Texto base: Leia o texto para responder à questão. Invisíveis, mas estão em tudo. Você já ouviu falar dos átomos?
Enunciado:
A autora usou a palavra ooops no trecho “A noção da existência de tais bloquinhos (ooops!, dessas ‘partículas’)” (l. 6-7) para
Questões relacionadas
- História | 2.3 Segundo Reinado
No dia 13 de maio de 1891, na cidade de Mar de Espanha, em Minas Gerais, um grupo de ex-escravos foi preso por autoridades republicanas. Motivo: comemoravam o terceiro aniversário da abolição. Eles ostentavam a bandeira do Império, ameaçavam queimar a da República, e davam vivas à Princesa Isabel. [...] Foi assim que a princesa se consagrou, na imagem popular, como a “redentora”. Mas o que teria tornado possível esse tipo de canonização? [...] Teria sido esta uma prova de “alienação”, como se diria hoje?
DAIBERT, Robert Junior. O Reinado de Isabel. In: FIGUEIREDO,
Luciano. História do Brasil para desocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013.
Os questionamentos apresentados pelo texto acerca da construção da imagem da princesa Isabel, pelos ex-escravos, estão relacionados ao fato de a Lei Áurea negligenciar a
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007. Os dados correspondem aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.
Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento global em:
- Física | 3.5 Gases
(UEFS) A experiência mostra que, para todos os gases, as grandezas volume, V, temperatura, T, e pressão, p, obedecem, aproximadamente, a uma equação denominada Equação de Clapeyron, desde que os gases tenham baixas densidades, isso é, as temperaturas não devem ser muito “baixas” e as pressões não devem ser muito “altas”. Isso levou os físicos a formularem o conceito de gás ideal, que obedece à Equação de Clapeyron, em quaisquer condições.
Considere um recipiente em que há 3,0 litros do gás nitrogênio, N2 , à pressão de 5,0 atm e à temperatura T. Em um segundo recipiente, há 2,0 litros do gás oxigênio, O2, à pressão de 4,0 atm e à mesma temperatura T. Esses gases são misturados em um recipiente de volume 10,0 litros, mantido à mesma temperatura T. Com base nessas informações, é correto afirmar:
- Física | 3.2 Dilatação
(UNESP) Dois copos de vidro iguais, em equilíbrio térmico com a temperatura ambiente, foram guardados, um dentro do outro, conforme mostra a figura. Uma pessoa, ao tentar desencaixá-los, não obteve sucesso. Para separá-los, resolveu colocar em prática seus conhecimentos da física térmica.
De acordo com a física térmica, o único procedimento capaz de separá-los é:
- Física | B. Força Magnética
(UNIFACS)
Considere um campo magnético uniforme, de módulo B, perpendicular e entrando na folha dessa prova, que é sobreposto ao campo elétrico, de módulo E, representado na figura. Sabendo-se que, com a superposição de campos, o feixe das partículas α incide perpendicularmente sobre a chapa fotográfica, e desprezando-se a ação da gravidade, é correto afirmar que as partículas α