Texto base: Considere a tirinha para responder à questão 10.
Enunciado:
No último quadrinho, é possível perceber que Calvin estava
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
As crianças devem saudar as pessoas distintas, os professores e senhoras conhecidas que encontrarem, que elas não se negarão a corresponder. Não devem empurrar ninguém nem cortar o passo dos transeuntes. Não escrever nas paredes e portas coisa alguma. Nunca atirar pedras. Não atirar cascas de frutas no chão, o que pode ser motivo de desastres gravíssimos. Nunca fitar de propósito os olhos sobre pessoas aleijadas ou rir-se de algum defeito físico do próximo.
A Imprensa, n. 67, 27 abr. 1914.
O discurso sobre a infância, veiculado pelo jornal no início do século XX, visava a promoção de
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
(UFJF) “O crescimento e o desenvolvimento de um organismo pluricelular não seriam possíveis sem que houvesse uma comunicação efetiva entre as suas células, tecidos e órgãos. Tanto nas plantas quanto nos animais, a regulação e a coordenação do metabolismo, do crescimento e da morfogênese dependem de sinais químicos, denominados hormônios. O termo “hormônio” provém do grego horman, que signifi ca “estimular”.” Raven, P. H.; Evert, R. F.; Eichhorn, S. E. 2014. Biologia Vegetal. 8a ed. Ed. Guanabara Koogan S. A., RJ. São feitas as seguintes afi rmativas sobre hormônios vegetais:
I. As auxinas são responsáveis pelo crescimento do vegetal, pela dominância apical e pelo desenvolvimento de frutos.
II. O etileno promove o amadurecimento de frutos.
III. As giberelinas promovem a germinação de sementes e o alongamento do caule.
IV. As citocininas são inibidoras de crescimento e promotoras de dormência de gemas e sementes.
V. O ácido abscísico estimula o desenvolvimento de gemas e retarda o envelhecimento de órgãos.
São CORRETAS:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEMG) O ano de 2009 foi o Ano Internacional da Astronomia. A 400 anos atrás, Galileu apontou um telescópio para o céu, e mudou a nossa maneira de ver o mundo, de ver o universo e de vermos a nós mesmos. As questões, a seguir, nos colocam diante de constatações e nos lembram que somos, apenas, uma parte de algo muito maior: o cosmo.
Considere a radiação do Sol que nos atinge, na forma de ondas eletromagnéticas. Sobre essas ondas eletromagnéticas, assinale a alternativa em que se faz uma afirmação INCORRETA:
- Química | 1.7 Gases
Quando dois reagentes são adicionados em um reator ocorre a formação de um produto gasoso. Considerando-se que o processo ocorra na proporção de 1:1, o volume ocupado por 10 mols do produto formado a 100 ºC e 3 atm será, aproximadamente, igual a:
Dado: R = 0,082 atm . L . mol-1 . K-1
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores, em uma experiência para determinar características do recém-descoberto elemento químico rádio, colocaram uma pequena quantidade desse material em um calorímetro e verificaram que 1,30 grama de água líquida ia do ponto de congelamento ao ponto de ebulição em uma hora.A potência média liberada pelo rádio nesse período de tempo foi, aproximadamente,
Note e adote:
- Calor específico da água: 1cal/gºC
- 1 cal=4J
- Temperatura de congelamento da água: 0ºC
- Temperatura de ebulição da água: 100ºC
- Considere que toda a energia emitida pelo rádio foi absorvida pela água e empregada exclusivamente para elevar sua temperatura.