(G1 - CP2 2016) Observe com atenção a sequência de sólidos geométricos:
Ela é formada por algumas figuras geométricas espaciais, a saber:
Ao continuarmos essa sequência, encontraremos na 40ª posição o sólido conhecido como:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB) Um motor de combustão interna, semelhante ao motor de um carro, requer 2.000J de energia química para funcionar durante 20s e produzir 400J de energia útil de movimento.
De acordo com essa informação, o rendimento do motor, em percentagem, é igual a
- Física | 7.2 Quântica
Um laser de intensidade I0, linearmente polarizado na direção vertical, atravessa um polarizador (polaroide) cujo eixo de polarização forma um ângulo de 30° com a direção vertical. A seguir, o feixe de luz transmitido atravessa um segundo polarizador cuja direção de polarização forma um ângulo de 90° com a direção vertical. Qual a razão It/I0entre as intensidades da luz transmitida, It, após passar pelo segundo polarizador e a intensidade incidente I0?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La evolución del hombre
[1] La evolución, el proceso de cambio a lo largo del
tiempo, es el hilo que conecta a la enorme diversidad del
mundo vivo. Una inmensa cantidad de evidencias indica que
[4] la Tierra ha tenido una larga historia y que todos los
organismos vivos — incluido el ser humano — surgieron en
el curso de esa historia, a partir de formas anteriores más
[7] primitivas. Esto implica que todas las especies descienden de
otras especies; en otras palabras, que los seres vivos
comparten antecesores comunes en el pasado distante. Así,
[10] los organismos son lo que son a raíz de su historia. Una serie
de evidencias llevaron a Darwin a concebir las ideas que
constituyen los pilares de la teoría evolutiva contemporánea.
[13] El concepto de gen propuesto por Mendel — pero
desconocido para Darwin — permitió comprender de qué
manera las variaciones podían originarse, preservarse y
[16] transmitirse de una generación a la siguiente.
Uno de los problemas más relevantes que discuten
los biólogos evolutivos en la actualidad es si los procesos
[19] microevolutivos pueden dar cuenta de los grandes cambios
macroevolutivos que revela el registro fósil. El origen de las
especies, uno de los grandes tipos de cambios
[22] macroevolutivos, es, en la actualidad, un tópico central para
los biólogos evolutivos.
Existe una pregunta que han venido formulando los
[25] especialistas desde finales del siglo XIX y que ha generado
interesantes controversias: ¿Cómo y cuándo comenzó la
historia de la evolución humana?
[28] Las características del comportamiento de un
organismo — su sensibilidad y sus patrones de respuesta a
estímulos particulares — son producto de la selección
[31] natural, tanto como lo es cualquiera de sus características
morfológicas, fisiológicas o bioquímicas. El estudio del
comportamiento involucra a científicos de las más diversas
[34] disciplinas.
Internet: <www.monografias.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
De acuerdo con el texto todos los organismos vivos se desarrollaron de un solo ascendiente común.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
Vivendo e...
Eu sabia fazer pipa e hoje não sei mais. Duvido que se hoje pegasse uma bola de gude conseguisse equilibrá-la na dobra do dedo indicador sobre a unha do polegar, quanto mais jogá-la com a 1precisão que tinha quando era garoto. (...)
Juntando-se as duas mãos de um determinado jeito, com os polegares para dentro, e assoprando pelo buraquinho, tirava-se um silvo bonito que inclusive variava de tom conforme o posicionamento das mãos. Hoje não sei mais que jeito é esse. Eu sabia a 2fórmula de fazer cola caseira. Algo envolvendo farinha e água e 3muita confusão na cozinha, de onde éramos expulsos sob ameaças. Hoje não sei mais. A gente começava a contar depois de ver um relâmpago e 11o número a que chegasse quando ouvia a trovoada, multiplicado por outro número, dava a 4distância exata do relâmpago. Não me lembro mais dos números. (...)
12Lembro o orgulho com que consegui, pela primeira vez, cuspir corretamente pelo espaço adequado entre os dentes de cima e a ponta da língua de modo que o cuspe ganhasse distância e pudesse ser mirado. Com prática, conseguia-se controlar a 5trajetória elíptica da cusparada com uma 6mínima margem de erro. Era 7puro instinto. Hoje o mesmo feito requereria 8complicados cálculos de balística, e eu provavelmente só acertaria a frente da minha camisa. Outra 9habilidade perdida.
Na verdade, deve-se revisar aquela antiga frase. É vivendo e .................... . Não falo daquelas 13coisas que deixamos de fazer porque não temos mais as condições físicas e a coragem de antigamente, como subir em 14bonde andando – mesmo porque não há mais bondes andando. Falo da sabedoria desperdiçada, das 10artes que nos abandonaram. Algumas até úteis. Quem nunca desejou ainda ter o cuspe certeiro de garoto para acertar em algum alvo contemporâneo, bem no olho, e depois sair correndo? Eu já.
Luís F. Veríssimo, Comédias para se ler na escola.
(FUVEST 2013 1° FASE) Um dos contrastes entre passado e presente que caracterizam o desenvolvimento do texto manifesta-se na oposição entre as seguintes expressões:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(PUCCAMP) O conhecimento histórico permite afirmar que a eclosão da Primeira Guerra Mundial deu grande impulso ao desenvolvimento industrial brasileiro, na medida em que:
Os modernistas produziram manifestos e profissões de fé, fundaram revistas, formaram grupos, mesmo depois de estarem evidentes as diferenças dentro do grande grupo inicial. Os escritores de 30 não produziram um único manifesto estético. (...) Para entender essas diferenças pode ser útil voltar um pouco a algo apenas esboçado acima: aquela diferença entre as gerações formadas antes e depois da Primeira Guerra, articulada à dinâmica do funcionamento dos projetos de vanguarda. (...) O modernismo nasceu em São Paulo e não há quem deixe de apontar o quanto do desenvolvimento industrial da cidade alimentou a esperança de que a modernização do país, quando generalizada, poderia até mesmo tirar da marginalidade as massas miseráveis.
(BUENO, Luís. Uma história do Romance de 30. São Paulo: Edusp. Campinas: Editora da Unicamp, 2006, p. 66-67)
O conhecimento histórico permite afirmar que a eclosão da Primeira Guerra Mundial deu grande impulso ao desenvolvimento industrial brasileiro, na medida em que: