer frases ambíguas, pensamentos tortos, expressões esmolambadas.
E a ortografia? Acreditem ou não, ainda agora ouço universitários e professores afirmando que “acento, para mim, não existe mais!”
LUFT, Lya. Matéria do Cotidiano. Porto Alegre: Grafosul/ELRS, 1978. (Adaptado)
Considerando a ideia central do texto, assinale a alternativa que apresenta um título adequado para ele
- Biologia | 07. Taxonomia
(UFRGS) Observe a figura abaixo, que retrata uma provável filogenia dos Deuterostomados.
Assinale a alternativa que melhor completa as características morfológicas nos itens I, II e III, respectivamente.
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(FUVEST 2020 1º FASE) Equipamentos domésticos chamados de vaporizadores para roupa utilizam o vapor de água gerado por um sistema de resistências elétricas a partir de água líquida. Um equipamento com potência nominal de 1.600 W foi utilizado para passar roupas por 20 minutos, consumindo 540 mL de água. Em relação ao gasto total de energia do equipamento, o gasto de energia utilizado apenas para vaporizar a água, após ela já ter atingido a temperatura de ebulição, equivale a, aproximadamente,
Note e adote:
- Entalpia de vaporização da água a 100 ºC = 40 KJ/mol;
- Massa molar da água = 18 g/mol;
- Densidade da água = 1 g/mL.
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Depois, examinando com atenção o que eu era e notando que podia fingir que eu não possuía corpo algum e que não havia mundo algum ou qualquer lugar onde eu existisse, mas que nem por isso podia supor que não existia e que, ao contrário, pelo fato de pensar em duvidar da verdade das outras coisas, seguia-se de modo muito evidente e muito certo que eu existia. Ao passo que, se somente tivesse parado de pensar, ainda que todo o resto que alguma vez havia imaginado fosse verdadeiro, já que não teria razão alguma de acreditar que eu tivesse existido.
DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Lafonte, 2017
No texto, a razão cartesiana é caracterizada como
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Bandejas de isopor
- Tinta guache – várias cores
- Folhas de papel ofício
- Folhas de árvores
- Plástico para forrar as mesas
-Palitos de picolé
PROCEDIMENTOS
- Nesta aula as crianças vão trabalhar a impressão com folhas.
- Com antecedência, pedir as crianças para levar folhas de árvores de diversas formas e
tamanhos para a aula. OBS: o professor vai marcar o dia que estas folhas serão entregues.
- O professor deverá fazer grupos de 04 alunos.
- Forrar a mesa.
- Pegar uma bandeja de isopor e pedir para as crianças pingarem várias cores de tinta.
( 03 pingos de cada cor).
- Depois, com o palito de picolé, misturar as cores.
- Em seguida, as crianças vão pressionar a folha na tinta e logo após carimbar esta
folha na folha de papel. Levante cuidadosamente a folha do papel.
- O professor deverá auxiliar as crianças nesta hora.
- Pronto, está feita a impressão.
- Agora é só deixar as crianças carimbarem vários tipos de folhas nos papéis, criando
estampas bem legais.
- Mostrar as crianças que cada carimbada sai uma forma diferente, apesar de usar a
mesma folha repetidamente.
- Depois de muitas carimbadas, peça as crianças para fazerem um registro sobre o que
acharam mais interessante nesta atividade.
- Faça uma exposição nos corredores da escola.
A FORMAÇÃO DAS CORES