(UEG) “Os olhos do mundo estão sobre vocês”
(Dwight Eisenhower)
A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado “Dia D”. No dia 6 de junho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele:
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(EEAR) Um objeto é colocado perpendicularmente ao eixo principal e a 20 cm de uma lente divergente estigmática de distância focal igual a 5 cm. A imagem obtida é virtual, direita e apresenta 2 cm de altura. Quando essa lente é substituída por outra convergente estigmática de distância focal igual a 4 cm e colocada exatamente na mesma posição da anterior, e mantendo-se o objeto a 20 cm da lente, a imagem agora apresenta uma altura de _____ cm.
- História | 2.3 Segundo Reinado
A escravidão não há de ser suprimida no Brasil por uma guerra servil, muito menos por insurreições ou atentados locais. Não deve sê-lo, tampouco, por uma guerra civil, como o foi nos Estados Unidos. Ela poderia desaparecer, talvez, depois de uma revolução, como aconteceu na França, sendo essa revolução obra exclusiva da população livre. É no Parlamento e não em fazendas ou quilombos do interior, nem nas ruas e praças das cidades, que se há de ganhar, ou perder, a causa da liberdade.
NABUCO, J. O abolicionismo [1883]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Publifolha, 2000 (adaptado).
No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Assinale a alternativa que explica corretamente da divisão da pré-História em diferentes períodos.
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UECE) Pode-se afirmar corretamente que, no universo das células,
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
TEXTO I
O grupo do ‘eu’ faz, então, de sua visão a única possível, ou mais discretamente se for o caso, a melhor, a natural, a superior, a certa. O grupo do ‘outro’ fica, nessa lógica, como sendo engraçado, absurdo, anormal ou inteligível.
ROCHA, E. P. G. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
TEXTO II
Com base na narração desse viajante, a par do contato que teve com índios (mediante intérprete), Montaigne construiu uma desconcertante percepção relativa aos donos originais dessa terra. Para Montaigne, ainda que canibais, não havia bárbaros ou selvagens no Brasil: “Acho que não há nada de bárbaro ou de selvagem nessa nação, a não ser que cada um chama de barbárie o que não é seu costume”.
GODOY, A. S. Os canibais brasileiros de Montaigne e os paradoxos da civilização. Disponível em: https://www.conjur.com.br. Acesso em: 20 maio 2021.
Os textos discorrem sobre preconceitos culturais. Para esses pensadores, isso ocorre em virtude de um(a)