(USF) A Revolução Russa marcou uma nova fase na história da Rússia. O czarismo entrou em colapso e com isso a revolução tornou-se iminente.
Analisando a imagem dentro do contexto histórico em que se desenvolveu a Revolução Russa, é possível concluir que ela faz referência:
Questões relacionadas
- Física
Um objeto real se encontra sobre o eixo principal de um espelho côncavo, de distância focal 10cm, e a 20cm do vértice do espelho. Sendo obedecidas as condições de Gauss, sua imagem é:
- Química | 2.5 Oxirredução
(FITS) As reações químicas estão presentes na vida humana, o tempo todo, todos os dias, inclusive algumas delas são responsáveis pela sua manutenção, como a fotossíntese e a respiração. As transformações químicas, outra denominação dada às reações químicas, também estão relacionadas com a formação de novos materiais e com a transformação de energia, entre outros aspectos. A equação química, a seguir, representa a reação de obtenção do fósforo branco (P4), substância usada na confecção de bombas e de granadas luminosas.
Após o balanceamento da equação, a soma dos coeficientes de todas as substâncias envolvidas na reação é:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia as informações sobre alguns dos clubes de futebol que possuem as maiores torcidas do Brasil apresentadas a seguir.
a) Construa um gráfico com o número de campeonatos brasileiros ganhos por cada time.
b) Qual destes times ganhou mais campeonatos brasileiros?
c) Leia a afirmativa:
São Paulo e Corinthians juntos venceram mais campeonatos brasileiros que os outros 4 times juntos.
É verdadeira essa afirmativa? Comprove sua resposta com cálculos.
- Química | 1.7 Gases
Uma mistura gasosa ideal não reagente, formada por 10 g de gás hidrogênio, 10 g de gás hélio e 70 g de gás nitrogênio encontra-se acondicionada em um balão de volume igual a 5 L, sob temperatura de 27ºC. A respeito dessa mistura gasosa, é correto afirmar que
Dados:
- massas molares (g.mol-1) H = 1, He = 4 e N = 14
- constante universal dos gases ideais (R) = 0,082 atm.L.mol-1.K-1
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Serafim da Silva Neto defendia a tese da unidade da língua portuguesa no Brasil, entrevendo que no Brasil as delimitações dialetais espaciais não eram tão marcadas como as isoglossas1 da România Antiga. Mas Paul Teyssier, na sua História da Língua Portuguesa, reconhece que na diversidade socioletal essa pretensa unidade se desfaz. Diz Teyssier:
“A realidade, porém, é que as divisões ‘dialetais’ no Brasil são menos geográficas que socioculturais. As diferenças na maneira de falar são maiores, num determinado lugar, entre um homem culto e o vizinho analfabeto que entre dois brasileiros do mesmo nível cultural originários de duas regiões distantes uma da outra.”
SILVA, R. V. M. O português brasileiro e o português europeu contemporâneo: alguns aspectos da diferença. Disponível em: www.uniroma.it. Acesso em: 23 jun. 2008.
1 isoglossa – linha imaginária que, em um mapa, une os pontos de ocorrência de traços e fenômenos linguísticos idênticos.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
De acordo com as informações presentes no texto, os pontos de vista de Serafim da Silva Neto e de Paul Teyssier convergem em relação: