Texto base: Considere o poema a seguir para responder à questão 7. Andorinha Andorinha lá fora está dizendo:
— “Passei o dia à toa, à toa!”
Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa. BANDEIRA, Manuel. “Andorinha”. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.
Enunciado:
A causa da tristeza, segundo o verso 4, é
Questões relacionadas
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
Alunos de uma escola no Rio de Janeiro são convidados a participar de uma excursão ao Parque Nacional de Jurubatiba. Antes do passeio, eles leem o trecho de uma reportagem publicada em uma revista:
"Jurubatiba será o primeiro parque nacional em área de restinga, num braço de areia com 31 quilômetros de extensão, formado entre o mar e dezoito lagoas. Numa área de 14.000 hectares, ali vivem jacarés, capivaras, lontras, tamanduás-mirins, além de milhares de aves e de peixes de água doce e salgada. Os peixes de água salgada, na época das cheias, passam para as lagoas, onde encontram abrigo, voltando ao mar na cheia seguinte. Nos terrenos mais baixos, próximos aos lençóis freáticos, as plantas têm água suficiente para aguentar longas secas. Já nas áreas planas, os cactos são um dos poucos vegetais que proliferam, pintando o areal com um verde pálido."
(Enem) Depois de ler o texto, os alunos podem supor que, em Jurubatiba, os vegetais que sobrevivem nas áreas planas têm características tais como:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. [...] Como teria sido possível que um candidato praticamente sem estrutura partidária alcançasse tamanho sucesso? Ora, não por acaso, no referido mês de março, começaram os programas eleitorais dos partidos da coligação a que ele pertencia. A eleição de 1989 mostrava uma nova faceta da democracia: o peso dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão. Collor explora com muita habilidade esse meio de comunicação, conseguindo o apoio das camadas mais pobres e sem escolaridade. PRIOIRE, Mary del; VEVÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 377.(Fragmento)
Enunciado:
O texto, ao abordar a eleição do presidente Fernando Collor de Melo, procura evidenciar que
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Desencaixotando Machado: a crônica está no detalhe, no mínimo, no escondido, naquilo que aos olhos comuns pode não significar nada, mas, uma palavra daqui, “uma reminiscência clássica” dali, e coloca-se de pé uma obra delicada de observação absolutamente pessoal. O borogodó está no que o cronista escolhe como tema. Nada de engomar o verbo. É um rabo de arraia na pompa literária. Um “falar à fresca”, como o bruxo do Cosme Velho pedia. Muitas vezes uma crônica brilha, gloriosa, mesmo que o autor esteja declarando, como é comum, a falta de qualquer assunto. Não vale o que está escrito, mas como está escrito.
SANTOS, Joaquim Ferreira dos (org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p.17.
Em As Cem Melhores Crônicas Brasileiras, Joaquim Ferreira dos Santos argumenta contra a ideia de que a crônica é um gênero menor. De acordo com o fragmento apresentado acima, a crônica
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.06 Complemento Nominal
Texto base:
Disponível em <http://www.sobrecapas.blogspot.com>. Acesso em: 28 set. 2013.
Enunciado:
A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo “olhos” na capa do livro é