O esquema se refere ao processo de seleção natural.
Nessa situação, os guepardos que nascem com pernas mais longas tendem a
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18. Arte Minimalista
Materiais:
- Computador para projeção ou xerox da imagem a seguir:
Robert Morris, Sem título, 1965-1971. Instalação.
Disponível em: <http://1.bp.blogspot.com/-XBpeWgJ73zc/UnOcuXRzkbI/AAAAAAAAsEM/IwozhG661gI/s1600/AAARM+ST+Tate.jpg>. Acesso em 04 nov. 2014.
- Papelão, isopor, canetinhas, tinta guache.
Atividade:
A arte minimalista foi um dos movimentos inaugurais da arte contemporânea, na segunda metade do século XX. Os artistas, dentre eles, Robert Morris, queriam eliminar o "toque pessoal" do artista e levar o olhar o espectador para a matéria, a forma e a contra forma. Não queriam que a obra tivesse influência dos sentimentos do autor, então utilizavam materiais industriais sem, praticamente, nenhuma interferência do artista.
Observe a obra Sem título, de 1965-1971, de Robert Morris. Ele colocou quatro cubos no meio da sala de uma grande galeria em Londres, feitos de material espelhado. O que o artista mostrava, se ele não havia feito nada na obra?
O espaço! A ideia do artista era mostrar que a imagem do espaço refletia nos cubos, fazendo-os parte desse lugar. Além disso, a maneira com que eram posicionados na sala determinaria o percurso do espectador. O espectador, assim, faria também parte dessa obra.
Faça grupos de cinco alunos. Os alunos deverão montar maquetes de espaços cotidianos e pensar em obras minimalistas para este espaço.
Faça uma exposição das maquetes e conversem sobre os resultados.
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DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL ATÉ 2012
O mapa apresenta um exemplo de correlação positiva entre as distribuições espaciais de dois processos.
O processo socioespacial correlacionado com o problema ambiental cartografado é
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O texto faz referência aos sistemas de comunicação e informação. A crítica feita a uma das ferramentas midiáticas se fundamenta na falta de
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(FUVEST 2011 1° FASE) É assim extremamente simples a estrutura social da colônia no primeiro século e meio de colonização. Reduz-se em suma a duas classes: de um lado os proprietários rurais, a classe abastada dos senhores de engenho e fazenda; doutro, a massa da população espúria dos trabalhadores do campo, escravos e semilivres. Da simplicidade da infraestrutura econômica – a terra, única força produtiva, absorvida pela grande exploração agrícola – deriva a da estrutura social: a reduzida classe de proprietários e a grande massa, explorada e oprimida. Há naturalmente no seio desta massa gradações, que assinalamos. Mas, elas não são contudo bastante profundas para se caracterizarem em situações radicalmente distintas.
Caio Prado Jr., Evolução política do Brasil. 20ª ed. São Paulo: Brasiliense, p.28-29, 1993 [1942].
Neste trecho, o autor observa que, na sociedade colonial,
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Pedro e seus pais já comeram 16 dos 24 bombons de uma caixa que ganharam de seus avós. Assim, já foram consumidos