Texto base: Leia o texto para responder à questão. Invisíveis, mas estão em tudo. Você já ouviu falar dos átomos?
Enunciado:
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Questões relacionadas
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
O rito celebra-se todos os anos, durante os onze dias que, acrescentados ao fim de um ano lunar, permitem fazê-lo coincidir com o ano solar, e asseguram, assim, com o conhecimento exato das estações, a possibilidade de prever e de organizar o escalonamento dos trabalhos agrícolas. O momento escolhido para intercalar no ano os onze dias, ‘fora do tempo’, era o do equinócio da primavera antes do começo da lavra [...].
AQUINO, R. S. de. História das sociedades: das comunidades às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2003. VOT2022
A primeiras civilizações humanas surgiram próximas aos grandes rios, cercados por desertos e montanhas inférteis. Diante de tal realidade, o texto demonstra que essas civilizações
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
TEXTO I
TEXTO II
Os santos tornaram-se grandes aliados da Igreja para atrair novos devotos, pois eram obedientes a Deus e ao poder clerical. Contando e estimulando o conhecimento sobre a vida dos santos, a Igreja transmitia aos fiéis os ensinamentos que julgava corretos e que deviam ser imitados por escravos que, em geral, traziam outras crenças de suas terras de origem, muito diferentes das que preconizava a fé católica.
OLIVEIRA; A. J. Negra devoção. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 20, maio 2007 (adaptado).
Posteriormente ressignificados no interior de certas irmandades e no contato com outra matriz religiosa, o ícone e a prática mencionada no texto estiveram desde o século XVII relacionados a um esforço da Igreja Católica para
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.
CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos.
Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).
Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UEPB) Esta cova em que estás
com palmos medida
é a conta menor que tiraste em vida
É de bom tamanho
nem largo nem fundo
é a parte que te cabe
deste latifúndio
Não é cova grande
é cova medida
é a terra que querias ver divididaFonte: Geografia Geral e do Brasil - Vasentini
Os fragmentos do poema de João Cabral de Meio Neto retratam a questão da terra no Brasil. Logo:
I. A estrutura econômica e social, assentada na desigual repartição da terra e da renda é geradora de privilégios para alguns, da miséria de muitos e da violência desenfreada no campo.
II. Os conflitos no campo brasileiro não têm relação com a concentração fundiária.
III. A questão fundiária é um problema estrutural. Para os sem-terra só existem duas saídas: RESISTIR e envolver-se em constantes conflitos pela posse da terra ou MIGRAR para os grandes centros urbanos à procura de novas oportunidades de sobrevivência.
IV. No campo o trabalhador sem terra vai de encontro à CERCA, que simboliza a crescente concentração fundiária. Na cidade encontra o MURO, símbolo da especulação imobiliária.
Estão corretas: