O circuito abaixo representa uma instalação elétrica, sendo a corrente registrada no amperímetro A igual a 100 mA.
A tensão elétrica, em volts, indicada no voltímetro V, é igual a:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 09. Neodarwinismo
Na tabela abaixo, A e B substituem características que diferenciam os cordados sem crânio (protocordados) dos cordados com crânio mais primitivo (craniados).
Assinale a alternativa que indica, corretamente, as novidades evolutivas representadas por A e B na tabela.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
Tendo como base a importância das fontes históricas para o historiador, a imagem apresentada é considerada como um agrupamento humano que
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Tule branco e colorido.
- Bolinhas de isopor de vários tamanhos, sendo a maior do tamanho de uma laranja (mínimo de 30 por grupo).
- Fita dupla face e cola branca.
- Tinta colorida para pintura das bolinhas de isopor.
- Copinhos de café de plástico para misturar as tintas na cola branca e distribuir aos grupos.
- Pincéis médios e chatos.
- Fitas coloridas ou fitilhos em rolo ou fio de nylon
Desenvolvimento:
1 - Divida a turma em grupos de quatro alunos.
2 - Distribua as bolinhas de isopor.
3 - Coloque cola branca até a metade do copinho de café e acrescente a tinta - apenas o suficiente para tingir a cola na cor desejada a fim de distribuir copinhos de diferentes cores para cada grupo.
4 - Distribua os pincéis.
5 - Cada grupo deverá pintar as bolinhas - algumas da mesma cor, algumas de várias cores. Deixe-as secar.
6 - Prepare o tule branco e o colorido em faixas de 1,5m x 1m e entregue para cada grupo duas faixas de tule.
7 - Cada grupo deverá esticar o tule no chão e efetuar a fixação das bolinhas coloridas com a fita dupla face, ao longo da faixa de tule, do modo como quiserem tentando ocupar todo o espaço do tule - não significa uma ocupação completa...mas distribuída.
8- Depois de fixadas as bolinhas, transforme as tiras de tule em cortinas, passando por uma das extremidades a fita colorida, ou o fitilho, ou o fio de nylon.
9 - Escolha um ambiente que possa receber a fixação das cortinas de modo que as crianças possam atravessar, passar entre, tocá-las. Elas deverão ser fixadas uma atrás da outra, assim:
Desenho da autora
10 - Coloque um título sugestivo para o processo tal como: "O Portal dos Pontos".
11 - Ao final da experiência, os alunos poderão narrar o que sentiram em cada etapa.
12 - Filme ou fotografe todo o processo. Esses registros são valiosos para uma exposição ou reunião na comunidade escolar.
- Química | 3.7 Polímeros
Considere as seguintes comparações entre as respectivas temperaturas de fusão dos polímeros representados pelas suas unidades repetitivas:
Assinale a opção que apresenta a(s) comparação(ões) ERRADA(S).
- Literatura | 3. Produção Colonial
(IFAP) Leia o trecho de Os Lusíadas.
Tão temerosa vinha e carregada,
Que pôs nos corações um grande medo;
Bramindo, o negro mar de longe brada,
Como se desse em vão nalgum rochedo,
– Ó Potestade, disse, sublimada:
Que ameaço divino ou que segredo
Este clima e este mar nos apresenta,
Que mor coisa parece que tormenta?
Não acabava, quando uma figura
Se nos mostra no ar, robusta e válida,
De disforme e grandíssima estatura;
O rosto carregado, a barba esquálida,
Os olhos encovados, e a postura
Medonha e má e a cor terrena e pálida;
Cheios de terra e crespos os cabelos,
A boca negra, os dentes amarelos.
(NEVES, João Alves das e TUFANO, Douglas. Luís de Camões. São Paulo: Moderna, 1980.)
Considere a afirmação a seguir.
Na segunda estrofe predomina a ________, e o trecho selecionado evidencia que Camões optou por versos ________ ao escrever Os Lusíadas.
As lacunas devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por