Em um grupo de 30 jovens, 2 já assistiram a todos os filmes X,Y e Z, e 10 ainda não viram nenhum. Dos 14 que viram Y, 5 também assistiram a X, e 6 também viram Z. Ao todo, 11 jovens assistiram a X.
Com base nessas informações, é correto concluir que, nesse grupo,
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As imagens retratam duas fases do Período Republicano Brasileiro - a República Militar (1964 a 1985), na qual foi instituído um regime autoritário e de repressão à participação política - e a Nova República (1985 até dias atuais), na qual o direito de participação política foi ampliado para todos os cidadãos.
A) Examine as imagens e identifique situações de livre participação política e de repressão à participação política. Registre suas conclusões.
B) Justifique suas respostas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Que espetáculo é esse, capaz de atrair a atenção de 1 bilhão de pessoas por noventa minutos? Que mistério é esse, capaz de fazer 1⁄6 da população mundial parar para acompanhar 25 homens correndo em direções desconexas sobre um palco verde com linhas brancas? Por que apenas um desses homens, com uma esfera nos pés, é capaz de hipnotizar a multidão e, a seguir, surpreendê-la? Por que algo tão simples como chutar uma bola modifica vidas, produz riqueza, paralisa países? Esta é uma história que começou na Inglaterra.
Em 150 anos, o futebol redefiniu a palavra esporte, interrompeu guerras, gerou ídolos, lendas, celebridades. Virou e revirou a indústria do entretenimento, estendeu sombras enormes atrás de corpos franzinos, transformou meninos pobres em ícones planetários, criou modas, gerou empregos e se tornou o jogo mais jogado do mundo. Uma bola, três juízes, 22 jogadores e pronto – podemos acompanhar a final da Copa do Mundo ou o grande clássico de Gana, entre Asante Kotoko e Hearts of Oak, num campo que tem mais terra do que grama.
Este Almanaque é um inventário sobre um esporte que apaixona e mesmeriza. O hábito de chutar uma esfera por diversão tem idade imprecisa. Existem indícios de que brincar com a bola nos pés é diversão há mais de cinco mil anos. A redonda já rolava na China milenar, na Grécia Antiga, no Império Romano, em sacrifícios mais... até que os ingleses mataram a distinta no peito e resolveram discipliná-la.
Isso aconteceu em 1863. E é dessa história que começamos a falar nas páginas seguintes. Da história, dos times, das seleções, dos craques, do folclore. De tudo o que se escreveu e falou sobre futebol, especialmente no Brasil. Afinal, este é o autodeclarado país do futebol, terra de 190 milhões de treinadores, todos responsáveis orgulhosos elas cinco estrelas que a seleção carrega no peito.
(POLI, Gustavo & CARMONA, Lédio. Almanaque do Futebol Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB Cultural, 2009. p. 9)
Sabe-se que uma oração subordinada adjetiva restritiva, como o próprio nome já o diz, restringe e particulariza o sentido de um substantivo ou pronome que a antecede. Através desse conceito, identifique a alternativa na qual a oração em destaque apresenta essa função.
- Literatura | 5.2 Modernismo
Morro da Babilônia
À noite, do morro
descem vozes que criam o terror
(terror urbano, cinquenta por cento de cinema,
e o resto que veio de Luanda ou se perdeu na língua
[geral).
Quando houve revolução, os soldados se espalharam
[no morro,
o quartel pegou fogo, eles não voltaram.
Alguns, chumbados, morreram.
O morro ficou mais encantado.
Mas as vozes do morro
não são propriamente lúgubres.
Há mesmo um cavaquinho bem afinado
que domina os ruídos da pedra e da folhagem
e desce até nós, modesto e recreativo,
como uma gentileza do morro.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
(FUVEST 2013 1° FASE) Leia as seguintes afirmações sobre o poema de Drummond, considerado no contexto do livro a que pertence:
I. No conjunto formado pelos poemas do livro, a referência ao Morro da Babilônia – feita no título do texto – mais as menções ao Leblon e ao Méier, a Copacabana, a São Cristóvão e ao Mangue, – presentes em outros poemas –, sendo todas, ao mesmo tempo, espaciais e de classe, constituem uma espécie de discreta topografia social do Rio de Janeiro.
II. Nesse poema, assim como ocorre em outros textos do livro, a atenção à vida presente abre-se também para a dimensão do passado, seja ele dado no registro da história ou da memória.
III. A menção ao “cavaquinho bem afinado”, ao cabo do poema, revela ter sido nesse livro que o poeta finalmente assumiu as canções da música popular brasileira como o modelo definitivo de sua lírica, superando, assim, seu antigo vínculo com a poesia de matriz culta ou erudita.
Está correto o que se afirma em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el cartel.
Disponible en: http://goo.gl/NlcaUj. Acceso el: 26 mar. 2015.
Lavar las manos evita:
- Geografia | 5.3 Urbanização
Observe as imagens.
Copacabana, início do século XX
Copacabana, início do século XXI
As imagens apresentam, em momentos históricos distintos, uma das paisagens mais conhecidas do Brasil: a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir da análise das paisagens, pode-se notar o intenso processo de adensamento e verticalização das edificações ocorrido na região ao longo do último século.
Considerando a dinâmica da formação do espaço urbano no Brasil contemporâneo, é correto afirmar que o processo de verticalização observado no bairro de Copacabana se deve, especialmente: