No ano de 2015, relembramos os 70 anos do término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em agosto de 1945, as bombas atômicas lançadas sobre __________ causaram milhares de mortes e muita destruição, ainda após a rendição dos outros dois países do Eixo: __________. No mesmo ano, no Brasil, acabava a ditadura __________, iniciada em 1937, por Getúlio Vargas.
Marque a alternativa que completa as frases corretamente.
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UESB)
A filtração de sistemas sólido-líquido pode ser algumas vezes muito demorada. Para acelerar esse processo, foi desenvolvida a filtração a vácuo, a exemplo da que utiliza a trompa de água, conforme ilustra a figura. Uma das etapas desse processo é a de ajuste do papel de filtro ao leito de um funil especial, conectado a um frasco de vidro apropriado e interligado a uma trompa de água.
A partir dessas informações sobre a filtração a vácuo que utiliza trompa de água, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Estória de um gibi da Turma da Mônica, intitulada Brincadeira de menino
Mônica, conhecida personagem de Maurício de Sousa, passa na casa da sua melhor amiga, Magali, para convidá-la para brincar. A mãe da Magali diz que a menina está com gripe e precisa de repouso, e por isso não vai poder sair de casa. Mônica sai triste e pensativa, quando cruza com o Cebolinha e convida-o para brincar com ela de “casinha”. Ele se recusa e diz: “— Homem não blinca de casinha”, e Mônica retruca: “— Ah, Cebolinha! Que preconceito!”. Cebolinha responde: “— Pleconceito uma ova! Casinha é coisa de menina! Vou te mostlar o que é blincadeila de menino!”. Enquanto ele sai de cena, Mônica fica debaixo de uma árvore brincando sozinha e Cebolinha faz várias aparições com brinquedos e brincadeiras supostamente só de meninos: aparece “voando” num skate, mas cai na frente dela. Depois aparece numa bicicleta, mas bate numa pedra e cai. Aparece de patins, tropeça e cai. Reaparece chutando uma bola, mas a bola bate na árvore e volta acertando sua cabeça. Desanimado e desistindo das “suas” brincadeiras, Cebolinha aparece no último quadro, ao lado da Mônica, brincando de “casinha”.
OLIVEIRA, A. B.; PERIM, G. L. (Org.). Fundamentos pedagógicos para o programa
Segundo Tempo. Brasília: Ministério do Esporte, 2008 (adaptado).
Refletindo sobre as relações de gênero nas brincadeiras infantis, a estória mostra que
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
O que interferia no cotidiano dos colonos era a presença inamistosa dos habitantes originais da Terra de Santa Cruz. Por esse motivo a instalação da cana encontrou inicialmente embaraço na resistência indígena. A luta contra os potiguares do Ceará, para ficar em apenas um exemplo, foi árdua e sangrenta. Na Bahia, foi preciso esmagar Paiaiá, Acroá e Amoipira, além de chacinar índios Jaguaribe e Paraguaçu, para desbastar terras que acolhessem a voraz gramínea.
DEL PRIORE, M. História da gente brasileira: volume 1 - colônia. São Paulo: Editora Leya, 2016.
A implantação da cultura canavieira no Brasil colonial implicou no massacre das populações nativas. Esta relação também pode ser usada para justificar a
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Para fazer um bolinho são necessários os ingredientes a seguir: Disponível em: <www.smartkids.com.br>. Acesso em: 15 out. 2014.
Enunciado:
Para fazer 12 bolinhos, quantos ovos serão necessários?
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A tentação é comer direto da fonte. A tentação é comer direto na lei. E o castigo é não querer mais parar de comer, e comer-se a si próprio que sou matéria igualmente comível.
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
O romance A Paixão Segundo G. H. é a tentativa de dar forma ao inenarrável, esbarrando a todo momento no limite intransponível das palavras. Tal paradoxo, vale dizer, é o que funda toda literatura clariciana.
ROSENBAUM, Y. No território das pulsões. In: Clarice Lispector. Cadernos de Literatura Brasileira. Instituto Moreira Salles. Edição Especial, cadernos 17 e 18, dez. 2004, p. 266.
A repetição de palavras é um dos traços constantes na obra de Clarice Lispector e remete à impossibilidade de descrever a experiência vivida. A repetição de “comer”, no trecho citado, sugere: